22 de novembro de 2012

Feliz Dia de Ação de Graças

De nossa casa para sua desejamos um Feliz Dia de Ação de Graças
Nos Estados Unidos na quarta quinta-feira do mês de novembro, famílias e amigos se reúnem e organizam uma refeição especial para celebrar a colheita, é o Dia de ação de graças. Imitamos a neve nas árvores de Natal, os doces e travessuras no Halloween, porque não aderir a essa simbólica comemoração?
Sempre vemos e ouvimos falar nos filmes americanos sobre esse dia e esse ano aceitei a proposta de minha amiga Beatriz para comemoramos a data seja feriado ou não, tradição ou não. Ano passado já inclui no calendário a tradição do Nhoque da fortuna em dezembro, esse ano incluo o Dia de ação de graças. Inclua você também, ainda da tempo de preparar uma ceia e reunir a família na mesa para agradecer por não nos faltar o que comer e independente da religião de cada um, dar graças pelas bênçãos recebidas durante todo o ano, dar um parto de comida a um ou mais necessitados.
Nos EUA as universidades servem uma refeição especial para os alunos remanescentes, estudantes internacionais, que são muitas vezes convidados a partilhar esse dia com as famílias locais. Uma refeição de Ação de Graças é servida aos soldados americanos no exterior e quando os americanos em casa sentam-se à mesa e dão graças, expressam gratidão pela comida a mesa, por sua liberdade, pelos sacrifícios e conquistas e se preparam para as festas natalinas e as graças e lutas que virão com o anúncio no Réveillon, da chegada de um novo ano.
Juntos como numa corrente de gratidão e boas energias agradeçamos pelas nossas colheitas, pela comida nas nossas dispensas, por poder comprar o essencial e supérfluos no supermercado, padaria, lanchonetes, pelo o privilégio de frequentar restaurantes, pelas contas pagas, por termos saúde para correr atrás de como pagá-las. Tenhamos a virtude e a nobreza da gratidão.
Sejamos cuidadosos e conscientes de nossas semeaduras, incineremos o que de ruim nossos olhos tiverem visto e nos orientemos como os girassóis na direção da luz, de Deus, da fé, do amor, da partilha, da busca e do agradecimento.
Sejamos sempre os mesmos, mas sempre melhores, mais maduros, menos complicados e mais felizes.

22 comentários:

  1. Oi Tina !!!!!
    Lindo post!
    Feliz Dia de ação de graças!
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. E vamos fazer esta corrente do bem, de gratidão e amor, agradecendo a Deus pelas graças concedidas.

    ResponderExcluir
  3. Tina, acho que estou precisando fazer um pouco de "meditação". Não fosse o seu e-mail eu teria me esquecido desse lindo dia. Aqui em São Paulo a igreja católica também festeja esse dia. Trabalhei alguns anos em multinacionais americanas e lá é dia de festa mesmo. A refeição é especial e o relacionamento fica mais agradável (deveria ser sempre assim, rs ;) ).
    Hoje é um dia de agradecimento. Tem coisa mais bonita do que isso? Imagine eu agradecendo a Deus pela amizade que nós temos. É uma maravilha, não é?
    Um beijo de agradecimento no seu coração e de todos os leitores que acompanham esse doce blog.
    Manoel

    ResponderExcluir
  4. Os norte-americanos têm poucas tradições culturais que acho serem legais. Essa é uma, com certeza. Feliz Dia de Ação de Graças para você e sua família. Da amiga, Rovênia

    ResponderExcluir
  5. Assim como Manoel, quero agradecer-te.
    Você é mesmo uma guria muito especial!
    Lindo texto. Linda lembrança linda convocação!
    Amo vc.
    ;))

    ResponderExcluir
  6. Que linda comemoração Tina!
    Precisamos agradecer sempre. Gostei de saber quando é comemorado o dia de ação de graças. :)
    Agradeço pela sua companhia, pelas suas belas e felizes palavras de sempre, agradeço pela nossa amizade. E que vários dias de ação de graças venham pela frente!

    Receba meu abraço beeeeeeem apertado! :D

    ResponderExcluir
  7. Importamos, desejamos tantas coisas de lá. Deveríamos mesmo copiar esse lindo dia em que à mesa sentimentos se aconchegam - o agradecer.
    Muito bem lembrado e vamos refazer nossos calendários para o próximo ano.
    beijo

    ResponderExcluir
  8. Concordo com a querida Ana Paula, vamos importar esse hábito tão saudável de agradecer, de unir as familias, sem consumismo nem presentes.
    Apenas o grande prazer de estar junto, agradecer, jantar, sorrir e amar as nossas pessoas queridas.
    Invejo esse dia dos ameridanos. Eles curtem mais a Ação de Graças do que o Natal. Eu entendo bem porque.
    Linda postagem minha amiga, Feliz Dia de Ação de Graças, e agradeça muito por ser o que é, tão fofa.

