6 de janeiro de 2013

Bençãos dos Reis

Hoje é tradicionalmente o dia de guardar os enfeites de natal, dia de festejos populares em todo o mundo aos Reis magos. 
O evangelho de Mateus 2:1, os descreve como “homens que estudavam as estrelas”. O texto não menciona quantos eram, mas foram definidos como três por causa dos presentes que levaram: ouro, incenso ou olíbano e mirra, essa concepção surgiu no séc. VII d.C. Já a tradição oriental falava que eram doze.
Com relação aos nomes, Gaspar significa “Aquele que vai inspecionar”, Melquior “O Rei é minha luz” e Baltazar “Deus manifesta o Rei”. O termo Reis foi acrescentado mais tarde e foram assim nomeados pois antigas profecias diziam que reis prestariam homenagens ao Messias. Já o termo mago deriva do latim magus e do grego mágos e significa sábio e sacerdote da Pérsia. 
Os magos eram estudiosos da astrologia e astronomia e da grande  importância dessas duas ciências na época, surgiu o culto e a mística em torno da Estrela de Belém, associada ao nascimento de Jesus, assim como outras histórias de estrelas em movimento foram associadas a presságios de morte ou nascimento de grandes homens, como o cometa associado ao assassinato de Júlio César em 44 a.C. e não por acaso, 6 de janeiro é o dia em que comemora-se o Dia do Astrólogo.
Na tradição católica, após os festejos do nascimento de Jesus Cristo no dia 25 de dezembro, comemora-se a data da visitação dos Reis Magos ao rebento no dia 6 de janeiro. Em alguns países de origem latina, especialmente aqueles cuja cultura tem origem espanhola, há mais importância e comemorações no dia de Reis do que na noite de Natal.
O Terno de Reis, ou Folia de Reis por exemplo é um festejo de origem portuguesa  tradicional em muitas regiões do Brasil, como aqui na Bahia, em São Paulo, Minas, Espírito Santo, Goiás, Rio de Janeiro, Santa Catarina, dentre outros. No estado do Rio, grupos realizam folias até o dia 20 de Janeiro, dia de São Sebastião e padroeiro do Estado. 
Na comemoração do Terno de Reis grupos de músicos vão de casa em casa, desde o início da noite até o amanhecer, cantando a história dos três Reis magos e segundo a cultura popular quem recebe o Terno de Reis em sua casa é abençoado.
Bençãos dos reis, dos astros, do menino Jesus e de todas as fontes de energia positiva para todos nós.

8 comentários:

  1. Que todas as bençãos sejam dadas e bem recebidas com o coração! beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. um ótimo ano amiga, mais 365 dias de realizações de sonhos, otima semana, grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Adorei saber mais sobre este dia...sabia que era dia de tirar os enfeites de Natal, mas não sabia exatamente qual que era o restante da história! tudo de bom para ti...beijos e bom início de semana!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Tina, fascinante! Amo saber essa história, não enjoo nunca, aliás tem um filme tão bonito, tão bonito que conheci como: " O Quarto Mago". Fazíamos sessões em casa para o povo assistir. Alugávamos numa locadora. Já pesquisei no Google, achei algum dado, mas eu queria comprar. Lindo demais! O que você fala que não se sabe quantos eram é porque foram tirados da sabedoria popular e dos evangelhos apócrifos! Na Alemanha tem até a Igreja deles. Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. Minha querida Tina,

    Dei uma sumida por causa de uma bursite chata, mas hoje resolvi fazer algumas visitas aos amigos e ignorar a dorzinha.
    Adorei a sua postagem, sempre fui fascinada por estas histórias e por toda a simbologia que as acompanham...folia de Reis sempre adorei, mas por aqui não as há...infelizmente, pois é uma tradição muito rica.

    Que Deus te abençôe e proteja, amiga.
    Bjssss.
    ,
    Leninha(:

    ResponderExcluir
  6. Tina, ótima explicação amanhã vou ler com o Pedrinho!
    Bjs
    Amara

    ResponderExcluir
  7. Oi Tina,
    muito legal né! ontem guardamos nossos enfeites de natal, fiz um post no blog mostrando... agora vamos vivenciar a cada dia desse novo ano com todo amor que reservamos nessa época linda do natal!

    Bjoos, eli.

    ResponderExcluir
  8. É mesmo, foi ontem. Era dia de desmontar a árvore de Natal, né? Que preguiça de fazer isso!

    ResponderExcluir