7 de janeiro de 2012

Para meu irmão

Os pássaros dessa imagem representam:
Eu o azul e verde
Meu irmão o laranja e vermelho
Serem de papel, inusitados e criativos, representam nós dois
"Um passarinho pediu a meu irmão para ser sua árvore.
Meu irmão aceitou de ser a árvore daquele passarinho.
No estágio de ser essa árvore, meu irmão aprendeu de sol, de céu e de lua...
Aprendeu com a natureza o perfume de Deus.
Seu olho no estágio de ser árvore aprendeu melhor o azul.
E descobriu que uma casa vazia de cigarra 
esquecida no tronco das árvores só serve pra poesia.
No estágio de ser árvore meu irmão descobriu que as árvores são vaidosas.
Que justamente aquela árvore na qual meu irmão se transformara,
envaidecia-se quando era nomeada para o entardecer dos pássaros
e tinha ciúmes da brancura que os lírios deixavam nos brejos.
Meu irmão agradecia a Deus aquela permanência em árvore
porque fez amizade com muitas borboletas."

15 comentários:

  1. Tina querida,
    Parece que você adivinhou...
    Amo, amo esse texto de Manoel de Barros.
    Muito obrigada.
    Beijos e um lindo final de semana.

    ResponderExcluir
  2. Tina, lindo e emocionante texto... não conhecia.

    A imagem ficou em perfeita harmonia.

    Beijos.

    Su.

    ResponderExcluir
  3. Eu queria ser um pé de ipê :-)

    ResponderExcluir
  4. Tina... que coisa mais linda de ler... fiquei encantada, principalmente com a parte: Aprendeu com a natureza o perfume de Deus....
    Amei!!
    Um lindo fim de semana pra ti flor,
    Bjsss

    ResponderExcluir
  5. Oi Tina,

    Sou apaixonada por este texto de Manoel de Barros, diz tanto, com doçura e poesia...
    Irmão...que lindo laço de amor e fraternidade.
    Bjão

    ResponderExcluir
  6. Como o irmão é nosso vi ele lá em cima da árvore e a gente (nós três) as borboletinhas...rs e como Manoel de Barros também é nosso, obrigado Deus pelos dois existirem em nossas vidas.
    bjo
    KÁTIA

    ResponderExcluir
  7. Jogue seus sonhos aos ventos...Eles voltaram para você em forma de realidade!Tenha uma linda noite de sabado e um ótimo domingo bjos de uma amiga!

    ResponderExcluir
  8. Tina,
    palavras tão suaves quanto o cantar dos passarinhos e a brisa que passa entre as folhas da arvore. Ensinamentos tão profundos quanto suas raízes.
    Lindo, lindo!

    Um bom domingo para você!

    Beijinhos :**
    Carol
    www.umblogsimples.com

    ResponderExcluir
  9. obrigado manoel de barros! obrigado irmã pelo post! obrigado pela natureza ter colocado essas três borboletas em minha árvore! amo vocês!

    ResponderExcluir
  10. Ei minha querida! que delícia encontrar essas lindas palavras. Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Tina,
    e sua amiga secreta... apareceu? :/

    ResponderExcluir
  12. Que lindo texto Tina, como sempre você arrasa com os textos e as imagens para representá-lo visualmente.

    Tenha uma excelente semana.

    ResponderExcluir
  13. Tina

    Gostaria de ser essa árvore para escrever tão lindo
    texto.
    Os pássaros que você representou ficaram tão originais, lembrando origami.

    Um lindo início de semana

    bjs

    ResponderExcluir
  14. Tina querida!!!! Quanto tempo que não apareço, né guria? Senti saudades, esteja certa.
    Já fucei tuas postagens e vi que colocastes textos bem mais longos, o que me deu mais alegria de estar por aqui. Assim, fico um pouco mais.
    ;))
    Linda, linda, linda!

    ResponderExcluir