17 de abril de 2013

Encaquizada


Vou começar dando a definição do título, encaquizada é uma palavrinha dessas de autoria própria e significa encantada por caquis. Adoro e por aqui está na época. Marido trouxe os primeiros de muitos que sei que irá trazer, é antigo o hábito dele ver na rua e trazer para mim e eu como cada um como se fosse chocolate para quem ama, sabem como é?
Gosto desde a cor e carinha de tomates deles até a parte de dentro, os gomos soltando, a doçura, o cheiro. Devoro um atrás do outro como uma Magali.
Ai resolvi pesquisar sobre eles, afinal não tenho mais quinze anos para sair comendo aos montes o que me dá na telha e descobri feliz que nem colibri que caquis são bons para visão, unhas e cabelos e auxiliam no desenvolvimento ósseo. Além disso, retardam o envelhecimento. Meu encantamento só aumentou.
A China é o país de origem da fruta e a árvore que dá caquis chama-se caquizeiro. Existem diversas variações, porém os mais comuns no Brasil são o caqui-chocolate e caqui rama forte. O chocolate é o que tem uma casca de cor alaranjada, não é esse o meu queridinho.
Cerca de 80% do caqui é composto por água, é uma fruta rica em proteínas, cálcio, ferro e licopeno. Em média, cada 100 gramas de caqui (um grande e maduro) possui 75 calorias. Em termos vitamínicos, é rico em vitaminas E, A, B1 e B2. Gostaram da aula?
A palavra encaquizada foi criada por um misto de encantamento + caqui, ai fiquei me perguntado de onde surgiu a palavra encafifada? Encafifei!

23 comentários:

  1. És passarinha mesmo!
    Lembro-me de um caquizeiro quando eu morava pela região sul que a esta hora da manhã era toalha xadrez da passarinhada. E como comiam e como falavam!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. OLà TINA
    AQUI TEM UMA PALAVRA MUITO PARECIDA COM ESSA QUE VC INVENTOU, ENCAQUIADO, QUE SIGNIFICA ZANGADO, COM RAIVA.
    EU NAO GOSTO DE CAQUI, MAS ESSA PAIXÃO QUE VC DESCREVEU PELO CAQUI, EU TENHO PELO FIGO, QUE NAO è TAO INOFENSIVO COMO O CAQUI,POIS è MUITO CALÓRICO,
    POR AQUI ESTA CHEGANDO A ESTACÃO DELE, COMER COMER RSRS

    BACI

    ResponderExcluir
  3. Meu avô meensinou a comer caqui e adoro demais.
    Ele é de Portugal e por lá parece que é costume comer tanto caqui assim!

    Realmente sou uma encaquizada! hhahahaha

    bjos

    ResponderExcluir
  4. Encafifada ou não, encaquizada ou não, a verdade é que como tu, adooooooooooro caquis... Muito bom, geladinhos então!!! beijos,chica

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Tina,
    não sou tão encaquizada assim mas aprecio bastante essa fruta.
    Ontem mesmo fotografei um caqui chocolate, grandão e amarelo/laranja, lindão.
    Adoro cortá-lo em gomes e comer com garfinho, sabe...como um ritual. Delicia de fruta. Aliás quanto às frutas é difícil eleger a mais gostosa. Ainda bem que somos pródigos nessa parte e em cada período do ano temos uma em abundância.
    Que seu dia seja bem encaquizado. Delicie-se
    bjão
    Mari

    ResponderExcluir
  6. Tai uma fruta que não aprecio. Acho linda, está barata (dá para substituir o tomate??), mas não está na minha lista de prediletas. E quanto à palavra encafifado acho que não combina com você.

    ResponderExcluir
  7. Também adoro Tina
    e a 'aula' foi ótima ,ajuda a gente comer sem culpa,só não podemos exagerar,porque é muito doce.
    Multipliquemos sempre as 75 calorias por quantos caquis vamos devorar e o exagero acaba rs
    abraço

    ResponderExcluir
  8. Oi Tina, bom dia!!

    Jura q é bom pra tanta coisa??
    Se eu já AMAVA agora amo mais!

    Cáqui lembra minha infância, meu pai comprava muito pra mim!
    Tempos bons...


