12 de março de 2013

Arroz de palma

Arroz de Palma é o nome de um livro escrito por Francisco Azevedo que não é um livro de receitas e ao mesmo tempo é. Vou explicar: o livro dá receitas de viver e conviver em família, é uma leitura interessante, farta de ensinamentos através de analogias comportamentais com a culinária.
Comprei e venho lendo aos poucos e hoje resolvi falar dele. "Por mais sem graça, por pior que seja o paladar, família é prato que você tem que experimentar e comer".
Família boa é a “Moda da Casa”, cada uma tem seu ponto, seu ingrediente preferido, seu modo especial de fazer e cada uma vai aprendendo aos poucos, improvisando, tirando e colocando temperos da lista de ingredientes.
A medida que o tempo passa e se juntam os livros de receita, a adaptação se faz de forma harmônica ou na base do improviso.
De improviso, rapidinho, qual o plural da palavra arroz? Foi o nome que dei a imagem do post: arrozes. Pouca usada por nós esse plural, mas é sempre bom saber falar e escrever nossa língua e outras também.
"Cada casa gosta de preparar a família a seu jeito. Há famílias doces. Outras, meio amargas. Outras apimentadíssimas. Há também as que não têm gosto de nada, seria assim um tipo de Família Dieta, que você suporta só para manter a linha.
Seja como for, família é prato que deve ser servido sempre quente, quentíssimo. Uma família fria é insuportável, impossível de se engolir."
Um livro para dar de presente, ler, reler, com calma, com alma, guardar com carinho, treinar as receitas.

8 comentários:

  1. Tina, venho namorando este livro há algum tempo. Já li ótimas indicações nos blogs amigos, mas você colocou uma pitadinha a mais na definição dele!
    Família doce, família dieta... em breve estarei fazendo a leitura e trocaremos receitinhas!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Maravilhosa dica e deve ser bom saborear um pouco de vez em quando! beijos,lindo dia! chica

    ResponderExcluir
  3. Tina, que dica sensacional. O livro é bom e o seu toque na apresentação dele é ótimo. Vou fazer igualzinho a Ana Paula.

    Manoel

    :)

    ResponderExcluir
  4. Família é tudo de bom. É o arroz que não pode faltar no prato. Dá sustância, não é mesmo! Fiquei com vontade de comprar esse livro só para dar de presente. Adoro dar presentes e é uma boa dica! Beijinho nesse começo de terça!

    ResponderExcluir
  5. Interessante esse livro! Gostei da sugestão *-*
    Beijooos

    ResponderExcluir
  6. Oi Tina.

    Adorei essa resenha.

    O livro deve ser interessante mesmo.

    Fui lendo e degustando as palavras.

    Família pra mim é exatamente como o autor diz...

    Sou amante da família, gosto de estar junto, brincar , correr, sorrir...

    Mesmo as famílias mais calmas tem horas que ficam apimentadas...

    Gostei dessa visão de falar sobre algo que é tão essencial pra mim.

    Bjo

    filhadejose.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Você sabe como eu amei este livro. Ontem mesmo fiquei sabendo que alguém que ganhou de mim este livro já o comprou para dar de presente. Acho que somente acrescentaria que "família tem prazo de validade". Se não cuidar, se perde.

    ResponderExcluir
  8. Olá...já anotei o nome para comprar.
    Obrigada pela dica, querida!
    beijos e boa semana!

    ResponderExcluir