    ResponderExcluir
  9. Feliz Dia de Ação de Graças para você, minha querida.
    Eu também sempre desejei,quando via nos filmes, ter este hábito por aqui também...boa iniciativa de você e da Beatriz.
    Passei a manhã fora de casa e só agora estou vindo aos blogs...mas no lanche da tarde vou me lembrar de agradecer...

    Obrigada por nos lembrar.
    Bjssssss,
    Leninha

    ResponderExcluir
  10. Oi Tina
    Um dia dedicado a agradecer é um dia muito especial, até porque agradecer em qualquer dia já é um fato que precisa ser exercitado e lembrá-lo é muito oportuno.
    Que sejamos sempre gratos, dando graças.
    abraços

    ResponderExcluir
  11. Tina,
    sempre será bem vinda lá em casa! Gosto da ideia do Dia de Ação de Graças, mas em minha família fazemos os agradecimentos e uma oração conjunta no Natal, única ocasião do ano que estamos todos juntos.
    abs
    Jussara

    ResponderExcluir
  12. Acho maravilhoso esse dia e temos que agradecer.Temos tantos motivos!!! beijos,chica e espero que teu dia tenha sido lindo!

    ResponderExcluir
  13. Ser grata...ô meu Deus, me ensina a ser grata pelo que tenho.Tina, Tina, a vida não é muito justa, mas sinto culpa demais quando penso que talvez eu esteja reclamando demais. O tempo de Deus é diferente do nosso. Esperar também é um dom...bjos flor

    ResponderExcluir
  14. Tina querida,
    sumi mas hoje tirei a noite para tentar colocar os comentários em dia e amanhã conto o motivo do meu sumiço. É coisa boa que tem dado muito certo! :)

    Acho o lindo a comemoração que acontece lá fora e, como você mencionou, por que não copiamos? Afinal, temos tanto para agradecer...

    Obrigada pelo carinho de sempre e por sua amizade!

    Abraços,
    Carol
    www.umblogsimples.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Tina
    Acabei de comentar no blog do Manoel que acho que é seu parente kkkkk, antes de ver o seu post, que ficou ótimo, dizendo que nos Estados Unidos eles levam muito a sério o Dia de Ação de Graças, é mais importante para eles do que o Natal.
    Bjos. Fique com Deus!
    http://ashistoriasdeumabipolar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oiieee... Agradeço sua visita! Desculpe minha ausência, mas saiba q sinto sds daqui!!

    Mtos motivos para agradecer!!! Data especial! bjus

    ResponderExcluir
  17. Querida amiga

    Sobretudo
    mais felizes...
    E fazendo
    muitos felizes
    com as nossas vidas.

    Que amar seja para ti
    o objetivo de cada instante.

    ResponderExcluir
  18. PUXA EU TINHA CERTEZA QUE ESSE DIA ERA PERTO DO NATAL =(

    BJS!

    ResponderExcluir
  19. Que seu dia de Ação de Graças tenha sido especialmente abençoado.

    Realmente, o Thanksgiving é uma celebraçao maior que o próprio Natal, pois não é uma celebração religiosa em si, quero dizer, não pertence a nenhuma religião. Todos celebram a bem-aventurança, e lembram de ajudar aqueles menos favorecidos.

    Happy Thanksgiving my dear friend!

    ResponderExcluir
  20. Olá Tina Flor...
    Como é bom poder e saber agradecer...
    Poderia ser um feriado sim e o os brasileiros podiam comemorar esta data reunindo a família e graças a tudo de foi conquinstado no ano, pela felicidade atual, pela felicidade que está a caminho, e por todas as graças concedidas.
    Minha família faz isso no dia de natal, mas é na verdade um ato tão importante e que faz tão bem que podiamos fazer bem mais.
    Adorei este sua lembrança do dia... e vamos agradecer, pois são tantas coisas!!!
    Beijos com aroma de café da manhã para você Tina Flor e agororinha estava apreciando aqui na minha casa o sabiá laranjeira cantar e dar o bom dia ao dia e ao sol.
    Ótimo final de semana em sua casa...
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  21. Oi Tina!
    Gostei da imagem da turma do Snoopy, muito fofa!
    Agradecer sempre, pelo alimento, família, teto, vida...
    Eles têm toda uma história atrás da data, mas podemos ver uma que nos caiba e pq não comemorar tb, assim como fez com o nhoque da fortua?

    ;-)

    Abração e lindo dia.

    ResponderExcluir
  22. Olá, Tina! Também acho muito bela a tradição do Thanksgiving, seria uma boa ideia trazê-la para nosso país. Neste ano, minha querida amiga comemorou seu aniversário junto com o dia de Ação de Graças e como ela mora nos EUA, você pode imaginar que dia especial ela teve! Eu fiquei daqui apenas lendo os relatos e pensando na beleza dessa tradição, afinal como é maravilhoso ter um coração grato!

    Lindo post! Deixo um beijo pra você.

    ResponderExcluir