2 de janeiro de 2013

Palavras, pensamentos e poderes

Seguem trechos de um texto de Luiz Marins, antropólogo, professor e consultor de empresas no Brasil e no exterior:

“Sei que para muitos pode parecer uma grande bobagem, mas a palavra, principalmente as palavras que repetimos constantemente, tem um poder incrível para nossa motivação e nosso sucesso.

Quando repetimos muito uma afirmação, essa imagem criada pelas palavras que dizemos vai formando em nossa mente as condições de motivação para que aquilo que afirmamos se torne realidade. Isso acontece porque agimos de acordo com o que acreditamos, com o que afirmamos, com o que repetimos constantemente. A repetição e a imaginação são duas forças mentais poderosas que recebemos do Criador com exclusividade e precisamos aprender a utilizá-las em nosso benefício.

Preste atenção e verá que todas as religiões utilizam essa força. Os católicos recitam o Rosário ou um terço do Rosário, repetindo 50 vezes a Ave Maria. Os orientais se utilizam de mantras que são repetidos incessantemente para entrar em estado de relaxamento e meditação. O homem primitivo quando, na noite anterior à caçada, fazia a dança da caça, repetia incessantemente que iria caçar aquele animal e mesmo desenhava o animal em suas cavernas, acreditando já tê-lo caçado.

Tudo isso não acontece à toa ou porque todos sejam loucos ou ingênuos. O homem primitivo e a sabedoria dos antigos já utilizava o que hoje se observa pela ciência. A medicina moderna afirma com toda a segurança que pessoas que repetem pela oração seus pedidos de cura (e acreditam no que estão pedindo e dizendo) e já se imaginam curadas, agradecendo antecipadamente a cura, têm uma possibilidade de recuperação muito superior aos que não acreditam, não rezam, não se imaginam curadas.”

Palavras e pensamentos com adornos de esperança e bondade, toques de sutileza, carinho, resumo ou detalhamento, dependendo da ocasião, pessoa, lugar, intenção, se valendo sempre da sabedoria e certeza de que tanto as palavras, quanto os pensamentos tem poderes.

14 comentários:

  1. Olá Tina,
    muito legal as partes escolhidas do texto.
    Infelizmente muitas vezes usamos o poder das palavras de uma forma bastante negativa mesmo,
    sem pensar que isso acarreta sim em consequências em nossa vida.
    Que 2013 seja um ano aonde acreditemos e digamos a alto e bom som: somos capazes, conseguiremos alcançar nossas metas.

    Um beijo,
    um feliz 2013!
    Jhosy
    http://meninamsicaeflor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Lindos e acertados trechos,Tina! Realmente as palavras tem poderes e pensamentos idem. Que os tenhamos sempre bons, fortes e que as coisas boas pensadas ou faladas ,se concretizem! beijos,chica

    ResponderExcluir
  3. Tina, valeu!!! Muito lindo e eu bem mais velha fui descobrindo sozinha, após assistir a um filme chinês, maravilhoso, o poder da recitação. Ao assistir ao filme, clareou toda a minha compreensão. E eu como professora, usava tanto desse artifício e nem me atinava, era mecânico! Após o filme, tudo foi se esclarecendo, inclusive minha bronca em rezar o terço( que eu não rezava) e hoje ele me dá prazer e o rezo diariamente. Beijos! Feliz Ano Novo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom fazer essas descobertas, cedo ou tarde e descobrir o efeito do que muitas vezes fazemos mecanicamente, são ferramentas que podemos usar a nosso favor e usando conscientemente, com crença, conhecimento, objetivos individuais ou coletivos e td fica mais fácil, leve, ganha outro valor e dimensão.

      Bom te ter por aqui :)

      PS: Diz ai pra gente o nome desse filme.
      FELIZ 2013

      Excluir
    2. Recebi a indicação de Maria Luiza por e-mail e trouxe para compartilhar:
      "O caminho de volta" é o nome do filme

      Excluir
    3. Tina, valeu a dica. Eu estava esperando que a Maria Luiza a atendesse e eu pegaria carona na dica, mas você "sintonizou" as necessidades e compartilhou.
      As ondas funcionam mesmo!
      Um abraço prá vocês
      Manoel

      Excluir
  4. Querida Tina, obrigada pelo carinho, texto delicioso! Feliz2013! Bjsss,

    ResponderExcluir
  5. Querida amiga

    Desejo que o Ano Novo
    se transforme em tua vida
    em Dia Novo,
    para que em todo anoitecer
    existam fogos de artifício
    para colorir os céus do teu olhar
    das mais singelas alegrias,
    e a cada amanhecer
    existam sonhos simples
    para dar novos sentidos
    a tua vida.

    Aluísio Cavalcante Jr.

    ResponderExcluir
  6. Sejam palavras faladas, digitadas, pensadas... podemos fazer delas um jardim.
    Beijo

    ResponderExcluir
  7. OLá, Tina, feliz 2013 para você. Acredito, sim, nos pensamentos positivos. Não há nada que não podemos fazer, desde que acreditemos que possamos fazer! Beijo carinhoso!

    ResponderExcluir
  8. Passando para te deixar aquele abraço apertado para iniciarmos 2013 com o pé direito!
    bjs passarinha!!! :)

    ResponderExcluir
  9. Eu acredito na força do pensamento e das palavras, tanto para o bem quanto para o mal!
    Bjoks

    ResponderExcluir
  10. Tina, eu já tinha uma certa informação sobre isso e acredito nesse poder. O que temos que tomar muito cuidado é com o inverso da situação. Se você ficar toda hora dizendo para seu filho que ele não serve para nada, com certeza isso contribuirá para o seu fracasso.
    Muito interessante isso e é de simples aplicação. Tem que ter fé no que se diz.
    Um abração
    Manoel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com ctza Manoel, tem até uma parte do texto que fala sobre isso.

      Li uma frase hj por ai, que resume bem isso:
      "Corrigir ajuda; encorajar, ajuda ainda mais."

      Excluir