1 de setembro de 2012

Antigamente só existiam dez meses e Setembro era assim chamado por ser o sétimo deles. Posteriormente foram anexados mais dois meses, Julho em homenagem a Júlio César e Agosto em homenagem a Augusto, imperadores de Roma, como já contei aqui. Uma crença antiga diz que na Lua de Setembro estavam escondidas todas as coisas perdidas na Terra. Curioso, pois foi em setembro que eu e meu marido nos encontramos.
Agora vamos fazer uma reflexão para começar o mês. Quando a uma árvore ou uma plantinha qualquer é sempre podada seus galhos crescem ordenadamente e ela se mantém em seu espaço e tem sua beleza e, saúde e estrutura renovadas. O mesmo vale para nosso cabelos, podar é sempre bom.
O corte dos galhos torna uma árvore mais forte e robusta e se vier uma tempestade ela está preparada para resistir. Conosco é assim também. Se não nos podamos, daqui e dali, desde pequenos, depois de grandes, de velhos e dia-a-dia, lição a lição, não aprendemos a respeitar e reconhecer o valor nem do limite, nem da liberdade. Ficamos despreparados e quando as tempestades  aparecem não resistimos e tombamos. São as podas que nos fortalecem. Força, fé, felicidade e flores em nosso setembro.

17 comentários:

  1. Doce setembro pra todos nós!
    Podas são realmente necessárias. Nem sempre agradáveis, nem sempre belas no momento. Lá na frente é que se entende a fortaleza...
    Beijo com flores para começar bem o setembro!

    ResponderExcluir
  2. Que lindooo....
    Que esse novo mês seja excelente, venha com muita luz e bençãos...
    Aproveite o fim de semana viu?!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá, eu gosto de setembro pq é o mês da primavera e essa é a estação do ano que eu mais gosto! ah, e tb tem o dia da árvore ahahahah
    ah como eu me lembro da escola ficar fazendo cartazes de cartolina para apresentar trabalho
    bjs
    Renata

    ResponderExcluir
  4. Minha amiga que linda curiosidade... eu amo esse mês, amo as flores, as cores, o cheiro e tudo que esse mês me traz!
    E quero poder achar frases, pensamentos, sentimentos, ou coisas boas que esse mês tenha a me trazer.
    Beijão...
    um lindo fim de semana e que esse mês floresça os sentimentos mais belo que existem em você!

    ResponderExcluir
  5. Seja bem vindo, Setembro:) Eu desconhecia essas curiosidades, Tina. Força, fé, felicidades e flores pra vc também;)
    Beijos e bom final de semana!

    ResponderExcluir
  6. Que coisa legal de aprender sobre o mês que mais amo, e sua referência as podas genial, luz intensa querida poetisa-escritora...

    ResponderExcluir
  7. Ah guria...que lindo isso. O saber aqui é a marca registrada. Tão jovem etão cheia de sabedoria. Esta é Tina boneca estrela!
    Grande beijo e upa forte!
    Ótimo final de semana pra vocês!
    ;))

    ResponderExcluir
  8. Acho que esse mês será especial considerando que é o mês da primavera e que começou justamente em um sábado: a rosa da semana! :)

    Muitas, muitas, muitas flores para nós!!

    ResponderExcluir
  9. Sobre o texto da postagem de hoje u acho que é sim da Clarice.
    Eu vi na internet e pesquisei e pesquisei... e todas as referências que achei informaram que é da Clarice.
    Mas eu sempre fico com receios de colocar porque tem tanto texto com autorias inversas circulando por aí...

    ResponderExcluir
  10. oi tina, que matavilhoso post, estou sensível demais

    estou lendo e chorando, existe algumas podas tão difíceis de serem feitas...como fazer? como saber se realmente precisam ser podadas?
    beijos
    um lindo setembro para vc
    confesso que desde abril meus meses estão cada vez mais tristes
    fique com Deus
    cintia

    ResponderExcluir
  11. Querida amiga

    Há uma canção
    de um músico mineiro,
    chamado Vander Lee,
    chamada Meu Jardim,
    que seria um belo fundo
    musical para este seu texto.


    Que haja sempre em ti,
    o olhar da alegria.

    ResponderExcluir
  12. Ah que lindo Tina! Amei o post de hoje!
    Realmente devemos saber quais são nossos limites.
    Um abraço e uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  13. Tinaaaa... A inspiração master!
    Demorou, mas dá uma olhadinha no trabalho belíssimo que a Calíope fez no blog, que agora é www.charmosapoli.com :D

    Tem uma parte não tão boa que foi eu ter engordado horrores, mas estou correndo atrás do prejuízo que eu causei a mim mesma.

    Beijo Charmoso :*

    ResponderExcluir
  14. Tina,
    Amei o teu post. Fiz uma breve reflexão sobre minha vida e os fatos acontecidos neste mês maravilhoso. Constatei que setembro só me remete a acontecimentos importantes e cheios de felicidade como: o casamento de minhas filhas, o aniversário de minha melhor amiga e da minha filha mais velha e meu genro. Sem falar de toda a beleza das flores, o desabrochar da natureza e o perfume no ar. Parece que a vida se renova a cada setembro. Bem vindo seja!
    Beijos querida!
    Um ótimo final de domingo.

    ResponderExcluir
  15. Olhe só...adorei saber esta coisas! Sempre aprendo aqui com você Tina Flor de Laranjeira!
    Menina esperta com as palavras! Adoro este mês e que venha logo a primavera trazendo chuva e levando a seca embora por aqui!
    Te desejo uma ótima semana com muita paz!
    Beijos Nutellosos...
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  16. Tina querida,
    Gosto de ver a forma generosa como você distribui seus conhecimentos.
    E sou muito agradecida por tudo que aprendo, apreendo e aperfeiçoo em mim, através de suas postagens.
    Beijo carinhoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh, q lindo isso :)
      Eu é que agradeço a vcs pelas visitas, palavras, amizade, trocas...

      Excluir