29 de março de 2012

Somos Nobel

Li hoje uma notícia que dizia que Ariano Suassuna será um dos concorrentes ao Prêmio Nobel de Literatura de 2012.
O Prêmio Nobel seria pela primeira vez de um escritor brasileiro. Há muitos para serem condecorados e muitos que poderiam ter sido, sob o meu ufanista ponto de vista.  
Atualmente dentre os muitos a concorrer cito por exemplo Rubens Fonseca e Luis Fernando Veríssimo, contudo, eu acho que seria merecida, inclusive com a chancela de ninguém menos que Drummond a indicação e o prêmio ao apassarinhado Manoel de Barros, que já recebeu vários prêmios literários, entre eles, dois Prêmios Jabutis. 
Manoel de Barros é o mais aclamado poeta brasileiro da contemporaneidade nos meios literários. Enquanto ainda escrevia, o mestre dos mestres, Carlos Drummond de Andrade, lhe conferiu o epíteto de maior poeta vivo do Brasil. Ainda está vivo, é o melhor e é Nobel sem sombra de dúvida, nem necessidade de premiação para tal. E tenho dito.

5 comentários:

  1. E faço minhas as tuas palavras! Ele não precisa de Nobel, já que o é.
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Tina...adorei o que vc disse!
    Sabado passado estive com um livro de Manuel de Barros em minhas mãos...olhei, folheei, li a contra capa, mas acabei me perdendo em outros livros na livraria e trouxe outras coisas para casa...entre elas Clarice Lispector...
    Mas ainda vou comprar e ler as histórias dele!
    Eu amo o amor que vc tem pela literatura...como é gostoso, filosófico...muito bom!
    Bjs, uma ótima sexta-feira e muita paz! Nutellas... :-)
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  3. Adoro todos eles; são escritores e poetas maravilhosos!
    Bjoks

    "Quando as aves falam com as pedras e as rãs com as águas - é de poesia que estão falando."
    Manoel de Barros

    ResponderExcluir
  4. “Poesia é voar fora da asa.”
    Manoel de Barros
    Muitas das vezes as premiações não conferem mérito, mas fama.
    Voamos sem asas. Sempre. Beijocas estaladas para ti-Tina.

    ResponderExcluir
  5. Sou super fã de Ariano Suassuna, mas também concordo totalmente com você sobre Manoel de Barros!!!
    Beijos.

    ResponderExcluir