14 de agosto de 2012

Tzu ensina

“Mesmo que já tenha atirado diversas vezes com o arco
Continue prestando atenção na maneira como coloca a flecha
E como estende o fio”
Esse é um dos muitos ensinamentos de Lao Tzu 
Ou Lao Zi, pronunciado como Láu‑tz, em mandarim
Também escrito Lao Tsé, Laozi, Láucio, Lao Tzi, Lao Tseu ou Lao Tze
Muito nomes e muita sabedoria

Tzu foi um grande sábio Chinês e sua imagem mais conhecida o representa sobre um búfalo e assim que li essa informação fui remetida ao meu encantamento e admiração pela novela global: Amor eterno amor e todas as suas claras e subliminares lições de vida e espiritualidade. Descobri que o processo de domesticação dos búfalos é associado ao caminho da iluminação nas tradições zen budistas.
Tzu é autor de uma das obras fundamentais do taoismo: o Tao Te Ching. A influência deste livro é tão disseminada que tornou-se na atualidade um dos livros mais traduzidos em todo o mundo. Alguns consideram Lao Tzu um personagem mítico e uma destas lendas a seu respeito conta que ele nasceu com a aparência de um velho, por isto teria recebido este nome, "Lao Zi" que significa literalmente "velho mestre".

20 comentários:

  1. Olá Tina!
    Interessante história! E a frase é de grande sabedoria!
    Parabéns pelo blog e pela postagem! Prazer estar aqui! Com tempo, venha ler e comentar O CÔNCAVO NA AXILA DIREITA DE ROSALMA no http://jefhcardoso.blogspot.com
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Que lindo cotovia! bjs nas pontinhas das suas penas! :)

    ResponderExcluir
  3. .


    Tina,
    Por que o dia dos pais
    deixa o homem mais ho-
    mem e a mulher mais do-
    ce?

    Talvez a resposta este-
    ja no meu blog.

    silvioafonso

    Beijos,

    Palhaço Poeta







    .

    ResponderExcluir
  4. Oi Tina,
    Que bom aprender mais um pouco com você!
    Suas postagens sempre me acrescentam algo.
    Muito obrigada e um ótimo dia para você.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Oi Tina,
    Esse comentário aí em cima, é meu.
    Isso aconteceu porque minha filha usou meu computador, ficou logada e eu não percebi.
    Tenho certeza que ela diria o mesmo!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Que legal isso, Tina!! Como é bom saber mais...
    Estou meio ausente por culpa do TCC!! Mas sempre que der, darei umas escapadinhas...

    Tenha um lindo dia!!
    Beijinhos!♥

    ResponderExcluir
  7. Olá.
    Seu blog é muito legal,gostei muito.
    Quer ter seu blog divulgado no Portal Teia,basta fazer uma visitinha.
    Até mais

    ResponderExcluir
  8. Tina, acreditas que tenho um ou 2 livros dele e ainda não li? Agora lendo seu post é que lembrei!!!

    Eu tb sou admiradora da novela "amor eterno amor", sempre que dá assisto! Adoro!!

    Tina, tenha uma maravilhosa e abençoada semana!!

    Beijão

    nandapezzi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Adorei aprender sobre o velho mestre aqui!
    O ensinamento da flecha, do arco é tão simples e tão encantador!
    Beijo

    ResponderExcluir
  10. Sabedoria chinesa misturado com axé baiano. Era tudo que eu precisava!
    Eu acredito em encontros e desencontros, vidas e mais vidas.Adoro amor eterno amor! Pena que quase não estou assistindo.

    Beijos florzinha!

    ResponderExcluir
  11. O ensinamento dá o que pensar e nos revela que a prática, como muitos creem,não leva à perfeição.
    Estou ensimesmada hoje...
    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A prática, penso eu, leva ao aperfeiçoamento, domínio, conhecimento, desenvolvimento de alternativas, destreza, mas nunca a perfeição.
      Achar-se perfeito é algo imperfeito, improdutivo, limitante.
      Estou filosófica hj :)

      Excluir
  12. Uma ensinamento de grande valor que vem de um Sábio e Experiente Mestre.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Que sábias palavras! Ótimos ensinamentos.
    Obrigada por nos proporcionar tantos conhecimentos aqui Tina.

    Andei procurando algumas curiosidades e como sei que você é bem curiosa, quero compartilhar uma curiosidade com você. Trata-se do Blog mais antigo do mundo.
    Nesse link você encontrará informações sobre ele: http://vinicblog.blogspot.com.br/2011/01/o-blog-mais-antigo-do-mundo.html
    Espero que goste da ideia!

    Beijos,
    Marcilane - simplesinspiracoes.blogspot.com ;)

    ResponderExcluir
  14. Oi Tina,adorei saber um pouco mais sobre esse grande mestre!
    e-mail do Pedro
    m.pequenoprincipe@gmail.com
    Beijos
    Pedro e Amara

    ResponderExcluir
  15. A bela Tina sempre consegue ensinar. E eu espero conseguir aprender.

    ResponderExcluir
  16. adorei!
    depois passa lá no blog
    beijos
    http://julialis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Tina minha flor, que bom receber tua visita!
    Pois é, a Calíope é uma pessoa mega especial...de outro mundo mesmo...sentirei muitas saudades dela com certeza.

    bjuss e apareça sempre que quiser ok?

    ResponderExcluir