31 de outubro de 2011

Salve Drummond

Hoje Carlos Drummond de Andrade completaria 109 anos e a cada dia a mais teria deixado mais maravilhosas palavras, pensamentos, ensinamentos, encantamentos, mas valeu o tanto que deixou. Essa é minha humilde homenagem.


"Há duas épocas na vida,
infância e velhice,
em que a felicidade
está numa caixa de bombons."

Doces e Travessuras

Salve o Halloween!
Salvem os fantasmas de Scooby e sua turma!
Salve Gasparzinho!
Salve a cultura americana, européia, africana, oriental, ocidental!
Salve o Saci!
Travessuras é sem dúvida sinônimo de saci
No gorro é onde estão seus poderes
Dizem que quem consegue capturar o Saci tira a sorte grande
Porque após a captura ele realiza todos os seus desejos
Vamos aprender, ensinar, divulgar a nossa cultura popular!

Dia 31 de outubro é O Dia do Saci, desde 2003, projeto com o objetivo de resgatar  as figuras do folclore brasileiro e atrelá-las ao Dia das Bruxas, oriundo da tradição cultural dos países anglo-saxônicos.

Receita para pegar saci

"Jogue uma peneira sobre um pé-de-vento
Sempre há um saci escondidinho lá dentro
Aí, bem devagarinho
Pro danado não escapar
Tente tirar seu gorrinho
A sorte do saci vira azar
Sem o capuz vermelho o saci pára de aprontar
Vira um escravo o fedelho, faz o que o mestre mandar
Depois, com muito jeito, ponha o saci numa garrafa
Feche com uma rolha e nunca mais ele se safa
Pode ser que você olhe e veja a garrafa vazia
O saci fica invisível fazendo uma feitiçaria
Não ligue, ele está ali e não tem jeito de sair
Só se a garrafa quebrar ou só se você permitir
Por isso não perca tempo, faça logo um pedido.
E apenas solte o saci depois de ser atendido"

30 de outubro de 2011

Cobranças


"Só há semi-deuses?
Só eu sou culpado nesse mundo?"

Se vc é uma pessoa ativa, batalhadora
Se faz mil coisas, se faz poucas, bem o mal, mas faz
E vc anda se sentindo culpado(a)
Sendo cobrado(a), policiado(a), exigido(a)
Por alguém ou por vc mesmo
Se a casa tá meio bagunçada pela falta de tempo
Se a roupa tá suja porque o tempo tá chuvoso
Se vc tem pendências de trabalho, com amigos, com os estudos
Até mesmo se o que falta é coragem , se tá de preguiça, deixando pra depois
Não é crime, relaxe, vc não é um deus nem um semi-deus

"Ninguém acerta o tempo todo"

Se você é pura constância, cobrança
Se não se permite errar, deixar sem fazer
Deixar a pia cheia de louça e ir ver TV
Nada também de justificativas e comparações a padrões de organização e condutas
Relaxe

A vida se torna favorável pelo carinho, não pela cobrança
Aprendamos e convivamos com as diferenças
Aprendamos a lhe dar com as falhas
advindas dos eventos naturais, socias, familiares, profissionais
De modo leve, educado, doce

Ninguém é igual a ninguém. Nada é perfeiro. Parece ruim mas é bom.

Partes desse post foram extraídas de um curso oferecido pela Editora FTD que participei no sábado. Uma manhã de sábado muito proveitosa que me inspirou para muitos post´s, me fez refletir, fez higiene mental, agregou conhecimentos na área educacional e pessoal.

Um bom domingo a todos(as) e uma semana de Paz, tolerância e amor.

28 de outubro de 2011

Desejo

Que nunca te falte:

A estrada que te leva e a força que te levanta

O amor que te humaniza e a razão que te equilibra

O pão de todo dia e o verso de cada poema

Lou Witt


27 de outubro de 2011

A oportunidade


Da varanda e janelas de meu apartamento vimos, por dias seguidos, a linha de uma pipa que ficou presa em algum telhado. Em momentos de muito sol nem dava pra ver, a noite a visão do fio ao vento era clara e cintilante. Uma linha que em nada nos atrapalhava e em nada mudava nossa vida, nos deixou uma lição.

Sabíamos, olhávamos, sentíamos a presença dela ali, eu mais elétrica, planejava e tentei partí-la ou capturá-la, meu filho por sua vez fez vários comentários e deu sugestões mirabolantes para a remoção da linha dali.

Já esquecidos da linha, um dia a noite,  meu marido veio do quarto com  a linha na mão e disse que ela encostou na janela e ele a pegou, ele sabia que isso ia acontecer mais hora menos hora, só estava esperando a oportunidade.

Por vezes, muitas vezes, fazemos esforços em vão, tentativas que trazem transtornos ou simplesmente desperdiçam forças, por não saber esperar, pelo nosso senso de urgência, por não sermos mais serenos.

