10 de janeiro de 2012

Baiano não nasce estréia

Aqui na Bahia é tanta coisa que sempre acontece
Festas, procissões, rituais
Costumes de diversos credos e origens
E mais um tantão de eventos da moda
Que começam, param, somem, voltam, se transformam
Mas o que não muda, é Sagrado
É um tapete branco, um mar de pessoas
Toda segunda quinta-feira após o dia de Reis
É o cortejo de baianas, devotos, curiosos, baianos e turistas
 Caminhando rumo as escadarias da Igreja do Bonfim
E quem tem fé vai a pé como reza o dito popular
Iremos, eu e meu marido, amigo, parceiro
Da Igreja da Conceição da praias a Colina Sagrada
Onde acontece a lavagem das escadas com água de cheiro
E de onde o padre benze da janelinha da Igreja a multidão
De curiosidade que trouxe para dividir com vocês
 Vi dia desses um outdoor com a chamada para uma festa
Além da caminhada para lavagem 
E de outras tradicionais que acontecem e mudam de nome
O lado profano da festa como se diz
E me chamou atenção o nome do evento:
Enxaguada du Bonfim
Promovido pelo multifacetado Carlinhos Brown
Já é terceira edição (eu, só tomei conhecimento esse ano)
O evento é um sambão com cortejo, baianas, grupos folclóricos
Não tem a Lavagem?
Lavou, tem que enxaguar não é mesmo?
Hora dessa alguém lança a secagem
Salve a criatividade!
Salve a fé!
Salve a Bahia!

11 comentários:

  1. Muito divertido seu Post...adoro passar aqui!!!!
    Um grande abraço, muitas energias positivas na semana e obrigada pelas visitas "lem casa"...adoro!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  2. Tina se eu estivesse ai na Bahia
    eu ia sair dai com a "alma valada e enxaguada"
    Salve a fé!
    Salve a Bahia!!

    ResponderExcluir
  3. Eita delícia de Bahia...

    Qro mt ir aí...


    Beijinhos :*

    Uma ótima semana ")

    ResponderExcluir
  4. Tina flor, a Bahia é uma festa, delícia de lugar e de gente maravilhosa! Muito obrigada pelos carinhosos comentários! Amei as borboletas de vovô querido!!!

    Um super beijo

    www.emporiocasadachiquinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Salve, Salve!!
    E Salve Senhor do Bonfim!
    Axé Tina!
    Bjão

    ResponderExcluir
  6. oooo delicia de Bahia heim!
    ei de ir visitar um dia!

    bjos amoreka e obrigada pela força de sempre!

    ResponderExcluir
  7. Quero tanto conhecer a Bahia, será que em 2012 eu consigo?! Beijos =)

    ResponderExcluir
  8. Passei o ano novo de 2011 aí e fiz isto tudinho. Sabe o que mais gostei? A procissão do Senhor dos Navegantes. Emocionante e eu gosto muito destas manifestações religiosas.

    ResponderExcluir
  9. Amiga Tina,
    Você acredita que já fui à lavagem do Bonfim?
    Foi há tantos anos atrás que acho que você nem era nascida... (ha ha ha)
    Mas lembro-me direitinho de tudo!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Oi Tina!
    Tem outros posts mais recentes mas resolvi matar as saudades de você neste aqui! Afinal você é bahiana e mora em Salvador, cidade que amo de paixão! Sabe que quase fomos passar as férias aí de novo, rsrs... Só desistimos por termos pouco tempo para ficar e também porque nosso filho, que nos acompanhou na viagem, quis conhecer outro lugar que ainda não tivesse ido, enfim quase pudemos nos encontrar, rsrs...
    Já fui à Igreja do Bonfim na missa da última sexta-feira do ano, e fiquei maravilhada com a miscigenação da fé do povo! Só quem vivenciou o momento tem noção do acontecimento! Amarrei minhas fitinhas com meus pedidos lá na grade da igreja também, né?!
    Bjsss e que 2012 seja de muito axé!!!

    ResponderExcluir