20 de maio de 2013

Descobertas, tarecos e eu

Alguém ai já comeu tareco? Eu comi muito e nem sabia, vejam só! Tareco é um biscoitinho de consistência firme, feito de farinha de trigo, ovos e açúcar, simples assim, assadinho tem cor amarelinha alaranjada e combina com café bem quentinho.
A massa é pingada na forma, salteando com uma colher um pingo ao lado do outro e se não tiver senso de espaço ou pressa um pingo gruda no outro.
O tal tareco, faz parte da culinária popular do nordeste. Conta o povo que é de origem pernambucana, tendo se espalhado por todo canto como tudo se espalha por aqui. Li por ai que seu nome está em músicas e poemas de autores nordestinos, vou prestar atenção, nunca reparei.
Olha o danado ai em cima, menos amarelinhos esse dos que os da padaria de meu dindo, mas vale pra quem não conhece matar a curiosidade, eles são conhecidos também como biscoito mentirinha, digam se não tinha que ser tradicional no 1º de abril. Acho que vou instituir isso por aqui. Porque é chamado de mentirinha? Não sei! Será que é porque parece que enche a barriga, mas não enche?
O interessante é que sempre me entupi de tarecos, não quero imaginar que me entupi de mentirinhas, prefiro tarecos. Na verdade achava que estava comendo biscoito paciência como é conhecido aqui na Bahia. Falei deles aqui esses dias e falei também que em mim eles nunca tiveram efeito de pacientar, sempre questionei o nome por isso e agora sei que em mim eles tem um efeito derivação de tareco, é um tal de tareco teco, trelelê, tagarela, falo que nem Emília do Sitio, quem convive comigo sabe. Haja paciência!

26 comentários:

  1. EU ME CRIEI MATANDO A FOME COM TARECO E MARIOLA, FAZENDO VERSO DEDILHADO NA VIOLA ...
    VOCÊ NAO CONHECE ESSA MUSICA NAO ??
    EU CONHEçO TARECO E COMI MUITOS NA MINHA DOCE E LONGE INFÂNCIA.
    TE DESEJO UMA DOCE SEMANA

    BACI

    ResponderExcluir
  2. Eu não sabia que o nome era essa rsrsrsrs já comi muitos
    bjos e boa semana

    ResponderExcluir
  3. Parece muito bom!Aqui tem umas bolachinhas assim que se chamam "

    beijos,linda semana,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cadê o nome de como se chamam ai Chica ?
      :(:

      Excluir
  4. Não conhecia com este nome e já anotei. Acho que chamam de "mentirinha" porque se você vai só pela aparência e espera encontrar recheios (coco, amêndoas, amendoim, castanhas)ou cremes, ou manteiga para besuntar, vai quebrar a cara. Ele é pobrinho mesmo, mas é uma delícia.

    ResponderExcluir
  5. rs... A chica tá tonta,mrs... O nome aqui é "ESQUECIDOS" e talvez por isso esqueci de colocar lá,rs beijos,chica

    ResponderExcluir
  6. Mesmo Diminuindo Meus Paços
    Mesmo Demorando Minha
    Chegada Do Outro
    Lado Da Ponte.
    Não cortarei pedaços
    Para Diminuir
    O Peso
    Que Eu Carrego.
    Mesmo Se A Dor Apertar.
    Na Minha Fé Deposito
    Minhas Esperanças
    Em Deus..
    Deus abençoe sua semana caminhas de flores e muito amor
    Beijos carinhos sempre.
    Evanir

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Tina Flor!!! Como está nesta semana? Quero fazer estes tarecos, e agora? fiquei com vontade e moro longe da Bahia! Que falta faz um jatinho particular...eu ia até aí comer os pães que seu pai faz, ia passear na feirinha e comer acarajé, tapioca, camarão e outras delícias como o tareco que combina com um bom chá! E você fala demais? Tagarela? Magina...
    Beijos com aromas de laranja e desejos de uma ótima semana!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  8. Só a Chica pra esquecer dos esquecidos, hehehe!