A linha vem para nossa mão, o peixe pega a isca, tenhamos paciência e sabedoria.

26 de outubro de 2011

Sobre Viver no Planeta Bola

O curta "Sobre Viver no Planeta Bola", da Plano 3 Filmes, está entre os finalistas do Minuto do Esporte. O vencedor será exibido dia 05/11, na Record.
A Direção de arte é de meu irmão: Marcos Bautista
Dá essa força ai galera. Assistam, compartilhem , votem, divulguem.

Bons sentimentos

Bons sentimentos são como pássaros
Basta um bater de asas
Que eles encontram um caminho em nossa alma

25 de outubro de 2011

Vivemos todos neste mundo a bordo de um navio
Saído de um porto que desconhecemos
Para um porto que ignoramos
Devemos ter uns para os outros

Uma amabilidade de viagem.
Fernando Pessoa

Salve Paulo

Peço licença para um post pessoal.
Hoje é aniversário de meu marido, companheiro e amigo de longas datas.

Sua mãe prometeu e eu vim cumprir:


E ai? Gostou?
Procurei a embalagem dos anos 80, era essa mesmo?

Lindo dia para vc amado

Renasce em ti mesmo.
Multiplica os teus olhos, para verem mais.
Multiplica-se os teus braços para semeares tudo.
Destrói os olhos que tiverem visto.
Cria outros, para as visões novas.
Destrói os braços que tiverem semeado,
Para se esquecerem de colher.
Sê sempre o mesmo.
Sempre outro. Mas sempre alto.
Sempre longe.
E dentro de tudo.

Cecília Meireles

24 de outubro de 2011

Penso logo existo

A velha máxima filosófica, psicológica, comportamental é muito válida e útil.

"Somos o resultado do que pensamos"

"Procure pensar positivamente sobre tudo que acontece a sua volta. É difícil, mas é um exercício extremamente interessante. Alimente a visão do lado positivo das coisas. Mesmo quando algo não sair como esperava, busque o lado positivo.
Tente se relacionar com as pessoas que conhece e não conhece de modo menos defensivo e reativo.
Ao modelarmos positivamente nossos pensamentos teremos condições de lidar com tudo que vivemos de forma mais gratificante e produtiva. Sentimo-nos melhores. As pessoas ao nosso redor também sentem e passam a reagir conforme nossas atitudes. É a base para o comportamento operante. Os estudos da Psicologia Comportamental demonstram que podemos condicionar nosso próprio comportamento e dos demais com as atitudes que queremos. 
Os fatores negativos continuarão existindo, porém não terão o mesmo efeito de quando estamos dispersos, deprimidos ou ansiosos."

"Se tenho pensamentos positivos,
movo-me numa direção positiva.
Se tenho pensamentos negativos,
movo-me numa direção negativa.
Se não tenho nenhum pensamento,
não vou a lugar nenhum."

“Não há mágica, nem tampouco ilusionismo. Apenas somos o resultado daquilo que pensamos...A base é simples: se quer ver alguma mudança em sua vida, comece mudando seus pensamentos. Pensamentos positivos nos levam a ações positivas.”

22 de outubro de 2011

Vontades


“Na minha vontade cabe um jardim
Uma casa toda branca com janelas azuis
Uma roseira no quintal e um girassol na porta de entrada


Cabe pêssegos fresquinhos tirados do pé
Laranjas, peras, amoras
Cabe um balanço, uma rede
Cabe café com bolo
Cafuné
Passeio de barco
Abraço de meu marido
Sorriso de meu filho
Canto de passarinho
Cabe barulhinho de chuva
Quenturinha do sol
Cama bem forrada com cheirinho de sonho bom
Cabe um filme, um livro, uma música

O que cabe na sua vontade?

21 de outubro de 2011

Cada quá

Postei a pouco a partir de uma reflexão lida em um Blog querido.
Já fiz posts com referências a imagens e textos lidos por ai,
mas agora sairam dois do forno, em sequência.
O nome desse post faz referência a outro Blog querido.
Momento homenagens.


Pois bem: "Cada quá com seu piquá"

"Cada um sabe do seu."

"Cada um no seu canto sofre seu tanto."

"Cada um sabe a dor e a doçura de ser o que se é."

Pra fechar:

“Eu que me agüente comigo e os comigos de mim.”
Fernando Pessoa

Simples assim

"A vida depende muito da maneira que a enxergamos
São nas coisas simples que descobrimos a perfeição
Portanto devemos valorizá-las e guardá-las

Para jamais esquecermos o que faz pulsar o nosso coração"

Fragmentos de uma reflexão de Priscila Lima


Um início de finde feliz pra tds(as) nós

Reforma

Reformamos roupas, sapatos, bolsas,
sofás, cadeiras, objetos de decoração, os armários, a casa.

Há quem diga que reformar é mais difícil que fazer,
para algumas coisas acho válido, para outras não.

