13 de abril de 2012

Xô uruca!

O que é relevante para você?
Que energias quer atrair ou emanar?
Sorte ou azar?
Não devemos transferir para terceiros
Mitos ou lendas
A tarefa de apontar aquilo que realmente importa
Para mim importa que é sexta-feira
E "toda sexta toda sexta todo  mundo é baiano junto"

Dia escolhido segundo a cultura popular, a Sexta-feira 13 é conhecida como dia do azar. Esta superstição está associada dentre outras historinhas ao fatídico dia em que o rei da França, Filipe o Belo, ordenou prender e matar todos os Templários (homens que se dedicavam a proteger os peregrinos que se dirigiam à Terra Santa) sob a acusação de feitiçaria.

A palavra superstição primitivamente significava “vidente ou profeta”. As superstições surgem como explicação para os fatos que desconhecemos.

Tem também a "tradição" romana da superstição que associa alguns fatos ruins ocorridos nesta data, ano após ano, a um dia em que as pessoas deveriam tomar mais cuidado.

A sexta-feira, por ser o dia de Frigga, a Deusa Bruxa do panteão nórdico, acabou associada à má sorte, pelas culturas cristãs, por isso o termo vindo de uma crença européia que nas “Sextas-feiras 13 as bruxas estão soltas”.

Por outro lado tem as boas historias e referência para o número 13 que por exemplo simboliza o número dos Anjos e da Sorte. No judaísmo, 13 é a idade da maturidade para os meninos. Na índia 13 é um número auspicioso e por ai lá vai.

9 comentários:

  1. Não acredito nesse negócio de sexta feira 13. Pra mim é um dia como outro qualquer!

    ResponderExcluir
  2. Eu nem lembrava que hoje era sexta-feira treze! Por coincidencia ou não, tirei justamente hoje para espantar as bruxas que estão assombrando minha vida>
    Um grande bj

    ResponderExcluir
  3. Minha pote de uruca já ficou cheia, não cabe mais nada... e este será um dia igual aos outros.

    ResponderExcluir
  4. Legal saber o significado desse dia. (Apesar de que pra mim tbm é um dia qualquer) Adorei o post !

    Saudades do seu Blog Tina, ando sem tempo de visitar os Blogs que tanto gosto. Mas enfim, sempre que posso estou por aqui. ;)

    Beeeijo

    ResponderExcluir
  5. Tina, quantas curiosidades... não conhecia a metade! Não acredito nessa coisa de sexta-feira 13, para mim é uma sexta como todas as outras, e depois que aprendi contigo sobre sextas brancas, acredito menos ainda!!

    Beijão e uma ótima sexta-feira branca e iluminada para vc!
    Lindo final de semana!

    nandapezzi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Tina,
    Não sou supersticiosa, procuro não colocar minhocas na cabeça, mas justo hoje bati meu carro e meu celular pifou, mas não creditar a sexta 13 e sim coisas que poderiam acontecer qualquer dia...
    Mas vamos em frente e continuar o dia com bons pensamentos.
    Bj
    Débora

    ResponderExcluir
  7. Tina
    Adorei te ler. Ñao sou supersticiosa. Sexta feira treze é um dia abençoado como todos os dias.

    Linda sexta feira para você

    ResponderExcluir
  8. Custei pra perceber que era sexta 13 rs,mas foi tudo bem!Bjs

    ResponderExcluir