26 de dezembro de 2012

Mensagem de final de ano

Final do ano é sinônimo de reflexão, planos para o ano seguinte, busca de símbolos, sentidos, amuletos, lista de desejos, preparação para o momento da virada, cores, deuses, santos, orixás, animais do horóscopo oriental, que irão reger o ano novinho que temos pela frente. Tom e som de: "Como será o amanhã? Responda quem puder".
E o ano de 2013 se iniciará em uma terça-feira dia da semana devotado a Santo Antonio, símbolo de desejos e práticas de paz e bem, pão para quem tem fome, cultura popular, menino Jesus nos braços. Dia da semana de Ogum, orixá da guerra (vale pontuar que guerras podem e devem ser travadas para o bem, sejam dentro de nós e/ou contra o que for ruim, sem armas ou violência), Ogum do progresso tecnológico (que também não significa alienação e sim ferramenta de apoio), orixá que representa a busca pelo sucesso, por mudar o que precisa ser mudado e que hajam então boas mudanças profissionais, pessoais, sociais.
2013 na astrologia chinesa será o ano da serpente, um ano dado à  reflexão, planejamento, busca de respostas. A dica é de ver onde se pisa e ser mais cauteloso (dica para toda vida e todos os dias creio eu). Uma ano como li nas pesquisas que fiz, para colocarmos cerca, nos protegermos.
Penso que cada ano independente de crença ou simbologias é invariavelmente feito de nossas escolhas lá atrás e do que os que estão a nossa volta escolheram e do que escolheremos aqui e ali adiante, nas muitas situações que se apresentarão. Anos são feitos de chegadas e partidas, despedidas, até logos, choros, sorrisos, abraços, puxar papos, sentir, provar, curtir, comentar, compartilhar sensações, sentimentos.
Anos são feitos de dias, de horas e em cada uma delas muitos minutos e muitas histórias, buscas, desleixos, trabalho, descanso, descobertas, confirmações, perdas, ganhos, conquistas, fé, medo, coragem e vida, a cada minuto mais um minuto de vida.
Que façamos bom uso de estar vivos nesses últimos dias do ano que se encerra e nos próximos 365 do ano novinho que nos aguarda, que 2013 seja azul.

13 comentários:

  1. Lindo e reflexivo teu post! Que tenhamos a sabedoria de viver cada dia com a tranquilidade para dar novo passo, em um novo dia e assim vamos passando os anos! beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Tina,
    Estou otimista que 2013 será um ano muito bom!
    Desejos que todo nós façamos um bom uso dele, um uso consciente.
    Um beijo querida!

    ResponderExcluir
  3. Que seja um amanhã de verdades simplicidades e muito muito amor,
    só o Amor transforma e rege de forma grandiosa o mundo,
    abraços e Feliz 2013

    ResponderExcluir
  4. Que lindo, Tina. Vc foi primorosa. Acertou na sensibilidade do texto, na pesquisa, no final. Adoro azul e amo hortênsias, uma das flores que escolhi para meu casamento. Um feliz 2013 para vc. Adoro Ano-Novo! Sinto o coração bater mais forte. É um recomeço,uma esperança. E isso é maravilhoso. Beijinho no coração especial que vc tem!

    ResponderExcluir
  5. Desejo a você minha amiga cotovia um 2013 recheado de coisinhas boas...que vc encontre muitas lindezas pelo seu caminho!
    Bjs e Chuvinhas de alpiste e girassol para dar sorte! :)

    ResponderExcluir
  6. Oi Tina!
    Como sempre, uma bela postagem. A anterior, tb está muito bonita.

    Que 2013 traga muita paz, amor, saúde e prosperidade!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Eu quero um 2013 azul...quero sim! Sem mudanças...apenas aconchego, amor e saúde!
    Adoro quando vc escreve...adoro como vc vai fundo na filosofia e palavras! Leria um livro seu em uma semana no máximo com certeza, sou um pouco devagar pra ler, oposta de Alecrim! hehehe!
    Quero desejar uma coisa em especial em 2013...
    No outro comentário já desejei muitas coisas para vc...agora eu desejo sabe o que?
    "Que a gente se encontre"!!! :-)
    Beijos nutellosos e cheios de agradecimento por ter na blogosfera encontrado você!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  8. Vou apenas te desejar um 2013 da cor das delicadas florzinhas que escolheste para ilustrar lindo texto.
    Beijo

    ResponderExcluir
  9. Oiii Tina!
    bela postagem, eu quero um 2013 de muita paz, harmonia e prosperidade, é que deseja pra vc tbem!

    Estou te seguindo, vem conhecer e seguir meu blog =D

    http://docelardaeli.blogspot.com.br/

    Bjoos, eli.

    ResponderExcluir
  10. Um ano a mais, e inevitavelmente um ano a menos...

    Estou introspecta, angustiada, tentando projetar o que vem, besteira pura rs

    não entendi o conselho sobre a cerca, proteção... fiquei mais angustiada rs
    Mas enfim, que seja bom, muito bom!

    Feliz 2013, Tina!

    bjs

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Tina.
    outro dia fiquei pensando: todo mundo ligado no fim do mundo,mas ninguém pensando na própria vida, o que dela foi feito e o que sobrará depois de tudo. Fazemos ano a ano um pequeno balanço mas ficamos só nos pesos e medidas, a mudança real das coisas demora a acontecer porque não colocamos empenho, principalmente no que mexe com o nosso interior, mudar atitudes, mudar pensamentos, mudar conceitos,enfim melhorar o nosso eu. Bem...aprendi que tudo tem seu tempo e a sua hora e cada um tem o seu, então é curtir paciência o que já é muito bom.
    Bem...que nosso 2013 seja muito bom e que ele traga boas energias para o nosso tempo tão conturbado.
    bjão
    Mari

    ResponderExcluir
  12. Tina, tão azuis quanto as "florzinhas" da foto da postagem que são reflexo do seu coração.
    Manoel

    ResponderExcluir
  13. adorei seu blog flor

    ResponderExcluir