30 de abril de 2013

De cor e salteado

A expressão "de cor e salteado" é do tempo em que se decorava tabuada e respostas de questionários. Eu uso e não sei se muitas pessoas usam ou não, escrevi ela aqui o outro dia e encafifei por não fazer a menor ideia do que significava esse cor e muito menos o salteado, e nunca ter me perguntado isso.
Pois bem, não achei nenhuma explicação específica, mas desenvolvi uma, será que é isso?
A explicação que conclui é que o de cor é um derivativo de decorar, e partindo do princípio de que quem decora grava na mente, salteado é uma forma de dizer que decorou mesmo, independente de ordem, sabe-se salteado, sem exigência de sequencia, mesmo que de súbito, aquilo que se decorou.
Descobri como curiosidade extra, que em inglês, há uma expressão com o mesmo significado “know something by heart“.
Bye abril! Bem vindo maio! Que treinemos o decorar dos gostares e quereres  uns dos outros , com gentileza e respeito, paz e bem. Amém!

19 comentários:

  1. Também uso essa expressão e teu significado é certo. Parece mentira, despedida do abril,não? Que venha maio e nos encontre sempre bem! beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Tirou meu encafifamento sobre de cor que sempre me deixava na dúvida junto ou separado.
    Que venha maio para muito depois vir outro abril e que nossos dias sejam salteados de coisinhas a aprender, apreciar, questionar.
    Beijo azul

    ResponderExcluir
  3. Tina,
    O que eu gosto mesmo é essa imagem! É tão fofa!
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  4. Que lindinha a sua explicação!!! Tenho algumas coisinhas que também dão caraminholas em minha cabeça e gostaria de pedir licença para mandar para você resolver. São atitudes dos seres humanos, palavras perdidas no tempo, questões existenciais e por aí vai. É que dentro da minha cabeça parece que tem somente algodão doce e com as suas explicações tudo fica tão poético, tão simples!!!

    ResponderExcluir
  5. Que fofo! Queria pegar um livro de versos, de crônicas, um romance, para ler, sem aquela exigência de saber de cor e decorado que tanto já nos foi exigido. Quero ter a mente livre, sempre! Amei o post, amiga! :) Bom dia para você!

    ResponderExcluir
  6. Olá, Tina.

    Concordo com a Lúcia, que imagem formosa.

    Claro que a perspicácia e leveza de tua escrita também estão sublimemente esclarecedoras. Sempre que me lembro dos decorebas da infância, lembro-me que tinha que ser dito em voz alta, era como se não ouvindo a pronúncia o cérebro não conseguisse gravar. Curioso. Por falar em pronúncia, aqui pelas bandas do Goiás, fronteira com Minas, algumas pessoas falam de 'de corl e salllteado'.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  7. Menina Tina Flor!!! Eu também uso essa expressão e não faço ideia de onde veio! Mas adorei sua conclusão!!! Que pena que abril se foi...gosto tanto!!! Mas em maio tem niver de meu filhão (que ainda fala como o Cebolinha, chama ursinho de "Filho" e adora batatinha)e começa o ar de festa junina...adoro!
    Beijos Tina Flor...e que venha maio! Laranjeiras em flor e muito amor!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  8. Adorei o texto! Sempre se usou muito essa expressão para algo que conhecíamos muito bem. E... que venha Maio!!! E muito sol.
    Beijo
    Lita

    ResponderExcluir
  9. Tina, tu me fez lembrar do meu tempo de escola... minha mãe me colocava para estudar e dizia: quero que saibas a tabuada "de cor e salteado" guria... vou cobrar heim... tempo bom esse ;)
    Amei sua conclusão.

    Beijão e um ótimo mês de maio para vc. Bom feriado!

    Nanda

    ResponderExcluir
  10. Florzinha amada, que pintura é essa aí?Amei!! Sabe Tina, sempre ouvi dizer isso e é bem relacionado as taboadas mesmo hehe. No tempo do primário ainda quando estudavamos na escolinha lá eramos obrigadas a decorar e papai ficava perguntando até que agente respondia salteado kkk! Meu Deus... bem me lembro!! Beijos querida e tenha uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  11. É... por aí... de cor e salteado. Quando perguntavam a tabuada, muitos só sabiam qdo ia na sequencia. Qdo saltava de 2 pra 9... vixi! Talvez seja por isso.
    Outro dia li um artigo sobre expressões e o uso que têm hoje em dia, totalmente diferente do que foi no passado.
    Abração.

    PS: Adorei a imagem.

    ResponderExcluir
  12. Adorei o seu "decor e salteado"!também sempre entendi assim! Feliz Maio prá vc, e que continue com tantas inspirações maravilhosas!! Bjs,

    ResponderExcluir
  13. Nossa minha avó falava e eu falo tbm!
    E nem imagino de onde vem esta expressão... Mas decorar tabuada isso eu fazia mesmo, e ficava apavorada na hora da prova de matemática com medo de esquecer.... kkkk bons tempos
    Oooo Tina muito obrigada por ir me visitar, aos poucos coloco as visitas em dia, com menino de 3 anos e um bebê fica bem complicado, mas eu conseguirei. HIhihihi
    E que venha maio! Com cheirinho de festa junina!
    Beijos minha flor!
    saudades

    ResponderExcluir
  14. Olá minha querida vim te visitar e já vou
    ficando, esse ditado é tão velhinho ,mas
    não sabia dessa expressão bela dica gostei
    de saber, Sabe ainda falo e muito rsrsr
    Deixo um abraço com carinho
    Bjuss de bom feriado
    Rita!!!!

    http://cantinhovirtualdarita.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Gostei da explicação, Tina! E, como você bem disse " que treinemos os gostares e quereres uns dos outros".
    Bom feriado!
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  16. Tina adorei a sua visita, agradeço
    de coração.
    E minha cidade Araraquara fica no interior
    de SP
    É bem longinho da sua amada Bahia que um
    dia vou conhecer
    Bjãoooooooo

    ResponderExcluir
  17. Excelente tua explicação que venha um novo mês e nova energia, beijo Lisette.

    ResponderExcluir
  18. Tina, kkk! Tempo bom em que se decorava a tabuada. A pior era a do SETE.
    - No esquema do DE COR, era mais fácil. Era só ter tudo DE CORado.
    - No esquema salteado era mais difícil. As perguntas eram fora de ordem. Arguição aleatória.

    Um abração
    Manoel

    ResponderExcluir
  19. Tina, lembrei do meu pai falando quero essa lição de cor e salteado, na ponta da língua!
    Adorei a delicadeza da imagem!
    Bjs
    Amara

    ResponderExcluir