24 de outubro de 2012

Ziraldo é flicts

Hoje Ziraldo completa 80 anos. Sou fã de Flicts, do Menino maluquinho, da Professora muito maluquinha, da Turma do Pererê e dele, chargista, escritor, desenhista, cronista e jornalista, ele é multifuncional, simpático, inteligente e um cartunista ímpar, reconhecidamente e genuinamente brasileiro, que começou a ficar famoso nos anos 60 com a Turma do Pererê, primeira revista em quadrinhos brasileira feita por um só autor. Durante a ditadura militar ele fundou, com outros humoristas, o famoso jornal O Pasquim. 
Em 1969, publicou o primeiro livro infantil: Flicts, que conquistou fãs em todo o mundo. Eu por exemplo fiz parte de uma peça sobre Flicts, na minha infância, dirigida pela minha Tia Nélia e dei o livro a meu filho quando ele era pequeno.
Em 1980 foi lançado o fenômeno editorial brasileiro: O Menino Maluquinho, que já foi adaptado para o teatro, cinema, quadrinhos, ópera infantil, videogame, internet e traduzido, para diversos idiomas.
Desejo, ainda que ele nem vá saber, todas as cores, inclusive Flicts e muitos anos ainda de riscos, rabiscos, personagens, histórias, sorrisos e alegrias para ele e consecutivamente para nós.

15 comentários:

  1. Bom dia Tina Flor das Laranjeiras!!! Adoro o Maluquinho! Meus filhos já tem seus livros e eu tb já li bastante!
    Grande homenagem!
    Beijos e te desejo um ótimo dia de sol, aromas da Bahia, pimenta no ar e panelas na cabeça!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  2. Bela homenagem. E eu fico pensando qual o segredo de chegar aos 80 com tanta vitalidade e capacidade de produzir. Você tem a receita?

    ResponderExcluir
  3. Não parece verdade ele com 80! Creso!!! Lindo post ,carinho e homenagem! beijos,chica

    ResponderExcluir
  4. Ziraldo é bacana. Gosto muito dele também. Levei minhas filhas a uma exposição que passou este ano por Brasília, no Museu da República, justamente para comemorar os 80 anos dele. Ele expôs telas, em que reinterpretou alguns clássicos da pintura. Ziraldo se autoretratou no lugar de Velásquez, na releitura da obra "As meninas". A mostra trouxe ainda o humor de seus super-heróis. Se a exposição passar por aí, fica a dica. Beijo grande!

    ResponderExcluir
  5. Tina, eu adoro Ziraldo tenho vários livros dele, gosto muito do O Menino Maluquinho e Os Meninos de Marte. Minha avó fez uma fantasia de O Menino Maluquinho para uma festa na minha escola!
    Adorei sua homenagem! bjs
    Pedro

    ResponderExcluir
  6. Adoro o Ziraldo, sucesso na minha infãncia...e chegar aos 80 anos com toda essa vitalidade não é pra qualquer um, hein!!

    Beijinhos!♥

    ResponderExcluir

  7. Olá Tina!
    Ziraldo é demais! Nós aqui em casa adoramos sua obra. Fiquei apaixonada por Ziraldo, quando dei para meu filho o livro O Menino Maluquinho em 1983. Meu filho guarda até hoje com carinho esse livro. Tina linda homenagem!
    Bjs, Amara

    ResponderExcluir
  8. Tina querida,
    Eu me junto a você e a todos os brasileiros que em criança, e adultos, liam Ziraldo, para desejar que muitas felicidades, saúde e criatividade a esse amado Artista.
    Que ele viva mais 80 anos!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. hola Tina. pase a saludarte y a dejarte un abrazo. estas muy linda en la foto. bss a mi hombrecito.
    Lula :O)

    ResponderExcluir
  10. Parabéns ao Ziraldo!
    E tbm pra você que sabe identificar e reconhecer os talentos de nosso Brasil.
    Beijos e upas fortes!
    ;)

    ResponderExcluir
  11. Tina, como se costuma dizer por aqui, esse é "o cara".
    Muito bem empregada a sua adjetivação de "multifuncional".
    Além de tudo aquilo que você descreveu ele é das poucas pessoas famosas que eu conheço que é patriota de verdade. Ele não recebe "caché" para dizer que se orgulha de ser barsileiro. Só nos resta mandar pelas ondas magnéticas que passeiam pelo universo o nosso grande abraço para ele.
    Manoel

    ResponderExcluir
  12. Não tive muitos livrinhos na minha infância, pq minha família não tinha muitas condições...mas eu tive Ziraldo! Eu tive "O menino maluquinho" e outro lindo com um desenho na capa de um lindo menino que se chamava "O menino marrom"! A coisa mais querida!
    Tenho esse livro até hoje! E vai ficar
    pro meu passarinho-filhotinho-amado! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ele vai amar e guardar para o(a) filhotinho(a) dele como bom passarinho que vai ser :)

      Excluir
  13. Em uma remessa de livros que recebi para a biblioteca fiquei tão feliz em encontrar o Flicts lá no meio. Foi nostálgico!

    ResponderExcluir