6 de dezembro de 2012

Fula da vida

Preciso desabafar...risos...Eu sou patriota, tento entrar no clima, mas foram no mínimo bizarras as opções para nomes do mascotes da copa. Fico me perguntando: Foram as mesmas pessoas que sugeriram os três nomes? Se for, por favor,  alguém aconselha elas a lhe dar com números, que palavras não é a praia delas. 
Acharam mesmo que estavam sendo criativos com sílabas que significam coisas? É demais para mim. A propósito quem ai sabe o que significa o nominho infame? Só vou explicar o nome escolhido, para não me irritar com a explicação dos outros. Fuleco é uma mistura de futebol com ecologia. Só uma anta mesmo para inventar isso e que não tem uma relação muito íntima com o futebol imagino, pois nomes de craques, símbolos, gírias, referências nacionais do esporte temos de sobra.
Quem vai explicar o nome aos turistas? Uma pessoa não sabendo, não tendo a broxante explicação, fica sem saber, acha que é um nome de alguma personalidade, alguma gíria, um nome próprio muito do feio e assim fica. Vale pontuar, que ao contrário do que muitos vêm dizendo e a busca no Google aponta de imediato, fuleco não significa lexicalmente  nem como gíria, o que está sendo dito. A palavra fuleco não existe na língua portuguesa, mas existe “fulecar” e direto do dicionário Aulete, o significado é: “perder todo o dinheiro que se leva, ao jogo”.
Não sei se foi uma votação popular pelo Fantástico, mas ouvi falar em Brazuca, porque o pobre tatu bola não ficou com esse nome. Fuleiro demais esse nome Fuleco. É bem isso que ele me lembra, fuleragem (se é gíria local, explico: significa porcaria ou sacanagem, depende do contexto).
Outra queixa já que hoje acordei disposta a reivindicar, é sobre o valor do ingresso para a Copa das confederações. Para tudo! É para quem ir ver? O povo brasileiro? Quais? Os ricos, os fanáticos? Ou é para os turistas? Nem é a Copa, nem é um campeonato tradicional, nem mesmo entendido por uma grande maioria. O valor do ingresso aqui, na consulta que fizemos, é R$374,00 e R$171,00 para quem tem bolsa família (sem comentários). Um absurdo! E quanto custará a água, o refrigerante, uma corneta (tenho até medo do nome), uma bandeirinha, um acarajé?
Podia ser um canário o mascote e seu nome canarinho, podia ser o tatu mesmo e seu nome Pelézinho, Zicolino (Zico com Rivelino), Neyzinho (entrando na onda do endeusamento de Neymar, melhor que Fuleco), Redondo, Bolota, diz ai gente, Tatu maluquinho (com uma panela na cabeça em honra a Ziraldo), ou apenas R (em alusão a Ronaldo, Ronaldinho, Romário, Rivelino...), escrito na camisa como o S de super-homem que tem identidade internacional. Sugere ai um nome melhor minha gente e desabafa, pois vamos ter que engolir fulos (retados, pirados, descontentes) esse nome dado por esses fulanos.

25 comentários:

  1. É mesmo complicado...

    Beijos!!♥

    ResponderExcluir
  2. Tina
    Eu achei ridículo e aqui em Recife, vai ser apelidado mesmo de "fulêro", pessoa irresponsável, que não honra seus compromissos e muitas outras designações existentes kkk dependendo do contexto...Concordo em gênero, número e grau com vc. Parabéns pelo desabafo.

    bjos.

    ResponderExcluir
  3. Concordo, opções não faltam, e se a voz do povo é a voz de Deus, por que se fazem de surdos?Bjuss

    ResponderExcluir
  4. Amei seu desabafo amiga e na verdade essa indignação é da maioria dos brasileiros...aqui em casa mesmo todos nós ficamos indignados com esse nome pavoroso kkkk....brazuca que já não é lá essas coisas ainda era bem melhor que fuleco que como diz a nossa amiga Sheyla será apelidado de fulêro...que também é um apelido que cabe bem as pessoas que sugeriram o nome fuleco.
    Como diz Bóris Casoy: isso é uma vergonha!!! E digo mais, é uma vergonha nacional...pronto falei kkk.

