6 de fevereiro de 2013

Eu ouço rádio e vc?

Estou viajando nas ondas do rádio desde ontem com um comentário de meu filho sobre os aparelhos musicais. Ele disse que antigamente usávamos os rádios, toca-fitas e cd´s portáteis com fones de ouvidos miúdos, hoje usa-se os MP4, 5, 6, 7... cada dia mais micros, com fones de ouvido gigantes, como tem que esteja usando fones com fios tipo de telefone antigo nos celulares e outras excentricidades.
Meu avó ouvia radinho a pilha, na AM, na Rádio Sociedade, ele teve vários e amaria essa novidade de pilhas que se recarregam, ele era da época das amarelinhas.

Para mim o legal de ouvir radio está nas musicas que vem de surpresa, nas que saem do fundo do baú, nas novas composições dos cantores que gostamos e em ouvir o horóscopo do dia e sentir aquela sensação de sorte quando você sintoniza bem na hora do seu, em ouvir previsão do tempo, notícias, a hora quando você desconsiderando ela bem ali no painel do carro, no celular, no relógio em seu pulso e se da por conta ao ouvir no rádio que está atrasado ou que ainda da tempo de passar ali.
Outra coisa legal de ouvir rádio são as vinhetas das emissoras, duvido que alguém não saiba pelo menos uma. No rádio também tem alguns programas legais, ótimos para quem  está dirigindo se distrai e informar, bom para quem está com dor nas vistas e não quer ver tv, eu ouça rádio pela Sky, Bom também para quem não gosta de ler e gosta de notícias, informação e reflexões. Gosto muito do Programa Caminhos alternativos da rádio CBN, que é nacional e do Deixe o Coração Mandar, aqui da Metrópole FM Salvador. A Globo FM é minha rádio preferida, também ouço muito a Jovem Pan e Multishow.
Lembrei enquanto escrevia o post da época em que fiz vestibular e o resultado com os nomes dos aprovados era falado no rádio, as vezes altas horas da noite, nome por nome. Emocionante!

20 comentários:

  1. Tina, bom dia!
    Não tenho o hábito de ouvir rádio, mas gosto. Sempre que estou na casa de minha mãe escuto com ela. Quanto às vinhetas, sim, sei de mais de uma! Coisa de quando era criança e meu pai ouvia rádio sem parar! Sabia cantar os gingles, as vinhetas, as frases ditas pelos locutores mais famosos! Eita, tempo bom!
    Beijo, minha linda!

    ResponderExcluir
  2. oi Tina, bom dia! eu cresci ouvindo radio. Em nossa casa ele era ligado logo cedo e ficava o dia inteiro falando e cantando.
    Minha avó ouvia novelas radiofonicas (antiga eu???).
    Hoje estou sem um radio sequer ma cozinha. O meu quebrou e como era descartável foi para o lixo, mesmo!
    Mas eu gosto de ouvir noticias, fica cravado na CBN, o dia todo.
    Gosto de programas de entrevista e informações gerais, portanto a CBN é um prato cheio.
    No carro ou ouço a CBN ou coloco um CD com musicas selecionadas, que minha filha gravou para mim, dos anos 60/70. Amo!!!
    Tem Ray Coniff, Beatles, Ivan Lins, Elis Regina, Elvis, e por aí vai.
    Canto junto, bem alto. Qualquer dia passo um "carão" no transito, mas eu nao ligo.
    Um beijo querida, adorei seu assunto de hoje.

    ResponderExcluir
  3. Meu rádio é uma novela... radiofônica mesmo.
    Mas sabe, vou te responder fazendo um post e depois te aviso.
    Tá muito difícil aqui ouvir rádio.
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Oiee Tina,
    eu gosto de rádio, quase sempre ouço quando estou arrumando a casa, geralmente programas com musicas mais pop rsrs e tbm ouço o programa do Padre Reginaldo, que gosto muito, conhece?

    Doce dia,
    bjoos, eli.

    ResponderExcluir
  5. Eu ouço todos os dias cedinho.Me enfronho das notícias...beijos,chica

    ResponderExcluir
  6. Oi Tina, eu adoro ouvir rádio, ele faz parte da minha infãncia! Lembro de algumas vinhetas que marcaram meus tempos de criança, como da rádio Caiçara e da rádio Tupanci, de pelotas. Hoje, eu ouço rádio no aparelho de som em casa ou no som do carro, e estou sempre ligada nas rádios Jovem Pan, Itapema ou Pop Rock, e curto muito os programas que tocam músicas dos anos 80!

    Beijinhos!!♥

    ResponderExcluir
  7. Tina aqui em casa e na minha família continuamos com o hábito de ouvir rádio. Aqui em casa é indispensável o rádio pela manhã. Também adoro esse mistério que o rádio traz, sem músicas selecionadas para escultamos e sim vários estilos.

    Beijinho afetuoso!
    Maravilhoso dia.
    Lorena Viana

    ResponderExcluir
  8. Gosto de rádio e vez por outra estou ouvido.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Menina, não só ouço rádio como tb já ouvi os de pilha...
    Mesmo com o celular, sintonizo no rádio, gosto de ouvir os rocks da 89 e da kiss fm e nada melhor que a surpresa do que virá.

    Um abração.

    ResponderExcluir
  10. Tina, estou curioso pelo post da Ana Paula!

    Eu estou comentando e ouvindo a Rádio Globo AM do Rio de Janeiro. Pega perfeitamente aqui em Taubaté.
    Gosto de ouvir rádio (sempre AM) em função da variedade de programas. Ouço muito a Jovem Pan (esposa do Jovem Pão, rs - Invenção minha, kkk), a Globo, a CBN, a Gaúcha de Porto Alegre, a Bandeirantes, ..., e outras mais em ondas curtas. Muitas vezes no meu quintal, à noite e olhando para a lua, pego em ondas curtas as conversas de Rádio Amadores (utilidade pública). Eu gosto muito mais do rádio do que da Tv. Aprendi com meu pai.
    Meu rádio tem 8 faixas de onda, FM (quase não ouço), não é estéreo e trabalha com 6 pilhas grandes e eletricidade.
    Adorei a idéia de seu filho para inspirar essa postagem. Valeu Tina.

    ResponderExcluir
  11. nao posso ouvir rádio pois a placa de som do Pc bifou
    kis .=)

    ResponderExcluir
  12. Quase não ouço rádio, mas quando era criança acordava com o som do radinho amarelo de minha mãe e foi nesse radio que aprendi com ela a gostar de samba, toda vez que passava Clara Nunes ou Beth carvalho ela aumentava o som e cantávamos juntas. Quando começava....
    Iansã, Cadê Ogum?
    Foi pro mar!
    Mas Iansã, Cadê Ogum?
    Foi pro mar!
    Cantávamos como duas malucas kkkkkk, foi bom lembrar disso!
    Na adolescência jurava pras minhas amigas que nunca na vida ouvia “detalhes da minha vida” que passa numa radio. Era historias de amores com drama e tudo mais.... era brega, mas eu ouvia!
    Adorei o post!

    Beijos florzinha!

    ResponderExcluir
  13. Tina, eu ouço FM o dia todo, mas é um hábito que adquiri nos últimos 2 anos (quando morava no interior, não aguentava as rádios péssimas, preferia fazer minhas seleções de música mesmo do que passar raiva, kkkkkkkkkkk)
    Ouço a CBN enquanto estiver no carro, mas não gosto da regional por que só toca sangue. Em casa ouço a Antenna 1 (italiana) pela internet. É bem melhor que a brasileira por que não tem as montagens estúpidas que a daqui tem e quase não passam comerciais.
    O problema é o preju: toda vez que passa uma música que gosto, acabo comprando a faixa, mas, por outro lado, não compro CDs há tanto tempo!

    Beijos, adorei o post!

    ResponderExcluir
  14. Deixo lá no blog o meu comentário.
    Completamente depressiva depois de tudo o que li por aqui.
    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei seu post comentário.
      Sugiro a tds irem lá:
      http://ladodeforadocoracao.blogspot.com.br/2013/02/o-radio.html

      Excluir
  15. Pedro, adora ouvir música no celular e cantar! É tão bonitinho ouvir ele cantando!
    Com carinho
    Pedro e Amara

    ResponderExcluir
  16. Tina

    Você me fez lembrar da infância gostava e gosto até hoje de ouvir rádio.
    Excelente texto.
    Bjs,

    ResponderExcluir
  17. Olá, eu ouço o Pulo do Gato, na Bandeirantes AM de SP todo dia de manhã. Curioso é que ouvia esse programa quando era adolescente e depois de muitos sintonizei novamente e tava lá o mesmo apresentador que por sinal é ótimo e responsável pela longevidade do programa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O apresentador, a rádio, vc, os mesmos e outros. Legal!

      Gosto de ouvir, ver, ter coisas que eram parte de meu passado, ainda em meu presente.

      Excluir
  18. BOA TARDE,jovem sou ouvinte de ONDAS CURTAS E AM,emissoras de longa distancia chamada de DX,portanto sou amante do radio,obrigado.

    ResponderExcluir