5 de abril de 2013

Belezas e encantos de Maraú

Em mares de Maraú

Sexta-feira é dia de pensar em descanso e em coisas boas, por isso vim contar sobre meu final de semana passado, recomendar a Pousada em que fiquei e o Paraíso onde ela fica localizada, longe da asfaltada e acelerada civilização, de difícil acesso e cheia de civilidade.

Um pedacinho da Pousada Fruta pão

Parte central da pousada onde está a centenária Fruta-pão

Um lugar chamado Maraú, em Barra Grande, entre Morro de São Paulo e Itacaré, parte de um verdadeiro mosaico de praias, baías e  manguezais onde as  ruas não tem calçamento, são de areia e natureza, artesanato, alimentação, moradias, o comércio e os hábitos de vida compõem um cenário paradisíaco que dão cores, tons e ditam o ritmo suave dos dias de quem vive ou passa por ali.
A sede do município é uma vila de pescadores, de gente acolhedora e hospitaleira, como os donos da Pousada Fruta pão, um casal adorável, receptivo, que recebe os turistas e amigos com gentilezas, sabores, cuidados e simpatia ímpares.
Localizada a apenas 200 metros da praia a Pousada foi construída respeitando e preservando a natureza ao seu redor, mantendo as árvores que ali chegaram primeiro, como a centenária fruta pão que dá nome ao local, um verde e viçoso abacateiro, mangueiras, além de cacaueiro, pé de carambola, araçá, pitanga, jenipapo e tantas outras espécies de árvores que tem seus nomes populares e científicos destacados em plaquinhas ao seus pés e os frutos servidos em sucos e gostosuras no café da manhã.
Quem se hospeda lá divide o espaço com todo esse verde, aromas, ar puro, canto de passarinhos, borboletas e outros bichinhos que integram o ambiente e podem ser observados das redes que ficam do lado de fora de todos os quartos que são confortáveis, arejados e bem equipados.
A poucos passos da Fruta-pão está a praça da vila de Barra grande, com lojinhas, restaurantes, igrejinha, coreto, aluguel de quadriciclos para passeios, acesso ao mar e maravilhas gastronômicas como mariscos de diversos tipos, sucos e doces de cupuaçu, tapioca quentinha com variados recheios e outras delícias.



O turismo de massa, pela distância, dificuldade de acesso e custo não chega lá, talvez por isso o charme e a tranquilidade da península que está na bela Costa do Dendê, à frente da baía de Camamu, com lanchas e barcos de madeira que levam e trazem as pessoas e os suprimentos. Não vi nenhum lixo nas areais, nem no mar. Vi nas águas foi muitas folhas vindas da costa e camboas (armadilhas indígenas de pesca feitas com bambus entrelaçados) armadas por pescadores. Desde 1997, a península é uma área de proteção que conserva de forma sustentável a diversidade dos ecossistemas costeiros.


Um espetáculo a parte é a ilha da Pedra Furada, que fica em Campinhos, onde descemos em um banco de areia, caminhamos sobre pedras, areia e um espelho de água salgada e nos deparamos com um enorme arco natural que dá o nome a ilha e outras pedras monumentais como a da foto acima, pedrinhas e conchinhas de diversos tamanhos, tipos e formas, além de uma gruta que dá passagem a área verde e bancos de areia moldados por águas azuis e encantadas.
A ilha do Sapinho foi uma outra ilha que visitamos, um lugar bom para um banho refrescante e calmo no mar, de areias brancas e finas que dividem o espaço com manguezais. Guaiamus com suas carnudas e longas garras são a atração gastronômica do local, além das tradicionais moquecas, lagostas e pirão. Adorei o acabamento do espaço central do restaurante onde atracamos, um reboco todo encontrado de conchas.
Não visitei muitas das ilha desse paraíso isolado no meio da Mata Atlântica, que conquistou meus sentidos, mas vou voltar lá e trouxe a dica e super recomendação, anotem ai na lista de desejos e realizações, um lugar para ir com a família, muito bom para crianças, romântico para casais, um boa proposta para desacelerar, integrar grupos e para pessoas de todas as idades.
A península está 180 km ao sul de Salvador, 100 km ao norte de Ilhéus e a 38 km de Itararé. Companhias aéreas oferecem trechos de São Paulo até Ilhéus sem escalas. De Ilhéus o acesso para lá pode ser por barcos ou ônibus até Barra Grande, assim como de Salvador.
Para mais informações das travessias, da Pousada e do local é só clicar nos links que estão nas palavras em destaque na postagem.

