28 de janeiro de 2013

Bençãos, símbolos e simbologias

Bênçãos de positividade, proteção, paz, bem, para uma pessoa, grupo, uma situação qualquer ou um objeto, pressupõe que se haja uma energia,  um efeito no mundo espiritual, de modo a afetar o mundo físico, fazendo com que o desejo se cumpra, independente das variações da fé de cada um.

Eu fiquei pensando na palavra benção e pesquisei a origem de seu nome a partir da busca de uma medalha para uma corrente que eu e meu marido demos a nosso filhos na ocasião da primeira comunhão dele no final do ano passado, com intenção de ser um símbolo de proteção a ser abençoado na celebração e que acompanhasse ele, representando a religião, a fé e a nossa família.

O desejo do pai era que fosse uma cruz, clássico como o estilo dos dois e eu me vi sem querer discordar e ao mesmo tempo na obrigação sincera de expressar meu sentimento contra ser o pingente uma cruz, ao meu ver, antes de refletir e expandir o meu olhar e conhecimento,  um símbolo pesado e referência de sofrimento. A aceitação e mudança de olhar se deu ao referenciar a cruz ao sinal da cruz, gesto que simboliza benção. Abençoar é bendizer e o sinal da cruz é um movimento, um forma de ritual executado com as mãos pela maioria das religiões cristãs.

Como curiosidades me fascinam, trouxe algumas para dividir com vocês. Existem por exemplo, duas formas de se traçar o sinal da cruz, uma seguida pelas Igrejas do Oriente e outra pelas Igrejas do Ocidente e é feito sobre si mesmo ou por representantes religiosos sobre uma pessoa ou várias ou sobre objetos como uma forma de bênção, como uma forma de oração, de purificação.

As pessoas fazem o sinal nas mais variadas ocasiões, conforme o costume de seu credo, cultura regional e também devoção e hábito particular, eu faço ao passar pela frente de igrejas, ao entrar em templos religiosos ou sagrados de alguma maneira, diante de imagens, ao acordar, antes de entrar no mar. Tem quem faça quando ouve algo absurdo, antes de empreender algo arriscado e por ai lá vai.

Somos batizados em nome da Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, por isso o sinal da cruz é uma profissão fé no mistério da Encarnação e da Redenção. Fazer um pequeno sinal da cruz com o polegar na testa e o conjunto de sinais na testa, boca e no peito chama-se Persignar-se. A cruz na testa simboliza bons, puros e nobres pensamentos, a cruz na boca é para nos livrar de falar maldades, mentiras e dos excesso da gula. A cruz no coração roga pela purificação dos sentimentos e regência divina, amor, proteção, equilíbrio.

Na Rússia os Antigos Crentes unem o polegar e o indicador para fazer o sinal, no Ocidente é usada a mão direita aberta, e os cinco dedos abertos representam as cinco chagas de Jesus, já no Oriente a mão é parcialmente fechada, e os dedos polegar, indicador e médio tocam-se nas pontas, simbolizando a Santíssima Trindade. Nas Igrejas Ortodoxas toca-se em sequência a testa, a região da cintura (simbolizando o ventre, o filho, o milagre da vida), o ombro direito e o ombro esquerdo.

Não podia encerrar de outra maneira que não fosse desejando uma abençoada semana!

Não podia deixar de vir editar o post já programado desde a sexta-feira por bençãos a Santa Maria, aos familiares, amigos, parentes de todos os envolvidos e a todas as cidades, lares, corações que estão sensibilizados com tanta dor.
Indignação, busca de punição, mudanças práticas e efetivas em segurança nos locais de pequenos e grandes eventos e treinamentos para minimizar as tragédias.
Luz sob todas as cruzes, cura sobre os leitos, força aos que ficaram.

8 comentários:

  1. obrigado flor
    te desejo serenidade,energias positivas, bençãos,
    dias de sol e risadas.
    a você e sua família.
    obrigado pelos links interessantes também

    baci

    ResponderExcluir
  2. Tem um texto - não sei se conhece - chamado as Três arvores e que conta de uma forma poética a origem da cruz e o que significa este simbolo pois que as pessoas sempre se lembram
    de Deus e de seu filho Jesus Cristo ao olharem para ela. O Google tem.

    ResponderExcluir
  3. Sua homenagem não poderia ser mais linda Tina ;)
    Situação triste né? Não tenho palavras...

    Beijos no seu coração amiga, abraço apertado!

    Nanda

    ResponderExcluir
  4. Bênçãos para os familiares, amigos com o coração tão triste.
    Gostei de saber dessas curiosidades e do lindo gesto de pai e mãe para com teu filhote amado!
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Um bom esclarecimento sobre o sinal da cruz.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Bem interessante!
    Para você e sua família, uma abençoada semana também!
    Beijos

    http://tuorganizas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Tina, muito interessante a sua postagem. Mostra a diferença entre adorar uma imagem e ter fé na proteção daquela imagem. Esclarece o significado do sinal da cruz e do persignar-se. Levanta uma curiosidade que muitos cristãos não conhecem. A diferença da liturgia cristã entre ocidente e oriente. Em São Paulo e algumas cidades do interior temos igrejas cristãs orientais (Maronitas, por exemplo) que podem ser visitadas e até obter esclarecimentos interessantes.
    Muito bacana a postagem, Tina.
    Um abraço para vocês
    Manoel

    ResponderExcluir
  8. Luto e mandando energias positivas aos familiarees.

    bjs :*
    Boa Semana ")

    ResponderExcluir