8 de dezembro de 2011

Salve Nossa Senhora da Conceição


“Eu levo a Bahia a cada canto que eu vou”
Salve a Bahia!
Salve Salvador!
Salve Nossa Senhora!


A cidade de Salvador foi, antigamente, chamada de Bahia, inclusive por moradores do próprio estado e também já recebeu alguns codinomes como o de "Capital da Alegria", devido aos muitos festejos populares e “Roma Negra", por ser considerada a metrópole com maior percentual de negros fora da África.

Em Salvador de 29 de novembro a 8 de dezembro comemora-se o dia da Nossa Senhora da Conceição com festa  em frente à Igreja da Conceição da Praia, localizada nas imediações do Elevador Lacerda.

Por aqui, os Orixás,  entidades cultuadas no candomblé e umbanda correspondem a um ou mais santos católicos. Iemanjá, a orixá dos mares e oceanos, vaidade, beleza e Oxum (colaboração de Sheilinha), orixá que reina sobre as águas doces, o amor, intimidade, beleza, diplomacia, representam Nossa Senhora da Conceição, que foi declarada oficialmente Padroeira da Bahia.

8 comentários:

  1. Aqui no Sul ela é conhecida como Oxum a rainha dos rios!
    Iemanjá é a Nossa Senhora dos Navegantes, a rainha do mar!
    Bom, pelo menos até onde eu sei...posso estar enganada!
    bjs flor :)

    ResponderExcluir
  2. Oxum na religião yoruba é a orixá que reina sobre a água doce dos rios, o amor, intimidade, beleza, riqueza e diplomacia.

    Iemanjá é a rainha das água, do mar é o mais correto, mais como baiano mistura tudo, é ecumênico por natureza, ela é rainha de td que flui :)

    Oxum e Iemanjá, se misturam, a festa de Iemanjá é em 2 de fevereiro e a Santa tb relacionada a ela é Nossa Senhora das Candeias, Oxum é sim de 8 dezembro, valeu comentar, Oxum agradece.

    "Nessa cidade todo mundo é de Oxum
    Homem, menino menina, mulher
    Toda essa gente irradia magia
    Presente na água doce, presente na água salgada..."

    ResponderExcluir
  3. E é uma data linda pra mim.Fazem 45 anos que comecei a namorar o maridão... beijos,chica

    ResponderExcluir
  4. Pois não é que é o dia do casamento de minha mãe.

    Salve Dona joaninha e Seu besouro!
    Salve minha mãe e meu pai!
    Graças a esse dia estou aqui :)

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post, bem como sua visita ao Retromomentos. Vc é mega querida, adoooro! bjks

    ResponderExcluir
  6. Salve Nossa Senhora da conceição!
    Salve mamãe Oxum!
    Salve Iemanjá!
    Salve Dona Joaninha!

    Eu vi mamãe oxum na cachoeira
    Sentada na beira do rio
    Colhendo lírio lirulê
    Colhendo lírio lirulá
    Colhendo lírio
    Pra enfeitar o seu congá
    Ê areia do mar que o céu serena
    Ê areia do mar que o céu serenou
    Na areia do mar mar é areia
    Maré cheia ê mar marejou

    Zeca Baleiro

    Beijos da Tia lelé!

    ResponderExcluir
  7. Querida Tina,
    Salve Nossa Senhora da Conceição!
    Salve a Bahia!
    Salve os pais de Tina!
    Beijos.

    ResponderExcluir