22 de maio de 2013

Agnus Dei

Agnus Dei, traduzindo: Cordeiro de Deus é um símbolo e adereço religioso muito usado, com e sem conhecimento de muitos devotos do que seja. É uma medalha ou moedinha com a gravura de um pedacinho do Cirio Pascal, abençoado pelo Papa na Sexta Feira Santa. A Igreja católica recomenda usá-lo com fé e devoção para proteção contra calamidades e males do corpo e da alma.
Tenho a lembrança de ouvir essa expressão em trechos de missa falados em latim e só a pouco tempo, olhando umas medalhinhas para comprar, fui atrás do significado que para mim era desconhecido até então.
Com formação em letras e paixão por elas, sou admiradora do latim, nossa língua mãe. Meu filho desde pequeno é um tagarela que nem a mãe e usa muitas palavras rebuscadas. Eu brinco dizendo que foi por que ele assistia aulas de Latim quando estava na minha barriga, nos idos de 13 anos atrás.

14 comentários:

  1. Que legal,Tina! Linda imagem, texto ótimo e as palavras rebuscadas do filhão?sr beijo,chica

    ResponderExcluir
  2. É uma das músicas de Mozart também, do Requien! Agradeço por saber mais sobre o sentido das palavras Agnus dei, abração https://www.youtube.com/watch?v=CKW9o_5jw6U

    ResponderExcluir
  3. Die bona!
    Para mim as línguas mais lindas de se ouvir é:
    Francês, italiano e latim.

    "suae quisque fortuna faber est
    O homem é o arquiteto de seu próprio destino".
    Frank Miller

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho francês muito chique
      Bonito de ouvir e uma finesse falar :)

      Latim para mim tem um tom religioso, acadêmico (de letras e de direito), de cultura, de raízes

      Arbor bona fructus bonos facit
      A boa árvore dá bons frutos

      Credo quia absurdum
      Creio, mesmo que seja absurdo


      Cogito ergo sum
      Penso, logo existo

      Nosce te ipsum
      Conhece-te a ti mesmo

      Carpe diem
      Aproveite o dia

      Excluir
  4. Lindo,Tina! Belo texto e bela imagem!
    Beijos
    Pedro e Amara

    ResponderExcluir
  5. Bom dia!
    Obrigada pela visita, alterei algumas fotos, vai lá ver.
    Quem sabe vc não faz tbem e nos mostra Salvador? Eu iria adorar!
    Quanto ao latim, vc acredita que estudei no colégio? Mas... não sou tão velha assim, viu?
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Essa eu acabei de aprender! Hehehe
    valeu!
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Olha eu aqui, comentando no meu próprio post :)

    * Carol e mais alguém por aqui, adoram isso de eu comentar em meus posts, me ocorreu agora, que tem tempo que não faço isso

    Pois bem, o comentário é por uma pesquisa e uma lembrança que sugiram aqui em família com a postagem

    A pesquisa foi sobre a diferença entre cordeiro e carneiro, que eu por exemplo não sabia qual era
    Em resumo cordeiro ou ovelha é o nome que se dá aos carneiros quando são filhotes

    A lembrança foi de uma frase de um filme chamado Babe o porquinho atrapalhado, que é um juramento senha:
    - Vai carneiro ovelha...
    Segue link para ver e ouvir:
    http://www.youtube.com/watch?v=WH_3PISsZug

    ResponderExcluir
  8. Que coisinha mais gostosa é essa foto!!! Adorei o post, com informações que desconhecia, e a foto!

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  9. Que fofura esta imagem Tina ;)
    Não conhecia o significado. Mais uma coisa que aprendo aqui no seu cantinho Tina ;)

    Somos 2 apaixonadas por branco então ;)

    Beijos e um ótimo restinho de semana para vc ;)

    Nanda

    ResponderExcluir
  10. Oii Tina, bacana a lembrança sobre a frase e a imagem! Bjoosss

    ResponderExcluir
  11. Poxa, se tivesse espaço, em vez de medalhinha eu criaria um desses aí no meu quintal. Imagina, que delícia, acordar com o béé dele! Beijos! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Delícia mesmo!
      E acariciar? Abraçar?
      \o/

      Excluir
  12. Saber o Latim ajuda na compreensão das palavras. Um prefixo "aqui", uma explicação "ali" e um "Ah! Faz sentido." Rsrs. Gosto quando tais momentos acontecem, mas do Latim, sei muito pouco. Seu filho usando palavra rebuscada... que fofo! Adorei a foto. Bjs.

    ResponderExcluir