16 de agosto de 2012

Dia 16 de agosto é o dia do filósofo
Procurei a história da escolha do dia mas não encontrei
Se alguém descobri vou adorar saber
A Filosofia data do século IV A.C., surgida na Grécia Antiga, como uma atividade especial do homem sábio, etimologicamente é composta por duas palavras: philo e sophia. Philo deriva-se de philia, que significa amizade, amor fraterno, respeito entre os iguais. Sophia quer dizer sabedoria e dela vem a palavra sophos, sábio. Filosofia significa, portanto, amizade pela sabedoria, amor e respeito pelo saber. Filósofo é quem ama a sabedoria, tem amizade pelo saber.
Atribui-se ao filósofo grego Pitágoras (que viveu no século V antes de Cristo) a invenção da palavra Filosofia. Pitágoras teria afirmado que a sabedoria plena e completa pertence aos deuses, mas que os homens podem desejá-la ou amá-la, tornando-se filósofos.
“Quando o aprendiz está consciente de suas necessidades
Termina sendo mais inteligente que o sábio distraído”
Lao Tzu

12 comentários:

  1. Por isso que sou uma pequena aprendiz. Com muita sede para o conhecimento!!!

    Querida, me desculpa a pergunta... mas, aquele menino da foto é teu filho? Muito lindo.

    Beijinhos cheio de carinho!
    Maravilhoso restinho de dia.
    Lorena Viana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com a roupa do Peter Pan?
      Se for essa foto, sim, é ele com 7 anos, hj está com 12.
      Bjos queridona :)

      Excluir
  2. Ah Boneca com estrelas...
    Eu já disse que amo hoje?
    ;)

    ResponderExcluir
  3. Eu não sabia dessa data, adorei saber, vou procurar saber mais...

    Bjks pra vc

    www.maniadeinventar.com

    ResponderExcluir
  4. Tina Flor...eu já te disse do Café Filosófico que passa na TV Cultura no domingo de noite...adoro!!!!!!
    Amo filosofia e ouvir os mestres falando, acho demais!
    Adorei saber mais sobre, show de post como sempre nos dando mais cultura!
    Nutellas e pensamentos...
    Bjs e que sua sexta-feira seja de paz e realizações.
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disse sim e eu já te disse que comprei um livro muito legal chamado: O livro da filosofia, da Editora Globo ?

      Indico os de Jostein Gaarder, autor do Mundo de Sofia, além dele li e tenho Através do espelho, Pássaro raro e O castelo dos Pirineus. Quero agora O dia do coringa.
      Adoro ler os livros dele, muito bem escritos, um mix de filosofia e poesia :)

      Nutellas, aromas, paz, poesia, filosofia e bem querer \o/

      Excluir
  5. Amo filosofia e amo você minha cotovia "filosofeira"! :)

    ResponderExcluir
  6. E salve os filósofos heim!
    Tina flor... estou em falta com vc minha querida amiga, tão carinhosa em me visitar e eu demoro taannnnnnnnnto...
    Desculpe...
    Que sua sexta seja abençoada.

    Beijos
    Canela
    Ü

    ResponderExcluir
  7. Muito bom o post! Adorei ter um pouco mais de conhecimentos.Apender é sempre bom!!
    Carinhosamente
    bjs
    Pedro e Amara

    ResponderExcluir
  8. Sempre aprendendo com você, querida Tina.
    Muito obrigada.
    Um bom dia!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Tina

    Gosto de vir aqui, pois só você acrescenta um pouco mais de conhecimento.
    Obrigada
    Bjs.

    ResponderExcluir