27 de fevereiro de 2013

"Aprendi junto com ensinar"
Dia desses ouvi essa frase e adorei
Foi dita por Ricardo Salém, um arquiteto
Acontece muito isso, ao darmos um conselho por exemplo ou ao ensinarmos algo, se estivermos abertos, atentos, aprendemos junto com ensinar ou as vezes aprendemos assim que falamos, por perceber ser o certo e não praticarmos.
Através do blog tenho feito muito isso e trazido essa experiência para minha vida. Ensinamentos e aprendizados, dois caminhos em um.
É muito bom que tenhamos essa percepção, esse aproveitamento e é interessante que com o ato voluntário de praticar e entender, se torne involuntária essa via de mão dupla.
Caminhemos sempre com humildade, gratidão, empatia, respeito, sutileza, sabedoria de aprender junto com ensinar.

15 comentários:

  1. Aprendizado é viver. Quando conseguimos esse caminho de ensinamento e aprendizagem acredito que a vida possa fluir com leveza.
    Um dia cheio de percepções para nosso viver.
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Oiiii Tina,
    com certeza apredemos ensinando, no nosso dia-a-dia vivemos uma troca de aprendizagem, a medida que nós nos doamos recebemos da outra pessoa também algo importante para nós, que possamos viver todo dia dando o melhor de nós e com certeza o retorno será melhor ainda!

    Obg por seu carinho no meu blog ♥
    Doce dia,
    bjoos, eli.

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente... Estamos sempre aprendendo pela vida e ao ensinar, revemos tudo e sempre aprendemos mais um pouquinho com a partilha! beijos,lindo dia!chica

    ResponderExcluir
  4. Bom dia!

    Tenho irmãs professoras e sempre ouvi essa frase delas. É interessante que eu tbém sinto que tenho aprendido com o blog. Acho querida Tina que a cada experiência nessa Vida, se tivermos uma atitude aberta, receptiva, se tivermos generosidade, empatia e paciência, essa via de mão dupla estará preente em nossas Vidas.

    Gostei muito desse seu texto.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia florzinha!

    Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.
    Cora Coralina

    Bitoca!

    ResponderExcluir
  6. Verdade verdadeira!
    bjs passarinha-amiga-professora-flor :)

    ResponderExcluir
  7. O ser nunca se completa: à medida que se ensina, se aprende e vice-versa...É mesmo um processo, ambos se dão, em qualquer momento...do início ao fim...da vida.
    Um beijo, Tina.

    ResponderExcluir
  8. Viver é um grande aprendizado né Tina? Quando ensinamos, aprendemos. Quando doamos, recebemos e assim por diante ;)
    Post lindo! Tenho aprendido muito com vc ;)

    Beijos e uma linda e colorida tarde!

    Nanda

    ResponderExcluir
  9. Viver é aprender, ensinar, aprender, ensinar... em um circulo vicioso que nos faz crescer.

    ResponderExcluir
  10. Tina, viver é aprender, acho que quem pensa assim é até mais feliz!

    Muito bom, o texto, como sempre!

    Gostei da ideia dos marcadores de texto ;-)

    bjs

    ResponderExcluir
  11. ÔOOO... Parecem Cacá e Bubu! Sabe, ser mãe de gêmeas é uma desafio diário. Contar até três é pouco. Conto até 10 para não perder a paciência. Elas são amigas, mas são também as melhores concorrentes. Disputam tudo o tempo todo. Atenção para quem vai ter primeiro a minha atenção no dever de casa, por exemplo. Lá em casa impera o revezamento. Fala se não é um aprendizado lidar com tanta carência duplicada? Dois beijinhos gêmeos pra vc!

    ResponderExcluir
  12. Tina, essa postagem é o resumo do Aprendi ensinando. Quantos conselhos eu comecei dar e percebi que serviam muito mais para mim do que para a "platéia". Quantas vezes a gente está vestido da máscara do faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço. Isso acontece sem maldade e eu até acho que quando vamos aconselhar alguém e aquilo acaba servindo para a gente, é o "dedinho"de Deus que coloca o discurso em nossa mente e depois pergunta: Entendeu, meu filho?
    Então faça!
    Um abraço
    Manoel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei essa sua transcrição da ação divina.
      Penso que seja EXATAMENTE assim :)

      Excluir
    2. Tina, problemas e soluções de "sintonia", rs...rs.
      Linda sexta-feira prá você.
      :)

      Excluir