2 de julho de 2012

Salve Salve o 2 de julho!

Imagem de Maria Felipa
Hoje é o dia da independência da Bahia.
E dá rima pois a Bahia é pura poesia.
Olha a rima de novo!
Em fevereiro de 1822, ano da Independência do Brasil, o brigadeiro Madeira de Melo resolveu inspecionar as infantarias de maioria brasileira no intuito de reafirmar sua autoridade, dando início nas proximidades do Forte de São Pedro, aos primeiros confrontos pela independência da Bahia . Em pouco tempo, as lutas se alastraram para as imediações da cidade de Salvador: Mercês, Praça da Piedade e Campo da Pólvora.
O mais marcante episódio de desmando ocorreu quando um grupo português invadiu o Convento da Lapa e assassinou Joana Angélica, considerada a primeira mártir baiana. Eu fiz faculdade nesse Convento e passava todo dia pelo portão onde Joana Angélica resistiu bravamente. Meu endereço de infância e adolescência também leva o nome dela: Av. Joana Angélica.
A independência baiana foi palco de muitas mulheres, além de Joana Angélica, Maria Felipa, sentinela do movimento das embarcações no mar, foi líder das mulheres guerreiras da Ilha de Itaparica e Maria Quitéria, conhecida por lutar vestida de homem ajudou com bravura o exército a expulsar as tropas portuguesas da Bahia. As tropas fiéis a Portugal acabaram sendo derrotadas em 2 de julho de 1823, que além de marcar as lutas de independência do Brasil, é a data em que comemora-se a Independência da Bahia.

11 comentários:

  1. Bem que eu tinha sentido sua falta! ^^
    Olha, tem um vídeo meu lá no blog, vai lá ver que mico danado!!! haha

    Eu sempre espero tua presença, já tava até trsite, mas agora tah explicado! rsrs

    BJussssssss no coração!

    ResponderExcluir
  2. Oh! Que bom ser querida \o/
    Pois é, fiquei sem PC, mas passou, passou...rsrs
    Vou amanhã visitar td mundo. Prometo :)

    ResponderExcluir
  3. Linda homenagem e que bom que voltaste.Sentimos falta!! beijos,tudo de bom!chica

    ResponderExcluir
  4. Linda homenagem à tua, à nossa Bahia!
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Que aflição que passastes heim guria....
    Mas nada como um certo ingrediente chamado marido pra solucionar nossas vidas!!! Hahahahaha...
    Linda homenagem e linda aula!
    Valeu boneca!
    Bjos e upa forte.
    Ontem qndo fui dormir, pensei em vc e na sua ausência...
    Tudo explicado!
    ;)

    ResponderExcluir
  6. Olá.
    seu blog é muito legal,super bem escrito, de muita qualidade mesmo, parabéns.
    Um grande abraço !

    ResponderExcluir
  7. Adorei aprender sobre a história da Bahia e do Brasil.
    Muito obrigada ao maridão.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Salve, salve a Bahia, terra de mulheres fortes, de poesia, e de música q tocam nossas almas.

    ps.: obrigada pelas palavras de carinho sobre o novo visual do meu blog. Somente você e uma outra pessoa fizeram comentários sobre isso.
    Acho q a maioria das pessoas visita os blogs de maneira tão rápida q nem notam muita coisa não.
    De qq forma obrigada querida Tina, a maioria pode até achar q está pior do q antes, mas o meu blog é um meio de eu exercer minha criatividade, e mudar o visual faz parte disso.
    Amanhã é feriado aqui - dia da independência dos Estados Unidos. Sabia q entre os holandeses q fundaram Nova York faziam parte tbém os colonos holandeses q foram expulsos do Rio Grande do Norte pelos portugueses? O primeiro nome de NYC era New Amsterdam.

    ResponderExcluir
  9. Que linda homenagem Tina.
    Sempre bom saber um pouco mais da história da Bahia e do Brasil.E que satisfação a de você ter feito faculdade nesse convento.

    Bjs

    ResponderExcluir
  10. O meu também esta pifando, bem vinda beijo Lisette.

    ResponderExcluir