    Bjooos

    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. oieu de novo....
    lembrei de uma coisa: eu sou do tempo que caqui tinha sementes, e eu adorava abri-las para ver se tinha colher ou garfo, acredite, no miolo da semente tinha um desenho que parecia mesmo um garfo ou colher.Parece loucura? Mas é a pura verdade. Coisas de crianças.
    bjão
    Mari

    ResponderExcluir
  10. Oii Tina, poxa faz tempo que não como caqui, minha mãe gostava muito eu comia mais qdo ela comprava antes de me casar, não sabia que sua origem era chinesa! Legal, aproveite bem os seus caquis rsr bjooooss

    ResponderExcluir
  11. Que fofo esse post. Depois dessa aula toda vou comprar caqui para a Bubu, que não gosta de leite e é magrinha demais. Precisa de cálcio, muito cálcio. Será que ela vai gostar da fruta? Também estou encafifada... Beijinhos com cheirinho de caqui!

    ResponderExcluir
  12. Tina, eu detesto caqui... Depois do seu lindo post, vou até dar uma chance para o coitado ;-)

    Acho boa a ideia de renomear as fotos por evento como você sugeriu tb, no futuro pode fazer a diferença, mas é trabalhoso demais, infelizmente, né? Imagina aquela viagem com 2 mil fotos, afffff

    bjs

    ResponderExcluir
  13. Oi Tina, meu post deu idéia??
    Que bacana, agora fiquei curiosa!
    Heheheheheehehe

    Bjooos

    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Tina, que delícia quanta coisa boa tem o cáqui!
    Pena que Pedro não gosta. Ele está fazendo os deveres escolares,daqui a pouco vamos para fisio!
    Com carinho,
    Pedro e Amara

    ResponderExcluir
  15. Caqui é uma fruta que gosto muito e foi bom descobrir aqui as suas propriedades.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Tina, os caquis da foto estão no ponto. Senti até o sabor deles. Aqui no interior de São Paulo, Taubaté é conhecida como a terra do caqui. Aqui temos em grande quantidade 3 tipos de caqui. O chocolate que é mais durinho e tem ponto certo para estar maduro, o rama forte que é mais molinho e mais saboroso e tem o mais popular deles que eu não me lembro do nome que é super molinho e a gente até se lambuza ao saboreá-lo. Quando a rota da pipoca estiver funcionando você poderá conhecer nossos caquis. Agora é a época, kkk!
    Quanto ao enca-fifada, acredito ser alguma admiração por associassões de futebol pertencentes a campeonatos mundiais. Deve estar ligado, inconscientemente à venda de acarajé nos estádios de futeboldurante a Copa do Mundo. Entendeu?
    (Criativo eu, não é???!!!).
    Abração prá vocês
    Manoel

    ResponderExcluir
  17. Tina, eu tb adoro caqui, o meu preferido é o caqui-chocolate!! Adoro! Não conhecia os benefícios do caqui, temo um plantado aqui em casa, e ano passado comemos muitooooo caqui, meu cachorrinho o Byron é apaixonado, este ano não deu :( ficamos tristes!! Adorei, sua nova palavra: encaquizada!!!


    Tina, esqueci de te contar, mas sexta-feira, depois de ler seu post sobre As aventuras de Pi, fiquei mega curiosa, e a noite assisti ao filme!! Ameiiiii. Muito obrigada pelo dicaa!!

    Beijinhos e um ótimo restinho de tarde para vc moça encaquizada!

    ResponderExcluir
  18. KKK...Tb fiquei encaquizada com seu excelente texto,Tina!Uma palavra que define bem quem adora caquis e, cá entre nós,que fruta mais gostosa!Adorei!Obrigada pela linda poesia da Roseana que deixou no comentario do meu blog!bjs,

    ResponderExcluir
  19. Voltei pra saber de alguma coisa secreta na palavra encafifado.
    Acho que vou ter que perguntar pro cachorro Budha!
    Boa noite cinderela.

    ResponderExcluir
  20. Também sou uma encaquizada! rsrsrs
    Bjoks

    ResponderExcluir
  21. Adoro caqui.É uma fruta deliciosa e a sua pesquisa me fez gostar mais ainda dessa fruta tão maravilhosa.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  22. Oi Tina, tudo bom?

    Qd. era pequena detestava caqui, hoje bem mais velha, muito até diria rsrsrs, passei a gostar!

    A cidade ao lado da que moro é a capital do caqui, se chama Piedade, até o final deste mês está tendo lá a festa do caqui, tem de tudo com caqui: bolo, sorvete, geleia, sucos, pastel, e vc. pode colher caqui no pé, nunca fui, mas quem foi acha muito legal.


    Beijos e ótimo final de semana


    Audeni

    ResponderExcluir
  23. Oi Tina.
    Também sou amante de caqui e não sabia todas essas informações.
    Obrigada por pesquisar e partilhar com a gente.

    Abraço.

    Ana Virgínia

    ResponderExcluir