Se tudo e a todo tempo
mudamos, reformamos, enfeitamos,
por que é tão difícil fazser isso conosco,
com nossos sentimentos,
sonhos, planos, aspirações,
nossos pensamentos e comportamentos ?

Proponha-se uma reforma geral.
Não precisa fechar para reforma,
ageite daqui e dali, um pouco, muito.
Uma reforma vigilante e caprichosa

Podemos ser uma casa de 3 andares, não nos contentemos em ser kitinetes

20 de outubro de 2011

Miau

Semana passada fiz um post canino e prometi um felino.
Eis-me aqui.


Amo gatos e sou meio (sou mto tentando ser menos) gata.
Adoro um cafuné, meu olho vidra qd não gosto de algo,
faço carinha de dengo qd (quase sempre) estou dengosa,
me divirto com simples bolas de lãs.


Quanto ao felinos em si, gosto do olhar deles, da malemolência,
maneira de andar, deitar, as poses, o charme...
Gosto como brincam, gosto do miado, do pêlo, dos bigodes...

Tom, Garifield (assim como ele odeio segundas-feiras e odeio acordar cedo),
Manda-chuva (minha cara...rsrs), o gato de botas...
Quantos personagens felinos de personalidade forte
Será que gatos são arianos?


Tá um dia friiio aqui em Salvador,
bom para amolengar o travesseiro igual a gato e dormir.

Os bons são maioria - Parte 3

Meu marido me mandou essa história por e-mail
e eu vim passar adiante.

"Lá estava eu com minha família, em férias, num acampamento isolado e com carro enguiçado.
Isso aconteceu há 5 anos, mas lembro-me como se fosse ontem. Tentei dar a partida no carro e nada.

Caminhei para fora do acampamento e felizmente meus palavrões foram abafados pelo barulho do riacho.
Minha mulher e eu concluímos que éramos vítimas de uma bateria descarregada.
Sem alternativa, decidi voltar á pé até a vila mais próxima e procurar ajuda.

Depois de uma hora e um tornozelo torcido, cheguei finalmente a um posto de gasolina.
Ao me aproximar do posto, lembrei que era domingo e é claro, o lugar estava fechado.
Por sorte havia um telefone público e uma lista telefônica já com as folhas em frangalhos.
Consegui ligar para a única companhia de auto-socorro que encontrei na lista, localizada a cerca de 30km dali.
- Não tem problema, disse a pessoa do outro lado da linha, normalmente estou fechado aos domingos, mas posso chegar aí em mais ou menos meia hora.
Fiquei aliviado, mas ao mesmo tempo consciente das implicações financeiras que essa oferta de ajuda me causaria.

Logo seguíamos, eu e o Zé, no seu reluzente caminhão-guincho em direção ao acampamento.
Quando saí do caminhão, observei com espanto o Zé descer com aparelhos na perna e a ajuda de muletas para se locomover. Santo Deus ! Ele era paraplégico !!!
Enquanto se movimentava, comecei novamente minha ginástica mental em calcular o preço da sua ajuda.

- É só uma bateria descarregada, uma pequena carga elétrica e vocês poderão seguir viagem, disse-me ele.
O homem era impressionante, enquanto a bateria carregava, distraiu meu filho com truques de mágica, e chegou a tirar uma moeda da orelha, presenteando-a ao garoto.

Enquanto colocava os cabos de volta no caminhão, perguntei quanto lhe devia.
- Oh! nada - respondeu, para minha surpresa.
- Tenho que lhe pagar alguma coisa, insisti.
- Não!, reiterou ele.
Há muitos anos atrás, alguém me ajudou a sair de uma situação muito pior, em um grave acidente, quando perdi as minhas pernas, e o sujeito que me socorreu, simplesmente me disse : - Quando tiver uma oportunidade, "Passe isso adiante".
Agora eu lhe digo, a partir de hoje, lembre-se:
Quando tiver uma oportunidade semelhante, faça o mesmo."

"Somos todos anjos de uma asa só
e como somos imperfeitos
precisamos nos abraçar para alçar vôo"

Links: Os bons são maioria e Os bons são maioria - Parte 2

19 de outubro de 2011

Ouvir estrelas

"Todo mundo sente medo, sente dor
Carregamos marcas que não se apagam, ausências que fazem doer o peito
Mas é possível ouvir estrelas
Deixar que nossa luz nos oriente
Sempre podemos rir
como se a alegria fosse nosso melhor adereço

Adaptação de um  texto de Renata Fagundes

Palavras

As palavras só têm sentido se nos ajudam a ver o mundo melhor.
Aprendemos palavras para melhorar os olhos.
Há muitas pessoas de visão perfeita que nada vêem.
O ato de ver não é coisa natural.
Precisa ser aprendido.
Rubem Alves

18 de outubro de 2011

Respeito

"Ninguém é obrigado a gostar e concordar com nada.
Respeito já está de bom tamanho."

