16 de novembro de 2011

Fábulas


Esopo (grego) reuniu na antiguidade histórias de fundo moral que moldaram os padrões e valores da sociedade ocidental. Em nossas infâncias e ainda na infância de hoje (menos do que se devia, mas bravamente resistindo ao tempo), as fábulas de Esopo, muitas recontadas e abrilhantadas por La Fontaine (francês) são valiosas lições para a infância e para todo a vida.

Estava aqui lendo algumas fábulas para ler para as crianças da escola onde ensino e lembrei da historinha da minha infância "A cigarra e a formiga".

Tenho guardado o disquinho de vinil em que ouvia ela.
Achei a imagem dele na internet e vibrei como se já não soubesse como tem tudo nesse tal Google.

Que esse nosso pedacinho de semana de trabalho seja de boas formiguinhas e o final de semana de cigarras.

Segue a historinha poetizada.

Tendo a cigarra, em cantigas,
Folgado todo o verão,
Achou-se em penúria extrema,
Na tormentosa estação.
Não lhe restando migalha
Que trincasse, a tagarela
Foi valer-se da formiga,
Que morava perto dela.
– Amiga – diz a cigarra
– Prometo, à fé de animal,
Pagar-vos, antes de Agosto,
Os juros e o principal.
A formiga nunca empresta,
Nunca dá; por isso, junta.
– No verão, em que lidavas?
– À pedinte, ela pergunta.
Responde a outra: – Eu cantava
Noite e dia, a toda a hora.
– Oh! Bravo! – torna a formiga
– Cantavas? Pois dança agora!

O Livro das Virtudes
Uma antologia de William J. Bennett

7 comentários:

  1. Lina querida,
    Concordo com você. Acho essas fábulas muito edificantes. Quanta coisa aprendíamos com elas.
    Acho que eu também tinha esse disquinho.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Tina que linda... temos muito para aprender com as formigas e as cigarras!!! Que poema lindo!!!
    Aprendo muito com seu blog sabia?

    Amei saber que vc é prof°, uma profissão linda, que admiro muito ;) O que seria de cada um de nós, sem cada prof° que passou em nossa vida né?!!

    Um beijão no se coração e um lindo pedacinho de semana para vc ;)

    nandapezzi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Todo um clássico de infância na nossa vitrolinha em forma de mala vermelha! adorei a lembrança! bjos

    ResponderExcluir
  4. Ohhhh!!!
    Viajei lembrando agora da vitrola :)
    Vermelhinha, em forma de malinha, com a alça preta...linda!
    E a agulha qd dava pra pular?
    Virar o disco para ouvir o outro lado?
    Aquela opção de tocar acelerado?
    Tenho aqui tb o disco do Menudo, tem lá na casa de mainha o do Balão Mágico, Arca de Noé, A-ha, de Roberto Carlos, da Novela Vale Tudo eu acho...Mto legal!!!
    Amei sua visita e comentário irmão.
    Bjo!

    ResponderExcluir
  5. Ohhhh!!!Eu baixei hoje no toutube essa historinha da coleção disquinho!!!Francisco adorou!!Eu quase chorei!!!!Lindo lindo!!! E a minha vitrolinha era amarela!Acho que Helena tem até hoje..rsss

    ResponderExcluir
  6. Errata, baixei no Youtube!Bjs

    ResponderExcluir
  7. Salve prima querida!

    Bom D+ vc por aqui :)

    Viu as fotos de nossa infância que mandei por e-mail ontem?

    Beijos pra vc, pro Francisco e para meu queridão Pedro Luis

    ResponderExcluir