26 comentários:

  1. Tina vem contar no blog essa viagem, Muito bacana contar sobre um lugar ainda pouco conhecido como vc disse, Se vc quiser eu copio essa postagem mesmo, é só vc mandar mais fotos, adorei o relato com dicas e a história do lugar, ficou ótimo! Bjoooooss

    ResponderExcluir
  2. Quero ir para Maraú. Que lugar mágico e lindo! Dica mais que anotada! Seu relato está ótimo. E deixei um presentinho para vc lá no blog. Espero que goste! Beijinhos. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostar é pouco, eu amei!

      Santa Clara clareie e Clara Nunes, mineira, baiana e estrela cantante no céu e ainda na terra seja fundo musical de nossa sexta, cheia de bençãos, branco, contas, crenças, natureza, renda, mar, paz e bem \o/

      Excluir
  3. Fiquei encantada com esse lugar! Adoro a Bahia. Lindo, do jeito que gosto, gostei muito de cada detalhe. Vou olhar com carinho para umas férias lá! beijos,chica( E como é por lá ,no quesito assistência médica? Tem recursos?)

    ResponderExcluir
  4. Valeu a dica. Gosto muito de lugares assim e fica anotada a sugestão., Problema é que se para você que já está em terras baianas é de difícil acesso imagina para mim, que estou aqui nos sertões destas Minas Gerais.

    ResponderExcluir
  5. Já comecei gostando foi do nome da pousada!
    Aceita o convite da Kellen e conta lá mais um pouquinho desse paraíso!
    Beijo

    ResponderExcluir
  6. ai, eu quero, Tina, nunca fui para Maraú!
    Obrigada pelas dicas, vou colocar no meu caderninho =)

    bjs

    ResponderExcluir
  7. Bom dia florzinha!

    Que paraíso! Tudo lindo!
    Já visitei o site e adorei, quem sabe um dia!
    Obrigada pela dica!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. valeu cada minuto, cada dia de espera por essa postagem!
    sou como a Chica, adoro esses cantinhos, essas bençãos da natureza, mas preciso saber se tem assist~encia médica por perto, porque já não sou "muito" jovem e os imprevistos acontecem kkkkkk (mesmo nas férias).
    Tenho loucura por conhecer Ilhéus, desde a primeira vez que li (já li várias) Gabriela Cravo e Canela. Jorge Amado imortalizou a cidade, que deve ser encantadora, como tudo o que é baiano (veja você!).
    linda pousada, lindos recantos, ótimas dicas. Amei!
    Se um dia for vou avisar voce, assim, quem sabe, um abraço desvirtualizado?
    um grande beijo, bom final de semna, por aqui chove à "baldadas"..

    ResponderExcluir
  9. Que lugar lindo, Tina! Deu uma enorme vontade de conhecer. Quem sabe uma hroa dê certo.
    Bj e bom fim de semana,
    Lylia

    ResponderExcluir
  10. Ah guria, tudo isso combina imensamente com seu jeito doce de ser!!!
    Fiquei pensando em como vocês família, se integraram a paisagem e com todo este mar azul a sua frente, não se poderia mais aber se seus olhos eram a extensão do mar ou vice-versa!
    Suspiro*...
    Não sei como conseguiram voltar...
    Beijos e upa fortes!
    Amo você!
    Agora já são duas na colo dos correios...rsrsrsrs...

    ResponderExcluir
  11. Olá Tina Flor querida e cheia de dicas hoje!
    Adorei conhecer este lugar, pena que fica longe aqui de casa senão eu já estava lá com a família! E ainda mais vendo a árvore fruta pão antiga tudo de bom!
    Valeu Tina...quero te desejar um ótimo final de semana, muita paz em seu coração, amor e alegrias da natureza!
    Beijos nutelosos!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  12. Oi Tina,um prazer enorme ter você no meu lugarzinho mágico.Agóra sem muito tempo para ler teus posts ,más prometo que logo volto.Já vi um pouquinho de teu recanto e estou ficando bem a vontade.Sendo assim vou estampar meu charme,rsrsrs!, no teu mural de seguidores.
    Beijim,beijão e boa sorte no sorteio.