Vim completar o post com um texto que li em um Blog querido após postar

Hoje eu olharei as pessoas simplesmente como pessoas
sem nenhum julgamento ou opinião
que me faça rotular quem são as más, quem são as boas,
e me leve a agir com base nessa tola conclusão.

Hoje eu olharei as pessoas simplesmente
como espelhos onde eu vejo refletidas
minhas fraquezas e virtudes de tal forma
que as minhas críticas e conselhos sirvam
antes para que eu próprio mude minhas atitudes.

Hoje eu olharei as pessoas com aceitação total
sem formalismos solenes ou distância social
sem condenar seus defeitos ou zombar de suas limitações;
mas respeitando seus direitos, crenças e aspirações
acolhendo o que cada um é, do jeito que cada um for
hoje eu olharei as pessoas simplesmente com amor.

Geraldo Eustáquio de Souza

Humildade


Olhe para toda a beleza que há em sua vida e seja feliz

A humildade exprime
uma das raras certezas da qual estou certo,
a de que ninguém é superior a ninguém.

Paulo Freire

17 de outubro de 2011

Achou!


Irresistível postar essa imagem.
Nem arrisquei escrever nada, ela em si é uma poesia.

15 de outubro de 2011

Dividindo leituras

"O conto da ilha desconhecida", do meu amado Saramago é um livro pequeno, tímido, mas imensuravelmente enriquecedor.

“Sim, às vezes naufraga-se pelo caminho,
mas, se tal me viesse a acontecer,
deverias escrever nos anais do porto
que o ponto a que cheguei foi esse...
Chegar sempre se chega.”

Sinopse: A busca de uma ilha que não consta em nenhum mapa, que é a busca que cada um faz de sua ilha, seu mundo, seu espaço, lugar, idéias, pensamentos, tripulação.

Eu tinha esse comentário abaixo aqui guardado e não salvei o autor, mas segue entre aspas e com total concordância com cada palavra e identificação com a reflexão e visão do conto, há outras lições, outros ângulos na história, como em toda história, mas segue essa, se alguém leu e tem algo a acrescentar, sinta-se a vontade, a idéia é dividir.

“O homem do barco procurou ajuda de marinheiros, mas ninguém quis ajudá-lo, porque sair de suas vidas tranqüilas e se meter à procura do “impossível”?. Enfrentar o mar tenebroso, é tarefa difícil, é necessária muita coragem e obstinação para ser um aventureiro que desbrava novas terras. Mas ele conta com a ajuda de uma mulher (a mulher da limpeza), que resolve sair do palácio pela porta das decisões e passa a acompanhá-lo nesta busca.
Sabiam eles, agora, que um completaria o outro, que a compreensão das verdades mais profundas, escondidas na alma (como uma ilha) seria possível.

O conto apresenta o processo de recomeço e de renovação, presente nos sonhos, alertando para a necessidade de navegarmos para além do real, resistindo às adversidades para que nos tornemos aptos para obter a concretização dos sonhos e possamos ancorar em portos seguros.

Ensinar e Aprender

Hoje é dia do professor


Ao meu ver todas as profissões são importantes, desde o gari ao médico
Mas puxando a sardinha para meu lado
Professores são uma ferramenta importante para a construção do futuro,
da cidadania, do conhecimento
Para a busca de conhecimentos e saberes específicos

Parabéns a mim, aos meus mestres e a todos os mestres com carinho.

“Feliz daquele que transfere o que sabe
e aprende o que ensina”
Cora Coralina

14 de outubro de 2011

Hanami & Farruco


Hanami é um costume tradicional japonês de apreciar a beleza das flores.
Farruco significa valente.
(deviam ter escolhido um nome que significasse sapeca)

Esses são os nomes e os cães de minha irmã.
Ensaiei fazer um post das fflores do Hanami no Japão,
ai falaria dela, mas Farruco ficaria de fora.
Então resolvi fazer uma homenagem direta e explícita aos dois e a tds os cães

Depois virá um post felino, amo gatos e passarinhos e borboletas...

No clima: um final de semana animal para todos(as).
Apreciemos a beleza das flores, dos lugares, das pessoas
e sigamos valentes nos obstáculos e incertezas.

Florescer

"Como as folhas envelhecidas
se desprendem das árvores,
deixe os sentimentos
que já não servem mais
se soltarem de você."


Floresça!

13 de outubro de 2011

Claro e Escuro

Tristeza, raiva, mágoa, desconfiança
nos tiram a visão mesmo quando tudo está claro.

Felicidade, amor, perdão, equilibrio
nos fazem enxergar mesmo no escuro.

Força

"Você nunca sabe a força que tem, até que a sua única alternativa é ser forte."
Johnny Depp

Declaração de pirata...rsrs
Aaaaamo Piratas do Caribe!
Amo os filmes e personagens dele e amei essa frase.

Então é isso:
Ainda que hajam alternativas e se n houverem sejamos fortes, otimistas, possibilistas.