    bjus querida

    ResponderExcluir
  5. Quando deram as três opções não acreditei! :O
    Um pior que o outro! Ridículo...
    Mas o mais ridículo e surpreendente é que daqui a alguns tempos, de tanto a gente ouvir falar no nome do Tatu, vamos achar até bonitinho! Como tantas coisas que engolimos todos os dias graças ao Marketing televisivo!
    Achamos normal o BBB e tantas outras coisinhas que vemos por aí...o fuleco será barbadinha! :)

    ResponderExcluir
  6. Tou passaaaada! Quem é do bolsa família tem esse descontão? Então se prepara que só vai dar bolsa família lá viu, porque o pobre quando vê que tem desconto, compra mesmo sem poder pagar. Que coisa de doido!

    Eu nem discuto sobre o nome, nem sobre a copa, porque ando tão revoltada com esse país, que não quero sequer falar sobre esse assunto, que pra mim é só o circo do "pão e circo" oferecido pra população, pra ir despistando das safadezas que estão acontecendo atualmente, e o povo finge que não vê!

    Ai que coisa viu, eu fico logo arretada!! rsrs

    (Tah, desabafei tbm! kkkkkkk)

    ResponderExcluir
  7. Eu nao estava sabendo disso, mas e nessas horas Tina que eu tenho certeza que fiz a escolha certa quando me mudei para os Estados Unidos.
    Eu ainda acredito que um dia o Brasil se tornara um pais serio, um pais que valorizara o que de melhor tem, mas infelizmente acredito tambem que isso nao acontecera in my lifetime :(

    ResponderExcluir
  8. Concordo plenamente com seu texto.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Tina, se eu for falar tudo que está engasgado aqui sobre essa Copa eu iria fazer uma fulecagem só no seu Blog. Esse nome obviamente foi imposto por alguém, por alguma emissora, por algum patrocinador, mas tenho certeza que esse nome não foi escolhido pelo brasileiro em votação nenhuma e pra me provar teriam que me mostrar os votos, como foi feita a contagem e etc. Eu tô fuleca da vida com essa Copa. Deveríamos nos preocupar com tanta coisa antes de gastarmos rios de dinheiro pra enriquecer novamente todos que vão desviar verbas e mais rios de dinheiro para construir toda essa estrutura.
    Esse dinheiro todo resolveria problemas como educação, saúde e principalmente segurança, mas que sou eu pra contrariar não é mesmo? Um fuleca como eu...afs

    ResponderExcluir
  10. Oi flor!
    Visitando seu cantinho e aproveito pra te convidar a conhecer o meu tb :)
    Estou promovendo uma super promoção lá no blog: template personalizado + brindes por apenas R$25,00. Não dá pra perder né?
    BeiJÚ e te espero *-*
    http://blog-sal-da-terra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Concordo plenamente com você!
    Os nomes são tão ridículos que eu não consegui decorar.
    Além desse Fuleco tem outro formado com sílabas de outras palavras: carnaval, samba e outra que nem me lembro.
    Você consegue imaginar o que pode dar?
    Me fez lembrar esses pais muito criativos (kkk) que criam nomes para os filhos com pedaços dos próprios nomes e fazem o pobre filho ter vergonha do nome infame por todos os dias de sua vida.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Complicado e triste né querida!!
    Bjãooo

    ResponderExcluir
  13. Tina, rs...rs. Escrevi um discurso imenso e na hora de salvar acabou a energia elétrica e perdi tudo. Só voltou a energia agora. Acho que foi um "diabinho" testando minha paciência, mas não conseguiu nada.kkk!