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde Tina, seu final de semana deve ter sido uma delícia! Fiquei encantada, que lugar mais lindo Tina!
    Adorei a dica, quero conhecer sim, obrigada pela dica! Amei!
    Amei o post ;)

    Beijão, um restinho de sexta-feira branca iluminada e um final de semana colorido para vc!

    ResponderExcluir
  14. Tina,quanta magia nesse lugar! Deu vontade de conhecer!Bjs
    Amara

    ResponderExcluir
  15. Que vontade de conhecer!!!
    Quem sabe nas próximas férias. Obrigada pela dica Tina. Fiquei encantada.

    ResponderExcluir
  16. Hummm, Tina.

    Que lugar bonito, passa uma sensação de tranquilidade. tua forma autêntica de descrever, tornou o lugar ainda mais convidativo.

    Um abraço e um final de semana repleto de tranquilidade para você!

    ResponderExcluir
  17. Olá Tina,
    Você deve estar pensando no que me fez sumir.
    Sentimentos, sentimentos e mais sentimentos.
    Um pouquinho de tristeza, algumas decepções, muita falta de tempo...
    Mas nada disso em relação a você e a algumas outras queridas.
    Seu blog continua na minha lista de leitura cotidiana, sempre com textos muito interessantes e pertinentes.
    Por favor, não me queira mal por essa atitude minha.
    Um beijo carinhoso para você.

    ResponderExcluir
  18. Oi Tina, adorei a imagem!Fiquei muito feliz por esse carinho.
    Deseja uma semana bem legal!
    Com carinho
    Pedro

    ResponderExcluir
  19. Que maravilha, bom fim de semana beijo Lisette.

    ResponderExcluir
  20. Pela descrição e as fotos vê-se que é de fato um lugar maravilhoso.
    Estou meio longe mas é sempre bom ter dicas assim e eu adoro viajar.
    Obrigada pela partilha,
    boa semana bom domingo

    ResponderExcluir
  21. Ana Cristina07/04/2013 11:04

    Tina , nossa Pascoa foi 10, e independente de os donos da Pousada Fruta Pão serem meus parentes eles e o lugar são realmente adoraveis !E eles amaram você . Bjs.

    ResponderExcluir
  22. Ana Vitoriia e Didier07/04/2013 16:39

    Ola Tina, nos da pousada Fruta Pão foi honrado de ter hospedado você e sua família, obrigado pelo carinho e encantamento do lugar onde estamos vivendo, a península de Marau não estarei tão bonito com seu doce olhar.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  23. Ana Vitoria07/04/2013 18:22

    Olá Tina , que surpresa maravilhosa , gostei do teu blog e parabens voce escreve muito bem e a parte da pousada está 10 , belo presente , obrigada , espero te-los em breve no nosso cantinho . Beijos Vivi

    ResponderExcluir
  24. Oi Tina, concordo com o que você diz, a península de maraú é um lugar maravilhoso com praias muito bonitas, é um lugar onde quem ainda não conhece precisa conhecer, pois todos que vão lá adoram o lugar. E melhor ainda é a pessoa se hospedar na pousada Fruta Pão, pois é uma pousada muito agradável,bastante arvorizada, apartamentos e chalés espaçosos e aconchegantes, um café da manhã nota 1000, proprietários bastante atenciosos, gentis, agradáveis, acolhedores ou seja um excelente atendimento, pois todos os anos vou para barra grande e sempre me hóspedo na pousada Fruta Paõ. Um abraço.

    ResponderExcluir
  25. Já tinha ouvido muita gente falar deste lugar que é realmente muito lindo e agradável pelo que se vê nas fotos e nos seus comentários... acho que preciso passar um mês por lá carregando as baterias :) Bjo, Susana

    ResponderExcluir