31 de março de 2012


Adoro saber curiosidades e historinhas 
Sobre expressões, nomes, lugares, objetos etc
Tem quem chame de cultura inútil
Mas saberes são sempre agregadores
Podem alegrar, esclarecer, mudar nossa maneira de ver, ouvir, entender
Podemos até ter uma epifania

Recebi por e-mail da minha queridinha prima Paty
Um monte de curiosidades
E vou dividir aos pouquinhos aqui com vcs, combinado?

A de hoje me levou para uma indicação literária
O Dia do curinga de Jostein Gaarder, mesmo autor de O mundo de Sofia
"O ponto de partida deste livro de Jostein Gaarder é a história de um garoto chamado Hans-Thomas e seu pai, que cruzam a Europa, da Noruega à Grécia, à procura da mulher que os deixou oito anos antes. No meio da viagem, um livro misterioso desencadeia uma narrativa paralela, em que mitos gregos, maldições de família, náufragos e cartas de baralho que ganham vida transformam a viagem de Hans-Thomas numa autêntica iniciação à busca do conhecimento - ou à filosofia. O dia do Curinga é a história de muitas viagens fantásticas que se entrelaçam numa viagem única e ainda mais fantástica - e que só pode ser feita por um grande aventureiro: o leitor." (Fonte da sinopse: Wikipédia)

 Cada rei no baralho Representa um grande Rei ou Imperador da história
Vocês sabiam?
Espadas: Rei David (Israel)
Paus: Alexandre Magno (Grécia/Macedônia)
Copas: Carlos Magno (França)
Ouros: Júlio César (Roma) 

Tenho dois Cesares aqui em casa
Marido e filho se chamam Paulo César
Duas barrinhas de ouro
Ave César!

11 comentários:

  1. Tina querida,
    Saudade!Mas, acho que agora estou de volta.
    Não sei se você lembra mas a Rádio Relógio fazia, no intervalo de sua programação, a pergunta: "você sabia?" e então transmitia uma curiosidade, chamada por todos de "cultura inútil".
    Eu sempre gostei, como gostei de saber sobre os reis do baralho... Não sei se esse conhecimento vai mudar minha vida, mas pelo menos já é assunto para uma conversa... (he he he)
    Um lindo final de semana para você.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi queridona!

      Vc já me deu uma ideia ;]
      Os post´s podem se chamar: Vocês sabiam?

      Pois é, numa conversa dessa rolando um riso, um bate papo, algumas outras curiosidades, filosofadas, lembranças, planos, a compra de um baralho, turma junta uma vez por semana pra jogar...olha a vida mudando.

      Beijocas e bom fds pra vc!

      Excluir
  2. Sou como você! Amo curiosidades!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então vai adorar o montão que tenho aqui pra postar \o/
      Beijocas flor!

      Excluir
  3. Ai que legal saber mais!
    Meu irmão é Adriano Cesar! rsrsrs
    Então Tina tem razão não nos visitamos mais,que coisa... Se bem que outro dia deixei 2 comentarios em posts antigos seus , mas acho que vc não viu...rsrsrsrsrsrsrs passou rsrsrsr
    Menina que seu fds seja perfeito
    Beijos de Canela

    ResponderExcluir
  4. Oi fiorellino
    conheço aquela musica,e adoro se não me engano tem uma versão dela na voz de marisa monte,uma cantora que amo muito.
    gostei de saber,destas curiosidades saber nunca è DIMAIS.
    eu estou pensando em fazer alguns posts com curiosidades e ditados da Itália.
    porque aqui tem alguns ditados bem curiosos.

    baci

    ResponderExcluir
  5. Eu também adoro historinhas e curiosidade, Tina.
    Tenha um lindo fim de semana flor!

    ResponderExcluir
  6. Também adoro uma cultura inútil e descobrir curiosidades sobre as coisas.
    Não sabia essa dos reis... estou tentando gravar para não esquecer, rs.

    ResponderExcluir
  7. Muito legal, Tina!
    Vc tem toda a razão, "saberes são sempre agregadores". Com certeza, nunca é demais!
    É difícil a gente lembrar depois todas essas curiosidades, mas pelo menos, se ouvimos outra vez, teremos a lembrança de que já sabíamos...
    Beijos,
    Pati

    ResponderExcluir
  8. Se essa cultura for inútil eu adoro!! A gente aqui em casa adoramos saber as curiosidades, significados, origens... eu não sabia dos reis!
    Lorena Viana

    ResponderExcluir
  9. Adoro curiosidades. Vou aguardar as próximas!!!

    Tenha uma excelente semana, menina!
    http://pequenocaminho.blogspot.com

    ResponderExcluir