"Todos juntos somos fortes
Somos flecha e somos arco
Todos nós no mesmo barco
Não há nada pra temer."
Saltimbancos

12 de outubro de 2011

Imagine só

Cúpida Sópida e Mópida são as fadas que dão dicas do mercado financeiro para o executivo Evan (Eddie Murphy), cuja carreira está em sérias dificuldades no filme: Imagine só.

Evan é convidado a entrar no mundo imaginário de sua filha e descobrimos ou redescobrimos com ele e ela que acreditamos no que queremos, que nos movemos se acreditarmos, que dançar, pular, brincar...relaxa, descontrai e que os problemas do mundo financeiro, escolar, de informática, de carros, de linhas e agulhas, de telefonia, qualquer um, parecem menores se esfriarmos a cabeça, equilibrarmos os outros pratos, como art´sitas de circo, esses outros pratos são nossa família, nossa saúde, nossos relacionamentos, nossas necessidades materiais e imateriais.

Somos convidados no filme ao mundo imaginário das crianças, sem games e eletrônicos, apenas a imaginação, uma pilha que move qualquer brinquedo. Recomendo a todos assistirem: pais, filhos, sobrinhos, empresários, avós, tios...no dia de hoje então, ideal.

Diversão, imaginação e realização.
É o que desejo a todos no dia de hoje, crianças e adultos.

Que a Cúpida, Mópida e Sópita
de cada um de nós,
apareçam, nos ajudem, acreditemos nelas
e sigamos alegres e confiantes em busca de nossos sonhos.

Salve a padroeira do Brasil


"Cubra-me com teu manto de amor
Guarda-me na Paz deste olhar

Nossa Senhora me dê a mão
Cuida do meu coração
Da minha vida
Do meu caminho
Do meu destino
Cuida de mim"

Quando meu filho era bem pequeno chegou da Escola dizendo que seria feriado,
mas não porque era Dia das crianças e sim porque era dia de Nossa Senhora Achada.
Eu então perguntei:
Achada? Não é Aparecida?
Ele respondeu sem pestanejar:
Achada, Aparecida, não é a mesma coisa?

Que Nossa senhora
Ilumine o caminho das crianças e dos jovens
Que sua  energia
seja canalizada
Para a construção de um mundo melhor
Conforte os doentes e as pessoas idosas
Dê esperança aos aflitos e atribulados
Esperança, alegrias e conquistas aos que nela crêem 

11 de outubro de 2011

Leis que regem o universo

Para descontrair e entrar no clima de Dia das crianças


LEI DA ATRAÇÃO DE PARTÍCULAS:
Toda partícula que voa sempre encontra um olho aberto.

LEI DA PROCURA INDIRETA:
O modo mais rápido de se encontrar uma coisa é procurar outra.

LEIS DA TELEFONIA:
Quando te ligam: se você tem caneta, não tem papel.
Se tiver papel, não tem caneta.
Se tiver ambos, ninguém liga.
Quando você liga para números errados de telefone, eles nunca estão ocupados.
Parágrafo único: Todo corpo mergulhado numa banheira ou debaixo do chuveiro faz tocar o telefone.

LEI DAS UNIDADES DE MEDIDA:
Se estiver escrito ‘Tamanho único’
é porque não serve em ninguém, muito menos em você.

LEI DA GRAVIDADE:
Se você consegue manter a cabeça enquanto à sua volta todos estão perdendo,
provavelmente você não está entendendo a gravidade da situação.

LEI DOS CURSOS, PROVAS E AFINS:
80% da prova final será baseada na única aula a que você não compareceu,
baseada no único livro que você não leu.

LEI DAS QUEDAS LIVRES
A probabilidade de o pão cair com o lado da manteiga virado para baixo
é proporcional ao valor do carpete.

LEI DAS FILAS E DOS ENGARRAFAMENTOS:
A fila do lado sempre anda mais rápido.

LEI DA RELATIVIDADE DOCUMENTADA:
Nada é tão fácil quanto parece, nem tão difícil quanto a explicação do manual.

LEI DO ESPARADRAPO:
Existem dois tipos de esparadrapo: o que não gruda e o que não sai.

10 de outubro de 2011

Dividindo leituras

Matéria da Revista Vida Simples

"A vida de todos nós é formada por vários períodos de mudança e transformação. Não temos como fugir das crises, mas podemos aprender a lidar com elas. Isso exige amadurecimento das emoções e controle dos pensamentos, o que leva tempo e provoca algum sofrimento. Mas existem algumas estratégias.

Os ciclos psicossociais são abertos pela idade (infância, adolescência, maturidade), pelas relações (namoros, casamento, família) e pelas atividades (escola, vestibular, empregos). Nunca passamos de um ciclo para o seguinte impunemente. Entretanto, se por um lado não temos como fugir das crises, por outro aprendemos com elas - e por isso evoluímos.

