14 de fevereiro de 2013


Essa ilustração é do livro infantil Pedro e Tina
Que bem podia se chamar Paulo e Tina
Ontem programei duas postagens, uma para hoje e outra para amanhã e para minha surpresa as duas estavam publicadas hoje mesmo. Para completar, lembrei que hoje é o dia de São Valentim e não consegui deixar passar em branco.
O bispo Valentim contra as ordens do império que em sua época havia proibido o casamento durante as guerras, pois acreditava que os solteiros combatiam melhor, continuou celebrando casamentos secretamente, apesar da proibição do imperador. A prática foi descoberta, o bispo foi condenado à morte e considerado mártir pela Igreja Católica.
A data de sua morte, 14 de fevereiro, além de ser o dia dos namorados, marca a véspera das festas anuais celebradas na Roma antiga em honra de Juno (deusa do matrimônio).
Na Idade Média, dizia-se que nesse mesmo dia era o primeiro dia de acasalamento dos pássaros e os enamorados usavam esta ocasião para deixar mensagens de amor na soleira da porta de seus amores. Adorei essa história!
No século XVII, ingleses e franceses passaram a celebrar o Dia de São Valentim e um século depois nos Estados Unidos, a data tornou-se o The Valentine's Day.
No Brasil o dia dos namorados é comemorado em 12 de junho por ser a véspera do dia de Santo António, santo casamenteiro e muito popular por aqui.
"É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã, porque se você parar para pensar, na verdade não há", bem disse Renato Russo.
Ao meu amor, meu amor de sempre e novo a cada dia, nossas lembranças, lembrança dos nossos dias dos namorados, presentes, cartões, declarações, planos, passeios. "A paixão nos abre caminhos e o amor nos leva para casa",  definiu Cáh Morandi. Meus caminhos estão abertos e cá estou.

8 comentários:

  1. Os meus também estão abertos e vamos festejar o amor sempre, seja no dia de lá ou no daqui. Afinal, todo dia vale!! beijos,chica

    Linda imagem!

    ResponderExcluir
  2. Original, surpreendente a tua declaração de um lindo amor.
    Pedro e Tina ou Paulo e Tina... a ilustração é feliz, como deve ser o amor. ( esse é um de nossos livros prediletos )
    Acasalamentos, pássaros, soleiras de porta... gostei demais desse 14 de fevereiro aqui!
    ( também programei postagem e até agora nada, o blogger deve está comemorando! )
    Bj

    ResponderExcluir
  3. Happy Valentine's Day!

    Beijo Charmoso :*
    Ótima semaninha curta!

    ResponderExcluir
  4. Celebrar o amor é preciso, pois até o Blogger está, não, tina? Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi Tina.
    passando para conhecer seu cantinho e me encantando, adorei conhecer a história de são Valentin, já sou seguidora, vem tomar um café comigo, vou adorar sua visita.
    Bjs.
    Silvia.

    ResponderExcluir
  6. Tina, nossa! Que postagem bacana. Aprendi muito com tudo isso e achei muito legal a declaração de amor educativa. Valeu!
    Manoel

    ResponderExcluir
  7. Tina, belíssima post! Adoro, fico encantada com suas postagens
    A história desse livro e as ilustrações são um encanto! Amei!!!
    bjos
    Pedro e Amara

    ResponderExcluir
  8. Nossa, não era de meu conhecimento essas informações! Que interessante, Tina. Muito bom mesmo!
    Tudo o que eu sabia era da data comemorada nos EUA. Vivendo e aprendendo, não?
    Abração.

    ResponderExcluir