15 de setembro de 2012

Percebi que um post foi muito pouco para falar tudo que gosto, tudo que se pode e que deve escrito e lido sobre Monteiro Lobato e o Sítio. Decreto hoje, no papel que melhor me cabe, o de Emília, tagarela, hiper e imperativa que o Sítio e seus personagens vão estar em alguns post´s por aqui. Espero que gostem.
No dia dezoito de Abril vizinho de data de meu aniversário, lá nos idos de 1882, nasceu na cidade de Taubaté no estado de São Paulo, o menino Monteiro Lobato, que nos deu de presente o “Sítio do Pica-Pau Amarelo” e seus célebres personagens como Narizinho e Pedrinho, crianças de ontem, hoje e sempre, curiosas e abertas para o mundo.
Emilia, a minha favorita, uma boneca que como diz a música é feita de pano mas pensa como um ser humano e diz tudo o que pensa. Visconde de Sabugosa, boneco feito de sabugo de milho que ensina e aprende além do que dizem os livros já escritos. Dona Benta, contadora de histórias, ouvinte e incentivadora da imaginação criadora das crianças. Tia Nastácia, cozinheira e quituteira do sítio, senhora sem cultura, mas com doçura de sobra, que traz os medos dos mitos da cultura popular, expressões e trejeitos de gente humilde e de uma sabedoria que não se aprende em livros.
O pó de pirlimpimpim transportou e continuará a transportar crianças do mundo inteiro ao mundo da imaginação, literatura e criatividade.

10 comentários:

  1. E nunca pode deixar de haver essa magia!! Vai continuar!!beijos,chica e lindo fds!

    ResponderExcluir
  2. olá Tina eu me encantei com o post seu. Des de três anos eu assisto o sítio do pica-pau amarelo eu adoro principalmente a Emilia eu tenho um livro só dela.Beijos da Júlia

    ResponderExcluir
  3. O Sítio é fantástico! Quando criança sempre assistia ao seriado e até hoje gosto muito!
    Que o Sítio continue encantando muitas crianças pelo Brasil afora!
    Um ótimo sábado pra você Tina. Beijinhos**

    ResponderExcluir
  4. Tina Bau Couto, está perfeitinho e muito bem mostrado. Monteiro Lobato fez tudo isso para a criançada e fez também coisas como Urupês e O Petróleo é Nosso, para as "crianças" maiores de idade.
    Manoel.

    ResponderExcluir
  5. Tina querida,
    Fiquei por uns dias longe mas estou cá de novo.
    Tive a felicidade da ganhar a coleção de Monteiro Lobato quando fiz 10 anos!
    Li e reli todos os seus livros! Sonhei muito...
    Ainda tenho a coleção. Será que meus netos se interessarão por ela?
    Um excelente final de semana. Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Querida Tina, veio em boa hora este texto, porque acho que eu continuo me encantando com minhas fantasias de criança! Acabei de assistir a peça "O mágico de Oz" e vibrei como se tivesse 8 anos de idade, rsrs! Além disso fiquei observando uma linda menininha do meu lado que pulava do colo da mãe para o do pai, ria, torcia as mãozinhas de medo, levantava a cabecinha para ver melhor o que se passava na cena, quase me vi ali na minha infância, aiai... É uma delícia a gente poder sonhar e entrar nos contos de fadas! Também assistia o Sítio do Pica Pau Amarelo e acho que a primeira temporada da TV foi a melhor!
    Bjsss e um bom domingo!

    ResponderExcluir
  7. Que graça este post amiga.
    A magia do Sítio me remeteu a minha infância (agora tão distante...)
    Monteiro é sensacional com suas fábulas.
    Ótimo para iniciar as crianças na leitura...
    E vc tdo bem Tina flor? Espero que sim.
    Que os bons ventos levem até vc boas energias positivas.
    Te desejo um ótimo domingo em família
    Beijos
    Ü

    ResponderExcluir
  8. Tina Flor querida...aqui em casa somos todos fãs do Sítio e de Monteiro Lobato. Me identifico muito com a imaginação infantil dele e adoro!
    Vemos, revemos e ouvimos no carro as músicas e episódios.
    E o Pirlimpimpim fez parte de minha infância, assim como o Harry Potter faz parte das crianças de hoje em dia!
    Beijos Tina...ótima lembrança e texto!
    Muito pozinho mágico para você!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  9. Tina, meus filhos até hoje são fãs do Sítio! Agora é meu neto que não perde um capítulo do Sítio do Picapau Amarelo!
    Estou adorando essas postagens!!
    Bjss
    Amara

    ResponderExcluir
  10. maria jullia12/11/2012 09:32

    ositio ele elegal

    ResponderExcluir