É de praxe dividir a vida de uma pessoa em quatro fases: infância, adolescência, maturidade e velhice. Mas, no mundo moderno, cada uma dessas quatro fases apresenta-se dividida em subfases, a tal ponto de algumas delas já serem consideradas novas etapas.

Entre a adolescência e a maturidade atualmente colocamos mais uma, que é chamada de fase dos Anos de Odisséia (nome proposto pelos psicólogos). É justamente nessa idade que o jovem enfrenta sua primeira crise existencial diante do imenso conjunto de oportunidades que estão à disposição. Escolhas são difíceis porque pressupõem renúncias, e a opção por uma carreira transforma-se em uma espécie de condenação.

Entre a maturidade e a velhice acabamos de colocar mais uma fase, chamada de envelhescência (nome proposto pelo escritor Mário Prata). É a adolescência do adulto que não quer ficar velho. Já passou dos 60, mas continua produtivo como nunca e ainda está fazendo planos. Só que, assim como o adolescente, ele tem dúvidas sobre o futuro.

Estamos todos condenados a enfrentar crises existenciais na medida em que amadurecemos e vamos experimentando as várias fases da vida. Sofremos, mas nem sempre isso precisa ser ruim."

Eugenio Mussak é educador e escritor

Acesse: http://www.sapiensapiens.com.br/

Pensamentos positivos

Pensamentos positivos de graça.
Por favor, pegue um.

Para tudo há solução.

Tudo vai dar certo.

Calma!

Paciência!

Fé!

Amanhã é um novo dia.

Eu posso!

Eu consigo!

Sorrir é um ótimo remédio.

9 de outubro de 2011

O melhor dia

Frase de alemão Sebastian Vettel (24 anos), o mais jovem piloto Bi-campeão da Formula 1, sobre a vitória ser o melhor dia da vida dele:

"Quero viver até o último dia da minha vida
esperando que o melhor dia virá."

Aproveitemos cada dia, cada prazer, cada conquista ao máximo, que muitos dias sejam bons e que sigamos sempre esperando e buscando o melhor.

Eu posso e eu vou!

7 de outubro de 2011

A vida é mar

Ao nos olharmos em um lago, nossa imagem se dilata.
A imagem que o lago nos mostra é distorcida, não é real.
Assim é a vida, se olharmos para ela parada, como a água de um lago, nos veremos imperfeitos, distorcidos.
A vida é mar e no mar não nos refletimos, não nos vemos, não nos julgamos perfeitos ou imperfeitos a partir do reflexo e sim das reflexões.

Um final de semana com beleza e cheiro de mar para tds(as)!
"Pessoas são como livros
Precisam ser lidas
Não pare nas capas"

Nobel da Literatura

O sueco Tomas Tranströmer, 80 anos, é o novo prêmio Nobel da Literatura.
A poesia lírica e os clássicos gregos são grandes influências na obra deste escritor escandinavo, que não tem nenhuma obra traduzida para o português, a não ser alguns poemas em livros de coletâneas, ainda que tenha escrito dois poemas sobre duas cidades portuguesas, Lisboa e Funchal.
Viva a literatura!
Viva a poesia!
Parabéns Sr. Tomas.

6 de outubro de 2011

Sejamos possibilistas


Todo dia é um lindo dia
para quem entende e crê que o impossível
é tarefa que demora um pouco para ser realizada
e o possível é tarefa que se pode realizar imediatamente.

Never say never

Comecei o dia reverenciando Steve Jobs, uma estrelha de luz própria que tomou conta dos noticiários de todo o mundo e vou fazer reverência agora a outra estrela, nova, radiante, contagiante, que desde ontem invadiu o noticiário da tv brasileira: Justin Bieber.

Assisti ao filme dele, por curiosidade e me tornei fã.
Além da beleza e do talento, além dos números (impressionantes), ele é cativante, carismático.
Disseram que ele nunca ia cantar no Madison Square. E ele diz, ou melhor canta: Nunca diga nunca.
Os ingressos colocados a venda no Madison se esgotaram em tempo record e se esgotaram os dos shows aqui do Brasil tb. Ingressos carríssimos, crianças, adolescentes, pais, investindo em um sonho, em um mega-evento, com uma mega-estrela de apenas 17 anos.

Salve Justin e que a próxima turnê inclua Salvador.

Steven Jobs também não deixou que ninguém, nem os tropeços do mundo empresarial, disessem nunca, não, pare, desista.

Que Justin Bieber não pare e que não se perca.

Que nos inspiremos e espelhemos nos exemplos de sucesso e busca pelo sucesso que vemos na tv, mas também na nossa casa, entre nossos amigos...
Vamos lá!
Mãos a obra!

Salve Steve Jobs


"Lembrar que estarei morto em breve é a ferramenta mais importante que já encontrei  para me ajudar a tomar grandes decisões.
Lembrar que você vai morrer é a melhor maneira que eu conheço para evitar a armadilha de pensar que você tem algo a perder.
Você já está nu.
Não há razão para não seguir seu coração."

