21 de março de 2012

Down rima com natural


Descobri agorinha, no apagar das luzes, que hoje foi o Dia Internacional da Síndrome de Down, a data 21 de Março foi escolhida por que se escreve como 21/3 ou 3-21, o que faz alusão a trissomia do 21.
Trissomia é a presença de três (e não dois, como seria normal) cromossomas de um tipo específico num organismo. Embora a trissomia possa ocorrer com qualquer cromossoma, o tipo mais comum em humanos é a trissomia 21 que provoca a Síndrome de Down.
Em 2009, o Instituto Maurício de Sousa, aproveitou essa data para lançar a Revista Viva as diferenças, durante o Simpósio "Sindrome de Down". O gibi marca a estréia da personagem Tati criada pelo Maurício, que interage com a turma da Mônica e explica que as crianças com Down são apenas diferentes e devem ser integradas na sociedade com naturalidade.

Sejamos todos naturais, iguais, especiais!

6 comentários:

  1. Tina, que belo post , para paramos e analisarmos essas pessoinhas especiais que, ás vezes, cruzam nosso caminho e que devemos por demais compreendê-las. Viva esse dia pra lá de especial!!

    Beijokas
    Sheyla.

    ResponderExcluir
  2. Tina, meus filhos e eu estamos convivendo na escola com crianças com Síndrome de Down e descobrir que são todos iguais com suas particularidades é maravilhoso!
    Não importa a descoberta no apagar das luzes. A homenagem, o esclarecimento, a reflexão para a inclusão, isso sim é o importante.
    Gostei também de saber sobre a escolha da data. Sempre pensei que fosse aleatória.
    Bom a sua imagem também fala...

    ResponderExcluir
  3. olá Tina
    acho que é importante as crianças aprenderem desde cedo a conviver,respeitar,e interagir com crianças especiais.
    flor te desejo uma quinta feira cheia de poesia,
    já que ontem foi o dia internacional da poesia.
    um gran bacione

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida!
      Valeu pelo registro :)
      Fiz aqui uma "celebração" ao Dia Nacional e não me atinei para o Dia internacional, 21 de março, comemorado ontem em mais de cem países, data promulgada pela UNESCO.
      Salve a poesia!

      Excluir
  4. Gostei da aula de genética! Penso que o preconceito hoje está diminuindo, graças a Deus. Os portadores desta síndrome são pessoas especiais mesmo, sobretudo por sua afetividade incondicional. Elas são imunes aos "vírus" contemporâneos que tem afastado o ser humano de sua humanidade. Viva os Downs! Que possamos aprender um pouquinho com eles.
    ;)

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Tina,
    E que viva as diferenças em todos os sentidos!
    bjão e uma linda quinta.
    mari

    ResponderExcluir