18 de janeiro de 2013

A pé e com fé


 


Ontem foi dia de lavar a escadaria da Igreja do Senhor do Bonfim, dia de culto ecumênico para iniciar a comemoração, retratar e representar a mistura de credos e o respeito a pluralidade cultural da Bahia.
Dia de caminhar da Basílica de Conceição da praia até a Colina Sagrada, como em toda segunda quinta-feira após o dia de Reis. São 8km que fazemos sem pressa, sem reclamar da distância, do calor, da sede, uma caminhada de fé, oração, com muitas baianas caracterizadas, água de cheiro levada em vasos com flores em torços na cabeça, ou abraçados como se não pesassem, aroma de alfazema, tambores, atabaques, timbais, pandeiros, bandas de sopro, cantos soltos, colares de contas com figas nas costas, filhos de Gandhi, filhos da Bahia e de vários lugares do Brasil e do mundo. Todos juntos, caminhando e cantando e seguindo a canção, a emoção, a devoção.
Uma multidão, um tapete humano visto do pé da ladeira, muitas cores misturadas, mas juntos parecem que todos estão vestidos de branco e azul, por fora e por dentro, bonito de se ver, emocionante de participar e bom demais receber toda a energia que circula no ar.

12 comentários:

  1. Televisão me trouxe ontem os cheiros, os pés caminhantes e o encanto da Bahia ecumênica, onde todos são iguais nas suas diferenças.
    Cheiros, aromas pelos cantos da casa pelos cantos da alma.
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Amiga, morro de vontade de ir aí...
    Toda minha família é daí..
    e eu visitei a Bahia, qdo tinha 4 anos de idade.. não lmebro mais de nada..]
    qro voltar!!


    Beijinhos :*
    Boa Sexta-Feira ")

    ResponderExcluir
  3. Lembro bem da primeira vez que participei destas festas em Salvador porque foi emocionante. É a verdadeira fusão de todas as religiões, de todos os credos.

    ResponderExcluir
  4. Nunca participei dessa festividade, mas acredito e respeito todas as religiões. Deve ser emocionante.
    Big Beijos e bom fds.

    ResponderExcluir
  5. Oi Tina, muito bom o post, gostei, muito bonito.
    Tenha um ótimo fds, beijos.

    ResponderExcluir
  6. Acho lindo isso!!Deve ser o máximo estra lá! beijos praianos,chica

    ResponderExcluir
  7. Que legal Tina! Adoraria estar aí com minha câmera!!!
    Realmente a energia deve ser diferente...e fica no ar como o perfume!
    Beijos e aromas passarinha laranja!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  8. Tina, eu nem chararia isso de cultura popular e sim de fé popular. Não é maravilhoso toda a comunidade louvando o seu ser superior. Se todos, sem excessão, participassem disso com fé incondicional, com certeza o céu já estaria chegando aqui.
    Linda sua postagem, amiga passarinha.
    Abração para vocês
    Manoel

    ResponderExcluir
  9. Oi Tina,
    Obrigada por me visitar no blog.
    Já segui o seu conselho e retirei a verificação.
    Ainda não conheço a Bahia mas tenho muita vontade,deve ser lindo!
    Já estou seguindo o seu blog.
    Beijos Nina

    ResponderExcluir
  10. Tina, que lindo, ai que vontade de ir a Bahia.
    Desculpe a nossa ausência tivemos alguns probleminhas!
    Com carinho,
    Pedro e Amara

    ResponderExcluir
  11. Bom, se o dia em que eu for na Bahia, não for dia de lavar a escadaria, vou vestir-me de baiana e lavar assim mesmo! Será que tem algum problema? :)

    ResponderExcluir