5 de outubro de 2011

Exemplos valem + q palavras

Ouvimos e falamos tanto sobre a necessidade de deixar um planeta melhor para as crianças e adolescentes e esquecemos da urgência e necessidade de deixarmos crianças e adolescentes melhores: educados, honestos, dignos, éticos, responsáveis para o nosso planeta. Dar exemplo é um bom caminho.

Enxergamos o defeito nos políticos, no vizinho e não enxergamos em nós.
Segue lista de maus comportamentos que recebi por e-mail, vamos ficar atentos e mudar aos poucos ou radicalmente o que é incorreto e nocivo para nós e para os que nos seguem como exemplo.

Estacionar nas calçadas, muitas vezes debaixo de placas proibitivas.
Subornar ou tenta subornar quando é pego cometendo infração.
Beber e dirigir e dizer na frente do filho que com vc não acontece nada.
Desrespeitar os sinais de trânsito.
Fazer vista grossa quando seu filho ainda pequeno chegar da escola com pequenos objetos que não lhe pertencem ao invés de fazê-lo devolver no dia seguinte.
Pagar para alguém fazer seus trabalhos.
Saquear cargas de veículos acidentados nas estradas.
Trafegar pela direita nos acostamentos num congestionamento.
Parar em filas duplas, triplas, em frente às escolas (mau exemplo com platéia coletiva).
Furar filas utilizando-se das desculpas mais esfarrapadas.
Fazer "gato " de luz, de água e de tv a cabo.
Comercializar doações.
Estacionar em vagas exclusivas para deficientes.
Devolver qualquer obejeto perdido ou esquecido por alguém.
Não se importar (e muitas vezes até ajuda) que seu filho faça parte daquele grupo que fraudou o concurso público e passou, em detrimento de outros candidatos que honestamente tentaram passar.
Ir a escola e dar o maior esporro na professora ou professor que deu uma bronca em seu filho sem nem saber se ele merceu ou até sabendo.
Se matricular, participar de algo, sabendo das regras e depois não aceitar cumprí-las.
Não respeitar e não cumprir as leis, concordando ou não com elas.

E por ai lá vai!

Dividindo leituras

Ser gentil faz tão bem para quem é gentil, do que para quem recebe a gentileza, melhora o humor, aumenta a autoestima, traz retornos imediatos e futuros.

Em "A Arte da Gentileza" da Editora Alegro, Piero Ferrucci, autor do livro, diz que pessoas gentis são mais amadas e produtivas, têm mais sucesso nos negócios e são mais felizes.

Segundo o autor, manter um relacionamento amigável com as outras pessoas é um poderoso antídoto contra a angústia e a insegurança.

Num ambiente afável, a tendência é que haja cooperação para resolver os problemas mais rapidamente. Um lar cheio de calor humano favorece o desenvolvimento de uma personalidade mais autônoma nas crianças. Dedicando-se ao próximo, você acaba conquistando amizades sinceras. Isso contribui para que as pessoas se sintam mais soltas e exponham suas idéias sem receio de ser ridicularizadas. À medida que conhecemos as necessidades e os sentimentos do próximo, temos a chance de reconhecer, expressar e trabalhar nossos próprios sentimentos e as nossas necessidades. E por ai lá vai.

4 de outubro de 2011

"Ler não dá LER"
:)

Vem pra cá


Se a vida às vezes dá uns dias de segundos cinzas
E o tempo tic-taca devagar
Põe o teu melhor vestido,
Brilha teu sorriso
Vem pra cá,
Vem pra cá

Se a vida muitas vezes só chuvisca, só garoa
E tudo não parece funcionar
Deixa esse problema à toa
Pra ficar na boa
Vem pra cá

Do lado de cá,
A vista é bonita,
A maré é boa de provar
Do lado de cá,
Eu vivo tranqüila
E o meu corpo dança sem parar
Do lado de cá,
Tem música, amigos
E alguém pra amar
Do lado de cá

Se a vida às vezes dá uns dias de segundos cinzas
E o tempo tic-taca devagar
Põe o teu melhor vestido,
Brilha teu sorriso

Vem pra cá,
Vem pra cá

Se a vida muitas vezes só chuvisca, só garoa
E tudo não parece funcionar
Deixa esse problema à toa
Pra ficar na boa
Vem pra cá

Música Do Lado de Cá - Chimarruts
 
Eu não sei se gosto mais
da letra
ou da melodia
:)

Venham sempre pro lado de cá


3 de outubro de 2011

Inclusão


Recebi um e-mail sobre um movimento (devem haver vários) de cidadania que busca a inclusão social de crianças e adultos com algum tipo de deficiência, em todos os seguimentos da sociedade e resolvi postar sobre esse assunto, aderindo a inclusão, afinal em tantos ou todos aspectos, ninguém é igual a ninguém.

