19 de janeiro de 2013

Li a pouco uma matéria sobre a sanção pelo governador do Rio de Janeiro, de uma lei que institui o "Programa de Resgate de Valores Morais, Sociais, Éticos e Espirituais" em todo o Estado e não resisti em publicar, divulgar e registrar minha admiração e desejo da sanção dessa lei aqui na Bahia e em todo o território nacional.
Conversávamos dia desses aqui em casa da extinção arbitrária, na nossa opinião, das disciplinas : EMC (Educação Moral e cívica) e OSPB (Organização social e política do Brasil), constantes no currículo das escolas.
O projeto desse programa sancionado no Rio, foi proposto pela ex-atriz global e atual deputada estadual Myrian Rios e foi apresentado e defendido por ela em junho de 2011, dentre outras argumentações, com a seguinte citação:
"Infelizmente, a sociedade de uma maneira geral vem cada dia mais se desvencilhando dos valores morais, sociais, éticos e espirituais e estes valores são de extrema importância para que nossa sociedade caminhe para o crescimento".
Eu assino embaixo!
O projeto pelo que pesquisei abrange diversas áreas e tenho esperança que seja colocado em prática, levado a sério, que seja transformador pois visa fortalecer as relações humanas, a  valorização da família, a seriedade e compromisso das escolas, das comunidades, do indivíduo e do poder público como os valores morais, éticos, religiosos, pessoais e coletivos.
Segue trecho do artigo 1º da lei:
"O programa deverá envolver diretamente a comunidade escolar, a família, lideranças comunitárias, empresas públicas e privadas, meios de comunicação, autoridades locais e estaduais e as organizações não governamentais e comunidades religiosas, por meio de atividades culturais, esportivas, literárias, mídia, entre outras, que visem a reflexão sobre a necessidade da revisão sobre os valores morais, sociais, éticos e espirituais."
Minha torcida e aplausos!

5 comentários:

  1. Uma sociedade que respeita e alimenta valores morais, éticos, sociais e espirituais, propicia uma convivência harmoniosa. Tenho, porém, que esses valores nos são entregues, principalmente, no lar e na escola. E os carregamos por toda a vida.
    Obrigada por me ter adicionado ao google + .
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Tina, também assino embaixo. Conheço a Miriam Rios daqui da Canção Nova. Ela é muito eficiente na aplicação de suas idéias.
    Tomara que o estado de São Paulo também fique sensibilizado com isso.
    Esse projeto vai melhorar muito a relação entre as pessoas e deve reduzir a violência, drogas, ..., e outros.
    Muito legal a sua iniciativa, Tina. Também vou agitar em cima dessa idéia.
    Um abração para vocês aí
    Manoel

    ResponderExcluir
  3. Minha torcida, e aplausos também. O Brasil (leia-se os brasileiros) tem que caminhar mais rápido na conquista de um país mais sério, um país de valores, de respeito ao indivíduo, e repulsa à corrupção, ignorância, e pobreza.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Tina Flor! Que o projeto dê certo! Eu tinha essas matérias e me lembro delas na escola, sempre gostei...adoro uma palestra um Café Filosófico como se diz!
    Parabéns por abordar o tema!
    Beijos, nutellas com aroma de pãozinho fresco da sua casa!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  5. Tina,
    Esse projeto é muito legal tomara que seja colocado em prática!
    Minha torcida também!
    E para você minha linda aplausos por essa bela postagem!!Bjos
    Amara

    ResponderExcluir