20 de março de 2013

Aforismos e eu

O que seria da noite sem a lua, os vaga-lumes e as estrelas?
Aforismo é uma sentença concisa, que geralmente encerra um preceito moral. Eu não sabia e ai fui atrás de saber o que significava esse nome que soa como desaforo.
Depois de descobrir o significado parece que a palavrinha tá me perseguindo, tenho a visto em muitas leituras, ouvido aqui e ali, e por conta disso, resolvi trazer ela pra cá.
Com o aforismo do início da postagem, desejo que na escuridão das noites, do não saber, do não entender, vaga-lumes, luas e estrelas nos alumiem.

22 comentários:

  1. Gosto deles. Lindo o teu de hoje! beijos, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Eu também adoro-os! Para mim são todos ovos de Colombo a serem descobertos! ;)
    Um dos meus preferidos: Ostra feliz não faz pérola, do mestre Rubem Alves
    Beijos e upa forte
    Ah, e tem um do Zé: jacaré que não anda vira bolsa de madame! hahahaha...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro essa do Rubens também e o que significa então é um pérola de sabedoria

      Conheço a do Zé como Jacaré que cochila

      Vc me animou para aforizar (momento flexão inventada da palavra aforismo)

      Segue alguns que garimpei:

      “Não vemos as coisas como elas são, mas como nós somos.”
      Anaïs Nin

      “Há livros escritos para evitar espaços vazios na estante.”
      Carlos Drummond de Andrade

      “Felicidade em pessoas inteligentes é a coisa mais rara que conheço.”
      Ernest Hemingway

      “Em tempos de embustes universais, dizer a verdade se torna um ato revolucionário.”
      George Orwell

      “É tão absurdo dizer que um homem não pode amar a mesma mulher toda a vida, quanto dizer que um violinista precisa de diversos violinos para tocar a mesma música.”
      Honoré de Balzac

      “Para os peixinhos do aquário, quem troca a água é Deus.”
      Mario Quintana

      Excluir
  3. Adorei saber, já tinha ouvido muito e era "vão" para mim... aforismos...vou prestar atenção! beijos e um bom dia!

    ResponderExcluir
  4. E o que fazer quando não concordamos com um aforismo? Alguns são até poéticos, outros deveriam virar lei (Honoré de Balzac), mas alguns, como o de Hemingway, são preconceituosos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maravilhoso seu comentário e pontuação.
      Realmente há aforismos que são pérolas da sabedoria e outros verdadeiras aberrações.

      Esse da inteligência versus felicidade tenho por reflexivo.
      Quanto menos se sabe, menos se sofre diz um outro aforismo que quer dizer a mesma coisa e encerra uma verdade de uma maneira geral, com suas exceções, não como uma lei universal.

      Troquei essa figurinha com Norma outro dia e concordamos quanto a que saber e se importar e conhecer coisas demais leva ao sofrimento. Ela falou até uma frase que chamo ela para citar aqui, pois me fugiu agora.

      Dentro dessa reflexão tiramos muitos outros aforismos da cartola, tais como o que a felicidade está no que é simples, não é preciso ser inteligente para ver e sentir ou "Não há nenhum pensamento importante que a burrice não saiba usar".
      Para encerrar nosso papo afórico, poético e filosófico, vou de Shakespeare:
      “A vida é uma história contada por um idiota, cheia de som e de fúria, sem sentido algum.”

      Excluir
    2. Então, costumamos falar tantas coisas...mas penso que a citação a que você se refere é esta: quanto mais consciência se toma das coisas, mas exigente se fica. ;)
      Isso, na verdade, me parece uma faca de dois legumes. Com a maturidade penso que as exigências vão diminuindo e agente vai descobrindo que o velho pão com manteiga e o famoso arroz com feijão também rende muitas satisfações!
      Beijão guria
      " na vida só existem duas verdades: uma ninguém diz e a outra ninguém sabe."
      ;)

      Excluir
    3. credo...escrevi a gente junto por engano...affff....

      Excluir
  5. Fui catar um aforismo que combinasse:

    "É bom ler e é ótimo ter lido"!

    Que tal? Um feliz dia, cheio de aforismos bacanas. :)

    ResponderExcluir
  6. hummmm, preciso me lembrar de alguns!
    por enquanto estou apenas passando para deixar um beijo e meu muito obrigada pelo delicioso comentário lá no samambaia.
    adoro isso!
    beijos querida, prometo que volto com alguns aforismos (se me lembrar, porque a coisa tá feia...)

    ResponderExcluir
  7. Tina, eu os entendi muito bem com Hemingway, rs
    Gostei muito de teu post, como sempre, muito bom!

    Um beijo

    http://meninamsicaeflor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oiii Tina,
    não conhecia a palavrinha, foi bom vir aqui hoje, seu blog me acrescentou como sempre =D

    Bjos carinhosos, eli.

    ResponderExcluir
  9. Tina preciso saber mais dessa palavrinha, não conhecia e agora fiquei cheia de curiosidade.

    Beijo carinhoso!
    Lorena Viana

    ResponderExcluir
  10. BOA TARDE

    O seu blog é diversificado sucesso amei, se você puder der uma passadinha no meu blog, por favor retribui a inscrição. Agradeço a todos os blog pelos recados, sigo todos. instragam @nequerenreis
    http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Eu também Gosto! E gosto de varios!
    Os de Pablo Neruda e do meu preferido poeta Drumond...
    um aforismo de Drummond cujo título é “Aforismo”, diz o seguinte: “O aforismo constitui uma das maiores pretensões da inteligência, a de reger a vida”
    “O corpo da verdade tem um pinta em lugar invisível."

    Beijos flozinha!

    ResponderExcluir
  12. eu tinha esquecido do significado desta palavras,
    mas vc me lembrou .
    e dissipou a escuridão da minha ignorância rsrs

    baci

    ResponderExcluir
  13. oi Tina, disse que voltaria e voltei.
    mas sem aforismo algum.
    tive um dia muito triste, meu cachorro, o Biriba, nos deixou e eu estou me sentindo acabada.
    passo apenas para deixar um beijo e boa noite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sentida por sua perda, por sua dor :(
      Ele está ao lado de São Francisco e São Roque, saltitando entres as nuvens.
      Ao lado da tristeza ponha as muitas alegrias das boas lembranças.

      Excluir
  14. afff, continuo sem entender, kkkkkkkkkk

    beijos minha querida,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei essa...rsrs

      Trocando em miúdos, aforismos são frases de efeito, ditados populares, provérbios.

      E ai? Clareou?

      :)

      Excluir