    * Concordo plenamente com tudo o que você escreveu na postagem. Para mim esse negócio de mascote é meio de vida para ganhar dinheiro vendendo os bonequinhos.
    Quanto ao preço dos ingressos, um absurdo. Se é uma festa para o futebol brasileiro, com esse preço... só entra quem tiver passaporte.
    Manoel

    ResponderExcluir
  14. Tina, estou tãoooo preocupada com essa Copa no Brasil que nem o nome do Tatu eu sabia até ler sua postagem... Desinformada, talvez. Na verdade, propositadamente desinformada nesses assuntos. Pois há tanto para se resolver neste país e inventam uma Copa! Com um nome tenebroso desses para o mascote! Nada contra o patriotismo e nem especificamente contra o futebol, mas uma indignação com as prioridades do nosso país... Uma pena tudo isso, tens todos os motivos para estar fula da vida! O nome escolhido é péssimo e essa junção de sílabas não sei de onde surgiu, mas é ridícula e não tem nada a ver com a identidade brasileira. Mais uma imposição, acredite quem quiser que foi resultado de votação...

    Beijo pra você!

    ResponderExcluir
  15. Putz, desconto de quase 50% nos ingressos pra quem tem bolsa esmola é o fim da picada!!
    Como que esse povo que é pobre pra trabalhar e comprar comida vai ter 171 reais pra assistir a copa???
    Só no Brasil mesmo...

    ResponderExcluir
  16. Brasil, mostra tua cara!

    Ouço críticas negativas a esse nome ridículo quase sempre. Tenho a mesma opinião... Não há nada de inteligente nele, nada de representativo, afinal quanta hipocrisia em mostrar Brasil um país ecológico...

    Achei super divertido quando comentou sobre a corneta hahaha esperemos a denominação monstruosa!

    Esses preços são um tapa na cara. E mais: eles selecionam o público. Apesar de tudo há sempre alguém tirando de onde não tem aquele dinheiro que vai fácil pro governo... Uma pena que seja dificílimo um boicote quando há pessoas dispostas a serem estorquidas, praticamente...

    ResponderExcluir
  17. Parabéns!!!! Espera um pouco..... Pronto. É que estava batendo palmas em pé! Puxa Tina, você tirou da minha garganta palavras que estavam incomodando!Obrigada... desejo que suas palavras alcancem longa distância!
    Mais uma vez, obrigada ...
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Tina Flor...agora sou eu...Camomila, pois Alecrim tb falou!
    Eu não estava por dentro, mas fiquei chocada com o nome. E quando vc falou sobre canarinho, me lembrou os bons tempos de infância onde a gente tinha aquele orgulho em ser canarinho e ver Zico, Falcão e Sócrates jogar. Hoje tb temos super craques, mas acho que ninguém vai querer ser chamado de Fuleco !!
    Como vc disse...e os turistas o que vão pensar...
    Acho mesmo que ninguem pensou!
    Beijos Tina Flor com aromas de laranjeira e cores de canarinho!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  19. Podia ser 'Tatu-bola'. Quer nome melhor que esse?
    Eu juro que queria encontrar pelo menos DEZ PESSOAS que gostou desse nome. Até agora só vejo reclamações. Afinal, essa Copa será só para os gringos mesmos. Tem muita dor de cabeça chegando por aí...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você Carol!
      O que tem de errado colocar tatu-bola? Seria o nome mais brasileiro possível, sem falar que já tem a ver com o futebol.
      Nem sou a favor de copa e muito menos de futebol, enquanto jogadores ganham milhões, o povo brasileiro ganha uma merreca e além disse nem pode se "divertir" em um estádio, pelo absurdo que é o valor do ingresso!!

      Fiquei revoltada também. Gostei da iniciativa de Tina.
      :)

      Excluir
  20. Tina

    Me encantei com o seu texto e desabafo. Você está coberta de razão.
    Outro dia a minha filha comentou justamente sobre a escolha desse nome nada criativo para o nosso tatu bola que está em extinção e disse: Antes fosse o TATU BOLA mesmo ou BOLOTA que não deixa de ser alusivo a bola de futebol.
    Além do mais nada vislumbro sobre a copa, quando aqui tem prioridades urgentes para resolver.

    Parabéns
    Um lindo dia para você
    Bjs.

    ResponderExcluir
  21. Amiga, amei sua reflexão...parabéns! Beijos,saudades! Roseli

    ResponderExcluir
  22. Tina, concordo com tudo que você escreveu, este nome é uma m...muito bom mesmo. Bjim.

    ResponderExcluir