15 de novembro de 2012

Vamos conversar?

Escolhi essa imagem por achar a menina parecida comigo 
A muitos anos atrás me custa ratificar
E o vestidinho amarelo é em homenagem a minha irmã Susana
Lá em casa somos 3 meninas e um menino 
E para cada cria minha mãe escolheu uma cor para as roupas e as coisinhas
Não algo rígido, apenas uma referência
A minha cor azul (incorporei diga-se de passagem)
A de Susana, a primogênita, amarela
Hoje para mim não é o dia da Proclamação da República, pois desde que me entendo por gente hoje é dia do aniversário de minha irmã Susana. A mais velha e portanto a mãezona, como via de regra e talvez pela data da chegada uma pessoa independente e de proclamações, promulgações e regrinhas mil.
Quando pequena ela colocava um mão no queixo e a outra atravessada embaixo e numa pose de autoridade e charme dizia: Vamos conversar?
Tia Nana para meu filho e será para o sobrinho recém-chegado tem um apelidinho fácil de pronunciar, mas eu deixo, afinal sou admiradora da hierarquia.
Nada de barulho, tv ou som alto quando ela acorda e nem conversa quando ela está comendo e nem pense em pegar carona com ela e não colocar o cinto.
Das histórias de muitos tempos atrás, dos prédios e da casa onde moramos, da casa da Tia Nélia até as histórias e as nossas casas de hoje em dia, afinal o tempo não para como dizia Cazuza de quem ela foi fã, muitas conversas, broncas, aprendizados rolaram.
Hoje faço uso desse meio de comunicação para declarar e proclamar que ela e todas as irmãs mais velhas parem de tomar conta de tudo e de todo mundo e se joguem na buraqueira, se comportem como as mais novas ou as do meio, façam coisas erradas, sejam egoístas  digam nãos que não virem sim após o senso de responsabilidade se manifestar.
A você minha irmã meu carinho, minha admiração, para ser a sua altura vou parafrasear Shakespeare que disse que as ideias das pessoas são pedaços de sua felicidade, você e suas ideias, sua doação, sua amizade são pedaços da minha felicidade. Obrigada! Vamos sempre conversar.

17 comentários:

  1. Fofa a imagem querida Tina,
    Um beijo e um feriado cheio de amor!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns para sua irmã! Amarelo reluzente, ouro em seus caminhos.
    Ah! E quem não tem fica querendo uma irmã mais velha para tomar conta de tudo e poder fazer uma homenagem maravilhosa como esta.
    Parabéns Nana! Parabéns Tina.
    Beijos também azuis.

    ResponderExcluir
  3. Tina, um beijo de parabéns para a Suzana que neste dia, anos atrás foi proclamada sua irmã mais velha.
    Família linda essa de vocês.
    Parafraseando a Ana Paula:
    Beijos azuis.
    Manoel

    ResponderExcluir
  4. Parabéns para sua irmã, bjs!!!

    ResponderExcluir
  5. Que bela demonstração de amor e carinho a irmã mais velha! Eu, na condição de primogênita, me identifiquei com algumas de suas descrições... rsrsrs Parabéns para Susana, independente e proclamadora! Beijos e bom dia de festa na família.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns a sua irmã Susana e prá você também, minha querida Tina.
    Amei o seu texto e como representante da "raça" irmã mais velha, devo te dizer que não tem como a gente mudar, é hábito antigo e enraizado, proclamado e promulgado,amém.
    Em nossa casa usávamos as mesmas cores(economia de tecido), minha irmã e eu...só o irmão escapou desta ditadura,rsrsrs.

    Bjsssssss,
    Leninha

    ResponderExcluir
  7. E como ela é sábia hem? conversar é coisa rara hoje em família,há sempre uma Tv ligada.
    Bonito gesto, eu gosto dessas gentilezas.
    Tambpem coisa rara rs
    beijinhos Tina

    ResponderExcluir
  8. Que lindo Tina...Parabéns para Susana (acho lindo esse nome!
    Muita saúde e primaveras na vida!
    Que gostoso ter uma irmã mais velha que chama para a conversa...adorei! Gostaria de ver esta irmã de pose!
    Sou mais velha tb...e me vi um pouquinho, hehe!
    Bjs Tina Flor e Susana ramo de laranjeira, boas energias e te desejo um ótimo dia!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  9. "Vamos conversar"? rsrs "Se joguem na buraqueira"?? ahahaha, o que é isso?? ahahaha, ri, viu? nem queria. Oh tia Nana, se joga na buraqueira! :-)

    La em casa mamae tinha essas coisas de roupa, nao como a sua,que achei mais legal, cada filho tem sua cor, puxa, isso é legal, a minha colocava todo mundo igual. A gente, la em casa é quase como vcs, 4 meninas e um menino. As 3 mais velhas se vestiam iguaizinhas e adivinha? a mais velha, tinha sempre um detalhe diferente, porque ela brigava pra nao ficar igual às bobinhas que vinham atras dela e ela era a rainha da casa. Minha irma mais velha tbm foi dessas, de mandar, desmandar, botar moral, enfim mas tbm foi a que mais ousou na vida.

    Entao minha irma se jogou na buraqueira tbm ne?
    Bjs Nana, uma feliz nova idade pra ti.

    ResponderExcluir
  10. ahh comentei aqui agorinha e deu erro...bah!
    perdi o fio da meada :-/ entao so me resta dizer a tia Nana, se joga na buraqueria, Nana!!!!

    :-)

    ResponderExcluir
  11. Lindo e carinhoso e deixo um beijo e parabéns à Susana também! chica

    ResponderExcluir
  12. Oi Tina... Que bela homenagem! Sou a irmã mais velha e entendo sua irmã... Ainda mais sendo escorpiana como eu. E olha que doido: Sou Vanessa Suzane!!! rsss..

    Parabéns à Suzana!

    Valeu pelo mimo (Amei)


    Bjbjbj

    ResponderExcluir
  13. Irmã, obrigada pela linda homenagem. Agradeço também a todos pelos comentários votos de felicidade. Vou tentar seguir seus conselhos e me jogar na buraqueira!!! hehehehe

    ResponderExcluir
  14. Tina, que linda homenagem a irmãezonaaaaa. rsrsr Parabéns a ela.

    bjosss

    ResponderExcluir
  15. Tina, que lindo!Parabéns a Susana!
    Bjs.
    Amara

    ResponderExcluir
  16. bom dia Tina,
    Linda declaração de amor, sou a irmã do meio, mas me identifiquei um pouco com Nana. Um grande abraço pra ela.
    E que viva a família unida e o amor entre elas. Uma das coisas que mais quero é que minhas filhas quando velhinhas ainda se encontrem e deem muitas risadas como fazem hoje.
    bjão e que sua sexta seja ótima.
    mari

    ResponderExcluir
  17. Cheguei atrasada, mas ainda dá tempo de enviar parabéns para a Susana. Belo presente o seu, Tina. Ela deve ter adorado! Queria muito ter irmã, sabia? Mas, ainda bem, que vieram as minhas filhas gêmeas. É bacana vê-las compartilhando coisas, descobrindo o mundo, sendo parceiras. Um beijinho!

    ResponderExcluir