Cabe nesse tema refletir o valor e a prática do respeito as diferenças, bem como o papel da amizade, das trocas de saberes e de olhares na formação das nossas crianças e jovens, na nossa maneira de viver, de ver o outro, de ver o mundo.

Vivamos, convivamos e aproveitemos as diferenças.

"A iclusão é uma inovação, cujo sentido tem sido muito distorcido e um movimento muito polemizado pelos mais diferentes segmentos educacionais e sociais. Inovar não tem necessariamente o sentido do inusitado. As grandes inovações estão, muitas vezes na concretização do óbvio, do simples, do que é possível fazer, mas que precisa ser desvelado, para que possa ser compreendido por todos e aceito sem outras resistências, senão aquelas que dão brilho e vigor ao debate das novidades.

As escolas que não estão atendendo alunos com deficiência em suas turmas regulares se justificam, na maioria das vezes pelo despreparo dos seus professores para esse fim.

Existem também as que não acreditam nos benefícios que esses alunos poderão tirar da nova situação, especialmente os casos mais graves, pois não teriam condições de acompanhar os avanços dos demais colegas e seriam ainda mais marginalizados e discriminados do que nas classes e escolas especiais.

Em ambas as circunstâncias, o que fica evidenciado é a necessidade de se redefinir e de se colocar em ação novas alternativas e práticas pedagógicas, que favoreçam a todos os alunos, o que, implica na atualização e desenvolvimento de conceitos e em aplicações educacionais compatíveis com esse grande desafio."
Maria Teresa Eglér Mantoan
Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Reabilitação de Pessoas com Deficiência - Unicamp

Vamos conversar?

A partir de hj minha rotina ganhou um plus.
Vou estar + ocupada profissionalmente.
Postarei religiosamente, exceto por alguma eventualidade.
Comentarei os comentários daqui como de costume e
visitarei e comentarei por ai como de costume tb.

Queria só registrar por no horário da tarde não estar + em tempo real.
Breve, com um celular com internet, poderei até dar umas acessadinhas.

Post de um Post

Segue post postal de um Blog querido e amigo
com palavras de alguém tb querido e amigo

Bom dia luz do dia


Meu Deus, que eu não perca a capacidade de amar, de ver, de sentir.
Que eu continue alerta.
Que, se necessário, eu possa ter novamente o impulso do vôo no momento exato.
Que eu não me perca, que eu não me fira,
que não me firam, que eu não fira ninguém.
Livra-me dos poços e dos becos de mim, Senhor.
Que meus olhos saibam continuar se alargando sempre.
(Caio F.)

Amém!

1 de outubro de 2011

Farinha boa

Adoro Djavan, mas ele que me desculpe e os(as) alagoanos(as) tb
Sei o que é farinha boa e não é a de Alagoas
Amo farinha!
Do tipo farinha com a comida e não comida com farinha
Como diz meu marido eu cimento a comida
Bem nordestina
Eu grávida comia farinha pura de colher, pensem ai?
Pois bem, uma farinhazinha para mim cai bem com muita coisa, não vou listar para não dar água na boca e tb pq metade das comidas são baianas e mts nem devem conhecer.
Amo muito tb uma boa farrofinha de manteiga, com alhinho frito e cebola...huuuum!!!
Aceito farofa d´água tb e de banana.
Para que já me deu vontade.
Pois bem, já estive em Alagoas, Sergipe, João Pessoa e farinha boa é da Bahia mesmo. Diretamente de Nazaré das Farinhas e tantos outros interiores baianos.Aquela farinha da feira, cheirando, estalando.
Penso, que se eu fosse morar no exterior ia ter que importar ou contrabandear farinha e a depender do lugar café, o dos EUA por exemplo...Deuzulivre!!!...saudade que me deu de minha Bahia.
"Eu gosto de ser baiana
Ai! Ai! Bahia!
 Fico me perguntando quem é, que não gostaria"

Outubro chegou


Passem os meses desfilando
Venha cada um por sua vez
Dancemos todos, escutando
O que nos conta cada mês

Foi neste mês que, por mares
Cheios de névoas e azares
Cristóvão Colombo viu
Um novo e esplêndido Mundo
Surgir do Oceano profundo
E a América descobriu

As intrigas, os perigos
A inveja dos inimigos
Não o puderam vencer
Viu passarem as procelas
Sobre as suas caravelas
Sem a esperança perder

Glória ao Gênio destemido
Que navegou conduzido
Pela sua intrepidez
Ergamos a voz em festas
Àquele que estas florestas
Viu pela primeira vez

Olavo Bliac

Tenho escorpianos queridos a minha volta
Meu marido, minha irmã mais velha,
uma prima querida, amigos(as).

Salve Outubro!

Salvem os valentes e determinados escorpianos.
Que Deus abençoe e guie cada um de vcs e a tds nós.