12 de abril de 2012

Sobre os arco-íris sabemos que eles tem 7 cores e que no final tem um pote de ouro. Eu amo ver arco-íris e achei muito legal saber a origem do nome e  outras curiosidades que vim dividir com vocês.

Esse fenômeno óptico e meteorológico além de arco-íris também é chamados de arco-celeste, arco-da-aliança, arco-da-chuva, arco-da-velha. Suas 7 cores são: vermelho no exterior, laranja, amarelo, verde, azul, anil (ou índigo) e violeta no interior.

Na mitologia grega, Íris era a mensageira da deusa Juno. Ela descia do céu num facho de luz e vestia um xale de sete cores  e essa lenda deu origem ao nome desse colorido fenômeno natural:  o arco-íris. A divindade deu origem também ao termo íris, do olho.

Outra curiosidade é que a grande maioria das pessoas consegue discernir apenas seis das sete cores.

14 comentários:

  1. Hummm que legal!
    E o porte de ouro?? onde está? rsss
    Bjs passarinha! :)

    ResponderExcluir
  2. Uau!!! Eu confesso que às vezes não sei as cores, ai lá vai eu fazer contagem e pedi auxilio, quando era criança sempre dizia que ia me aventurar, atrás do ouro do arco-iris! Risos.
    Coisa de criança.
    Beijo enorme.
    Uma linda quinta-feria repleta de sonhos e realizações.
    Lorena Viana

    ResponderExcluir
  3. Tina querida,
    A D O R E I!
    Uma outra curiosidade: por aqui, se dizia que quem passasse por debaixo do arco-íris mudaria de sexo...
    Eu nunca quis tentar. Adoro minha condição feminina.
    Outra coisa: você poderia ter colocado o "Você sabia?"
    Desculpe-me a intromissão.
    Beijo carinhoso.

    ResponderExcluir
  4. Tina, também gosto muito, muito de arco-íres, sempre que vejo um, paro para ficar admirando! Acho um fenômeno incrível ;) Não conhecia a origem do nome, muito menos que ele também é chamado de outras maneiras! Amei conhecer!!

    Tinha, minha páscoa foi bem tranquila, simples, tinha vários planos, mas acabei machucando o nariz e tive que ficar mais em repouso, mas deu para sentir o clima da páscoa!!!

    Beijão Tina, uma quinta feira com todas as cores do arco-íres para vc ;)

    nandapezzi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Legal!

    Certa vez eu ouvi alguém contar
    Que além, sobre o arco-íris
    há um lugar.
    Onde o céu sempre azul
    nos faz sonhar.
    E a gente consegue
    o sonho realizar
    Por isso quando a chuva tamborila
    Na vidraça da janela;
    Eu olho o arco-íris na certeza
    De encontrar visão tão bela
    Onde o céu sempre azul
    nos faz sonhar.
    E a gente consegue o sonho realizar.

    Beijinho locoridos!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Tina!

    Adoro ficar olhando arco-íris quando se formam... Ficar olhando pro céu de boca aberta hehehe

    Muitas curiosidades! Arrasou =)

    Beijos Charmosos :**

    Ótima quinta-feira =D

    ResponderExcluir
  7. êita guria sabida!
    O termo arco da aliança eu sei que vem da Bíblia,onde Deus, após o dilúvio, promete a Noé nunca mais destruir a terra com água. E neste momento, sugue no céu o primeiro arco íris!
    Acho lindo. Sempre o tenho como um presente de nosso Papai do Céu.
    Bjos e upas, com gostinho e cheirinho de cocada!!!!
    ;)

    ResponderExcluir
  8. curiosidade MESMO!
    eu nem sonhava da historia por trás do belo arco-iris
    E agora faz todo o sentido o nome!
    Obrigada por compartilhar!!

    otima quinta amoreka!

    Bjao

    ResponderExcluir
  9. Eu amo arco-íris, é bom saber um pouco mais sobre esse fenômeno tão belo.
    Um abraço Tina.

    ResponderExcluir
  10. Olá...olá! Olha...agora vou prestar mais atenção nas cores e contar...
    Será que tem pote de ouro!!!
    Enfim...mandei uma coisinha pra ti...hoje (que vergonha)! Mas vai chegar na semana que vem, segundo o Correio.
    Espero que goste! São coisinhas...
    Bjs e ótima sexta-feira!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eita que já tô feliz desde agora.
      Capaz de chegar no dia do meu aniversário \o/
      Obrigada pelo trabalho e pelo carinho :)

      Excluir
  11. Ola Tina, oi eu aqui.....
    Hoje coloquei as coisinhas de nossa troquinha floral, espero que goste. Um abraço bem colorido nos tons do arco íris...:)
    o nr.do prot.do correio é: PB944941347BR.....

    ResponderExcluir
  12. oi Tina
    a Norma Mrques que me falou de ti lá no face - vim te conhecer - moramos a mesma cidade e não nos conhecemos -
    mudado de assuto adoro arco-iris - sempre quando vejo um vu corredo tirar foto e fico olhando igual criança-
    bjs
    lu

    ResponderExcluir