31 de maio de 2011

Que ???

No domingo meu irmão pediu para meu filho
Pegar a "pochete" dele na sala
Não faço idéia do que se passou na cabeça da criança
A resposta foi: Pegar o que?
A propósito irmão, "Pochete" é totalemnte anos 80
Certa feita um amigo levou lá pra casa, para fazer um trabalho
Uma máquina de escrever
Para meu filho algo sem precedentes
Ele não conseguiu visualizar o uso
Muito menos as imperfeições e limitações "daquilo"
Frente a um computador
Como imprimir?...Como dar Enter?
Como colocar emnegrito?...E se errar?
Já ocorreu também uma certa dúvida de meu filho
Com uma expressão ainda usada por algumas pessoas:
"A ficha caiu ou não caiu"
Expliquei que antigamente se colocava uma ficha no orelhão
E quando ela caia a ligação se completava
Cara de paisagem, pausa...
Orelhão?...Ficha?...Caindo?
Cainho para onde?...Como assim?
No imaginário onde não há as imagens é difícil criar uma
As vezes é inconsciente de nossa parte
Falar de coisas, expressões, piadas
Sem perceber que não fazem sentido nenhum
Para pessoas de outras gerações
Sejam mais velhas, mais novas ou até pessoas de outras culturas
Acho isso fantástico, muito interessante
Quem ai decifra:
"Penteadeiras", "camiseiros"
"Suspensórios", "polainas"
"Prisilhas", "cartões de ponto"
"Fitas cassete", "disquetes"
Adorei esse porta pen-drive da imagem
Dei a ele o nome de cassete porta-pen

10 comentários:

  1. é verdade amiga, lembro como adorava brincar na máquina de escrever do meu pai! Essas coisas anos 80 são tão legais, uma pena que a juventude de hoje não experimente bricnar de elástico e jogar baleado!

    ResponderExcluir
  2. Pois é, brinquei de elástico no dia do aniversário de Bob com umas amiguinhas de João, lá em Pojuca.

    Eu lembro que brincava muito de baleado, fura pé, garrafão, esconde-esconde, picula...kkk...a qt tempo não falo ou ouço isso: picula.

    Tinha tb mamãe posso ir, pra escolher as coisas: zerinho ou um...

    Hj é playstation, Nintendo e Sky.

    Lembrei de outra coisa demodê, depois q fiz o post: lambe-lambe.
    Realize.

    Exsplicando ao meu filho o que era, ele falou que mico 3x4 no meio da rua...se ele vizualizasse o equipamento ia ter um troço...kkk

    ResponderExcluir
  3. Ahhh anos 80 nós que vivemos sabemos das delicias. Pirulitos voadores, ioios de vários refris, pular elástico, colecionar garrafinhas da coca-cola, brincar de esconde-esconde, picula, garrafão, barra manteiga ... ahhhhh delícias, ohhh saudade dessa infância saudável e mais agregadora do que a de hoje. Hoje as crianças se isolam na frente dos computadores e video-games, e esquecem de fazer amigos, alias, só os virtuais muitas vezes !!

    Amiga estou adorando seu blog.
    Beijos
    MoiKa sua vizinha, amiga de infância e companheira de malhação

    ResponderExcluir
  4. Ohhh Monikita

    Adorei nossa infância, esse barra-manteiga foi D+...amei seu post, estou adorando ser sua vizinha, nossa malhação.

    Que bom q ta gostando Blog, prometo q não posto nenhuma foto nossa com roupinhas e cortes de cabelo de gosto duvidoso.

    Aquele abraço, sabe?...aquele?...kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  5. Muito legal essas lembranças q todos nós temos, são grandes recordações da nossa infância.
    Hoje estava almoçando e no restaurante estava passando um clipe com vários cantores americanos famosos, cantando contra a fome na Etiopia e tinha um casal de de uns 22/23 anos na outra mesa estranhando as pessoas que cantavam ali ninguém mais que: Michael Jackson, Lionel Richie, Tina Tunner etc
    Interessante, foi que minhas recordações me levaram imediatamente para o ano de 1985 qd o clip era sucesso, todo mundo conhecia, pensei incrível aquelas pessoas nunca terem visto ou ouvido falar.clipe, foi ai que percebi que somos temporais, nós temos o passado, a história, mas vamos nos desprendendo do que era atual a medida que o tempo avança, cada hora surgem novas tecnologias que chegam para nos confudir a cabeça: os MPs 3, 4 etc e na fração do segundo adiante me senti na fila do caixa eletrônico atrapanhando e eles pensando como pode a pessoa não saber usar o equipamento...imagine só?

    ResponderExcluir
  6. Tina, estou aqui morrendo de rir, pois bem sei o espanto que causa aos jovens expressões tão antigas. Sabe que acho até gostoso quando filhos e netos ficam a me zoar? O bom é que a gente aprende com eles as expressões novas, rs. Adorei estar aqui no seu espaço! Assuntos variados, conversa gostosa, um lugarzinho de primeira! Vou voltar, com certeza! Deixo beijos, sorrisos e estrelas no seu coração.

    ResponderExcluir
  7. Tina, passando rapidinho para deixar um beijo e um sorriso, sem tempo para quase nada, netinho novo em casa, felicidade demais no coração, curtindo tudo. Em breve faço postagem. Seja sempre feliz!

    ResponderExcluir
  8. Hahahahaha...isso é mesmo fantástico! Estou sempre usando uma palavra ou expressão da " época do rascunho da Bíblia"!!!
    Adoro e quando uso com alguém que certamente nunca ouviu eu digo: isto não é do seu tempo..vc nem tinha nascido ainda!
    As sua citações me fez lembrar sabe de quê? Do mimeógrafo!!!!
    Sabe o que é guria linda??? Certamente que sim!!!
    Bjos e upa forte!
    ;))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu amava cheirinho de papel pós mimeógrafo, vou até procurar a imagem de um no Google para fazer uma homenagem a ele :)

      Excluir
  9. Ah que texto mais gracioso!
    Pior que é exatamente assim, tem
    tanta coisa que passou e tanta coisa
    que ainda vai passar ;)

    BeijoO
    www.modiceseafins.com

    ResponderExcluir