22 de janeiro de 2013

Luz, câmera, ação

Martha Medeiros escreveu o que segue, ao comentar sobre o novo programa da GNT, dirigido por Selton Mello, chamado Seção de Terapia, gosto muito dos 3: Martha, Selton e GNT. Muitos do que eles escrevem, falam, transmitem, parece ler meus pensamentos, traduzir minhas opiniões e indagações, assim como, o que eu escrevo, parece ler os pensamentos alheio por muitas vezes e isso é fascinante.

"Analisar-se é aprender a narrar a si mesmo. Parece fácil, mas muitas pessoas não conseguem falar de si, não sabem dizer o que sentem. Para mim não é tão difícil, já que escrever ajuda muito no exercício de expor-se. Quem escreve está sempre se delatando, seja de forma direta ou camuflada. E como temos inquietações parecidas, os leitores se identificam: “Parece que você lê meus pensamentos”. Não raro, eles levam textos de seus autores preferidos para as consultas com o analista, a fim de que aqueles escritos ajudem a elaborar sua própria narrativa.
Meus pensamentos também são provocados por diversos outros escritores, e ainda por músicos, jornalistas, cineastas. Esse intercâmbio de palavras e sentimentos ajuda de maneira significativa na nossa própria narração interna. Escutando o outro, lendo o outro, se emocionando com o outro, vamos escrevendo vários capítulos da nossa própria história."

Sinto que faço análise ao escrever e me delatar, retratar e indagar e isso se estende ao que leio, assisto, ouço e por isso defendo muito por aqui a seleção de leituras, músicas, filmes, assuntos, valores que colocamos em nossas vidas, para que a narração seja da melhor qualidade possível e as cenas dos próximos capítulos sejam sempre dignas de óscar.

14 comentários:

  1. Amo a Martha, o Selton, GNT, Sessão de Terapia e a Tina flor da Bahia!
    Bjs cotovia! :)

    ResponderExcluir
  2. Blogs são divãs! Para as alegrias e para os momentos não tão bons.
    Escrever, ler, opinar.
    Oscar para nós blogueiros! Adorei!
    beijo

    ResponderExcluir
  3. Olá Tina

    Fantástica reflexão da Marta Medeiros. Ela é fantástica.

    Faça sua inscrição para o sorteio, caso ainda não esteja participando.

    Uma ótima 3º feira para vc...

    AMIGA da MODA by Kinha

    ResponderExcluir
  4. tbm amo Martha Medeiros..
    Adorei o texto..


    bjs
    Boa semaninha ")

    ResponderExcluir
  5. Eu também gosto bastante dos escritos de Martha Medeiros, ela sempre tem um texto, trecho ou frase que traduz nossos pensamentos e sentimentos.

    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Ótima reflexão! Eu confesso que eu tenho dificuldades de falar de mim e, principalmente do que eu sinto. Eu me bagunço dentro da minha mente bagunçada.

    Beijo Charmoso :*

    ResponderExcluir
  7. Tina querida, o trio realmente é maravilhoso.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  8. Bela escolha, beijo Lisette.

    ResponderExcluir
  9. Adoro todos eles e também é muito bom passar por aqui...também acho que muitas vezes você lê meu pensamento...penso, nossa, escreveu para mim...beijos e até mais!

    ResponderExcluir
  10. Perfeito. Martha Medeiros é Martha Medeiros, né!!
    Parabéns pela escolha na postagem!!
    Bjns
    :)

    ResponderExcluir
  11. Gosto muito deles 3, Martha é ótima. E você é demais!Adoro!!
    Amara

    ResponderExcluir
  12. Gostei muito do que vi !
    Muito difícil encontrar espaços bacanas como este :_)

    Deixo o meu aqui caso queira dar uma olhada, seguir...

    http://bolgdoano.blogspot.com.br/

    Agradeço desde já !

    ResponderExcluir
  13. Olá Tina que saudade daqui, dos escritos, de suas reflexões, dos textos maravilhosos que você compartilha... estive um período ausente da blogosfera, necessitei entrar em repouso absoluto. Mas, estou de volta renovada e já ganho de presente um texto maravilhoso desses.
    Sou defensora fiel da escrita... quando escrevo parece que minha alma sai na ponta do lápis. Gosto mais de escrever do que falar, solto minhas ideias e pensamentos, sou eu mesma. Sem medo de falar e ser mal interpretada. As palavras são meu mundo.

    Beijo carinhoso!
    Uma quarta-feira de muita paz...
    Lorena Viana

    ResponderExcluir
  14. Tina, que postagem legal! Eu nunca tinha pensado nisso, apesar de ter uma certa tendência de ler coisas de pessoas com as quais me identifico. Muito bem colocada essa postagem. Tudo verdade!
    Abraços prá vocês
    Manoel

    ResponderExcluir