4 de outubro de 2012

Paz e bem!

Tela de Ronaldo Mendes
Hoje se comemora o dia de um santinho muito simpático, mundialmente conhecido como o santo patrono dos animais e do meio ambiente. São Francisco nasceu e o bispo de sua região, conhecido como Mestre Rufino, escreveu um tratado chamado “De Bono Pacis”, “O bem da paz”, documento que influenciou o pensamento místico sobre o significado da paz, em Assis, lá na Itália.
Para toda a Família Franciscana e para os que costumam utilizar a saudação “Paz e Bem”, estes dizeres são mais do que um cumprimento,  são uma corrente de boas energias.
"Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor;
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;
Onde houver discórdia, que eu leve a união;
Onde houver dúvida, que eu leve a fé;
Onde houver erro, que eu leve a verdade;
Onde houver desespero, que eu leve a esperança;
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria;
Onde houver trevas, que eu leve a luz."

16 comentários:

  1. Um salve para São francisco!
    Um salve para os animais!
    Um salve para a passarinha do meu ♥ :)

    ResponderExcluir
  2. Quando vi a imagem vim correndo!!! Salve São Francisco de Assis!! Linda homenagem, Tina!!

    Luz e paz em seu dia!!
    Beijinhos!!♥

    ResponderExcluir
  3. Acho que esta oração deveria ser impressa em cada coração.

    ResponderExcluir
  4. Viva São Francisco! Lindo post! Bjs Roseli

    ResponderExcluir
  5. Tina, esse é "o cara!"
    Aqui em Taubaté - SP, hoje é feriado. O nosso amigo Chico é padroeiro da cidade. A vida dele, com seu modo simples e objetivo de pensar deve ser um exemplo para nós. Ele que chamava todos os animais de "irmãos" e até a morte era agraciada como irmã morte. São Francisco está sorridente e feliz por essa sua singela homenagem.
    Abraços
    Manoel

    ResponderExcluir
  6. eu já estive na basílica de Assis,em umbria,è um lugar que transmite paz serenidade. foi lá que descobri de esperar Francesco,por isso o nome dele.


    baci

    ResponderExcluir
  7. Il povarello da Asissi é o meu favorito.
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Adoro São Chiquinho, meu amigão e essa oração!!beijos,de volta,chica

    ResponderExcluir
  9. Sou uma devota e apaixonada pela OrAção*; já vi filmes e li livros sobre a história Dele*... um exemplo de humildade!! !Simplicidade... Amor pelos animais... Nossa! Amo demais e gostei da tua homenagem, nem me lembrava, ainda bem q vim aqui te ler e foi bom muito bom!
    Se puderes vê o filme "Irmão Sol Irmã Lua" é lindo!
    beiju.
    boa tarde/noite*

    ResponderExcluir
  10. Paz e bem.
    ;)
    Norma

    ResponderExcluir
  11. São Francisco é para mim o exemplo da humildade e da comiseração...e a capela existente perto de minha casa, onde assisto às Missas, é a ele consagrada.
    Gostei de sua postagem, amiga!

    Bjsssssss, Tina,
    Leninha

    ResponderExcluir
  12. Viva São Francisco! Quem tem animais sabe que eles tem um pouco de São Francisco e São Francisco tinha muito deles!
    Quem teve Ticos, Luna, Jana, e meu Farruco e Hanami são exatamente isso PAZ E BEM!
    Kátia (irmã)

    ResponderExcluir
  13. BELA HOMENAGEM.SALVE O SANTO DA NATUREZA.BJS

    ResponderExcluir
  14. Aqui em casa somos todos franciscanos. Frequentamos uma paróquia dos frades franciscanos e meus filhos já fizeram parte da JUFRA (Juventude Francisca) e Frederico já faz parte da Ordem.
    Achei lindo o que disse o Papa João Paulo II:
    "Francisco, o mundo tem saudades de ti!"
    Beijos, querida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou fã de João Paulo II :)
      Paz e bem a tds ai \o/

      Excluir
  15. Tina querida! Obrigada pelo carinho e pelos comentários sempre tão gentis! Nossas postagens estão em sintonia! Adorei!
    Desculpe pela demora em aparecer!.... Vem comer bolo comigo.... Num dos tópicos do dia 05....
    Tem post novo!
    Um abençoado e feliz final de semana!
    Abraço carinhoso!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir