7 de fevereiro de 2013

Já é carnaval

Por aqui já é carnaval desde a semana passada
Festas, ensaios, blocos independentes
Mas a abertura oficial do carnaval será hoje
E ai tem a inviabilidade de acesso a vários lugares
O comércio fechado ou limitado
De amanhã até a próxima quinta
Muito mijo pelas ruas
Que horror!
Muita gente bebendo além da conta
E gastando além da conta também
O que as vezes não gasta com coisas mais urgentes
Muito uso de drogas, promiscuidade
Brigas, roubos
A verdade tem que ser dita
Mas tem também o bom da festa
Muita diversão
E quem vai pra folia tem que berrar
Os passarinhos devem se comunicar como na imagem
E se perguntarem que espécias são essas que cantam tão alto
Tem muitas e ricas manifestações populares e culturais
Renda para os setores direta e indiretamente envolvidos na festa
Muitos turistas que se encantam e depois voltam
Fantasias, confetes e serpentinas para as crianças
Muita música
Trios e carros alegóricos
E ai, depois do fim
Que aqui invadiu a quarta-feira de cinzas
Com um tal de arrastão
Todo mundo cai em si e corre atrás do prejuízo
Volta a trabalhar e a cuidar da vida
Como disse Graciliano Ramos
"Se a única coisa de que o homem tem certeza é a morte
A única certeza do brasileiro é o carnaval no próximo ano"

10 comentários:

  1. Que pena que não possas ser uma festa limpa, de cara e cuca limpa também... Bom Carná pra quem curte!

    Eu foooooooooora !!! Nem pela tv!

    Adorei tua prosa, muito acertada em todos os sentidos!


    beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Tina, gostei da sua explanação discreta sobre o carnaval dai. Tem de tudo e que domine a alegria igual a dos passarinhos, não é?
    Aqui o carnaval é muito fraco. Além de sempre chover, o povo aproveita para descansar ou viajar.
    Um abraço
    Manoel

    ResponderExcluir
  3. Olá linda menina, me disseram que na Bahia nenguém é triste hehe... Então encontro você com esse sorriso lindo disendo sobre o carnaval que por aí e sem igual!
    Amada, passeando pelos blogs de amigas encontrei o seu e entrei. Apaixonada fiquei pelas postagens e como amo fazer amigos ka estou eu kkk.
    Gostaria que veisse me visitar, acredito que nos daremos muito bém.
    Amigos da blogosfera também são reais não é?
    Beijo no seu coração. MELISSA E ALECRIM

    http://melissaealecrim.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Poxa, amiga Tina, também ando com saudades desse nosso cantinho especial de contar histórias e revelar sentimentos! Estou com saudades também dessa alegria bem brasileira que é o nosso carnaval! Mas daqui a pouco meu voo termina e pousa aí! Saudades também dos passarinhos... Por aqui tem uns esquilinhos bem fofos! se eu conseguir, vou tirar uma foto e te mandar de presente! Beijinhos no coração!

    ResponderExcluir
  5. Oi Tina,

    Que alegria trás por aqui! Coisa boa demais!
    Estava lendo tuas palavras e me veio à mente apelidá-las de desfile da verdade. Disseste tudo.

    A vida é uma caixa de surpresa, cabe a nós aproveitá-la das melhores maneiras possíveis!


    UM beijo grande pra ti!

    ResponderExcluir
  6. E um dia, afinal
    Tinham direito a uma alegria fugaz
    Uma ofegante epidemia
    Que se chamava carnaval
    O carnaval, o carnaval
    (Vai passar)

    Tina lendo esse seu texto, me lembrei desta musica.
    do maestro Chico Buarque
    que diz tudo

    ResponderExcluir
  7. Oi Tina, muito legal essa frase do final, pior que é verdade!
    Eu já gostei mais de carnaval sabe, mas quando era criança e as coisas eram "diferentes", realmente esse festival de encher a cara de cerveja e as ruas de mijo não estão com nada hj em dia.
    bjs
    Renata

    ResponderExcluir
  8. Adorei!
    Ainda bem que o carnaval de Goiânia é o pior do Brasil, pensando bem, e o melhor! A cidade morre!
    O grande problema nas cidades das megas festas de carnaval é que as pessoas estão extrapolando passando da conta (claro tem exceções). Enfim...Se a "única certeza do brasileiro é o carnaval no proximo ano¨ Então vai uma dica para os que gostam; divirtam-se com responsabilidade "Lembre-se todo carnaval tem seu fim,então ame,tenha fantasias,dance e cante.. agora preste atenção.A batucada parou,tire a fantasia". Use camisinhas, porque se não em novembro tem carnaval ao som de bebes chorões!

    Mamãe eu quero, mamãe eu quero,
    Mamãe eu quero mamar!
    Dá a chupeta! Dá a chupeta! Dá a chupeta
    Dá a chupeta pro bebê não chorar!

    Bem eu fico por aqui mesmo ao som dos passarinhos!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Os carnavais de minha juventude em Lavras, foram muito especiais. Pessoas de todas as idades - os pais, os filhos, os avós brincavam - havia uma alegria inebriante no ar, havia respeito, havia diversão.
    Já há algum tempo isso não existe mais. O carnaval em Lavras morreu. Meus sobrinhos não tiveram a chance de conhecer essa alegria contagiante que um dia fez parte do lugar em q cresci. Sei q tudo se transforma, tudo muda, mas é triste qdo muda pra pior.

    ps.: somente ontem eu fiquei sabendo que era carnaval.

    ResponderExcluir
  10. Tina
    Passarinhos são sempre sinônimos de alegria e beleza. Vamos aproveitar este momento, porque amanhã a rotina começa.

    Beijos.

    ResponderExcluir