23 de janeiro de 2012

Tempo é dinheiro

“O princípio fundamental da economia é que os desejos são infinitos mas os recursos são escassos. A economia é a ciência severa da escassez. Num mundo em que as formas de deixar o tempo passar são abundantes, o recurso mais escasso é o seu tempo.

Assim como na economia de reais você pode decidir se vai à balada ou se bota o dinheiro na poupança para usar depois, na economia da atenção você decide a todo instante o que fazer com seu tempo. Você pode assistir TV ou ler um livro ou curtir a família. Você pode prestar atenção no seu trabalho ou retuitar memes da internet.

“Tempo é dinheiro” é uma equação inversamente proporcional: se você tem pouco tempo, você gasta mais dinheiro (ir a um compromisso de táxi versus ir de ônibus); se você tem tempo sobrando, gasta menos dinheiro (espera para comprar passagens de avião quando há uma promoção). Geralmente somos mais ricos em tempo do que em dinheiro. Exatamente por isso tendemos a praticamente acender charutos com notas dele.

Você aloca seu tempo usando uma moeda chamada atenção.
(...)Com o que você gasta seu tempo? Já prestou atenção?
(...)Gaste seu tempo como se fosse dinheiro: com o que você acha que vale a pena.”

10 comentários:

  1. Interessante!!! Tempo...tempo...tempo...
    bjs passarinha! Finalmente consegui comentar!!! :)

    ResponderExcluir
  2. Maldito e apropriado tempo!

    Bjo e eutimia

    ResponderExcluir
  3. Oi Tina.Eu estou nessa fase de aproveitar cada minuto da minha vida.E mesmo assim,o tempo passa muito rápido.Tempo é dinheiro e tesouro.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Segue dica, sugerida por e-mail que vim compartilhar.
    Livro Mais tempo, mais dinheiro
    De Gustavo Serbase

    Eu gosto mto das teorias e textos dele e a partir da dica do livro, busquei no google, achei o site e muiiitas coisas legais por lá, vale conferir:
    http://www.maisdinheiro.com.br

    ResponderExcluir
  5. E depois de uma certa idade o tempo vooooa, o dia é curto pra tantas coisas q quero fazer, sou hiperativa e tenho q tomar cuidado, para não desperdiçar tempo, mas desde q me conheço, meu tempo é ouro, bjs linda

    ResponderExcluir
  6. Tina, muito bem pensada essa sua postagem. Quando vi o título já achei que fosse algumas das "mágicas" de nossos economistas/propagandistas. Geralmente eles provam que você é um idiota se não comprar um terreno na lua, rs...rs.
    Gostei muito da sua postagem. Fez um alerta legal sobre a relação tempo/dinheiro.
    Bjos.
    Manoel.

    ResponderExcluir
  7. Olá, Tina,

    Adorei!!!

    Essa reflexão tem tudo a ver com a nova fase da minha vida. No meu blog eu começo contando... Foi um momento em que parei e refleti de verdade sobre o que era mais importante e melhor pra mim.
    Reorganizei minhas atividades e minha vida e hoje tive a plena certeza de que sim... você tem mais tempo do que imagina. Porém, não o aproveita por completo ;-)

    Beijos charmosos!

    diario-decidimudar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. oi Tina
    boa reflexão... gostei mesmo.
    quero te convidar para o sorteio no meu blog "pesquei na net", é um kit doce: cordão e pulseira de cupcake, chaveiro sorvete de morango, alfineteiro com alfinetes de cupcake e mais umas coisinhas... se puder passa lá e participa tá?
    bjos
    Carmen

    ResponderExcluir
  9. Excelente para reflexão, principalmente nos dias de hoje. Muito legal! Rai Sobreira.

    ResponderExcluir
  10. Lindo seu texto sobre o tempo
    Tenho tempo para pensar agora

    Beijos

    ResponderExcluir