    ResponderExcluir
  9. Deve ser muito bom esse tareco!
    Tina, minha amiga!Gosto muito dessa música Aquarela, mas minha sala vai trabalhar com música A Casa. Você sabia que o nome do filho de Vinicius é Pedro!!
    Adorei sua visitinha!
    Um montão de beijinhos,
    Pedro

    ResponderExcluir
  10. é menitirinha por que a gente acha que não engordam, mas engordam, sim, kkkkkkkkkkkkk

    Conheço por mentirinha, mas nunca provei. Nem quero, viu? Devem ser dessas delícias em que a gente se acaba!!

    bjs e boa semana

    ResponderExcluir
  11. Olha,nunca comi esse tal de tareco e achei engraçado esse nome!...rss...agora vou procurar na padaria pra ver como é!Tina,que dia é seu niver?bjs e boa semana!

    ResponderExcluir
  12. Meu amigo aqui, que é de Pernambuco e defende a terra com unhas e dentes, disse que tem muito tareco por lá. Mas o preferido da terrinha é mesmo o bolo de rolo. Ele tem razão: iningualável! Sempre traz para a gente engordar! Beijos e queijos!

    ResponderExcluir
  13. Huummm, só de ler seu post tive um momento "nostálgico" por aqui Tina. Quando criança minha falecida vó preparava para mim e meus primos. Era uma festa... Só não conhecia o nome, chamava-mos de biscoitos da vó. Era uma delícia.
    Faz mais de 10 anos que não como os danadinhos... Saudade!!

    Beijos e uma semana deliciosa para vc ;) Com gostinho de tarecos e café.

    Nanda

    ResponderExcluir
  14. Não conhecia esse tal de tareco.
    Para mim isso é um sequilho de araruta disfarçado.Rsrs

    Beijos querida!

    ResponderExcluir
  15. Tina se eu não estiver enganada eu já comi mas com outro nome aqui na minha terra, rsrs bjoooosss

    ResponderExcluir
  16. Nunca comi :(
    Mas ja vi deles, nem sabia que era assim que chamava...
    Deve ser bom para um lanche da tarde com um chá!
    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Acho que nunca comi. Mas fiquei com vontade. Será que encontro por aqui? Acredito que deva ter, mas não com o mesmo nome. Vou procurar a receita e dar de presente pra vovó rsrs

    ResponderExcluir
  18. rsrsrs minha avó, quando eu era criança, sempre fazia esse biscoitinho ou então bolinhos de chuva. Mas ela não dava nome, chama só de biscoitinho! Era muito bom na hora do lanche da tarde! Deu até saudade!

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  19. Oi Tina.

    Não conhecia esse biscoitinho não.

    Pensei que deixaria a receita... rsrsrs

    bjo

    AnaVi

    ResponderExcluir
  20. Já comi muito tareco! Teve um tempo que enjoei e passei anos sem comer.
    Há dois anos comi na vasa de minha mãe. Tareco com geleia de goiaba e leite quente tem gosto de infância pra mim, no interior de Pernambuco.
    Saudades...

    Beijos, Tina!!!!

    Selma

    ResponderExcluir
  21. Como se faz tareco sou doida para aprender

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não faço, só como...rsrs

      Compro na Padaria de meu padrinho e na internet achei a receita que segue:

      Ingredientes:
      2 xícaras (chá) de farinha de trigo
      3 ovos
      1 xícara (chá) de margarina
      1 xícara (chá) de açúcar
      1 colher (chá) fermento em pó
      Raspas de 1 laranja ou de meio limão ou gotinhas de essência de baunilha

      Modo de Preparo:
      Misture tudo e bata na batedeira durante 10 minutos.
      Coloque em um saco de confeiteiro e faça "pingos" em uma assadeira levemente untada com óleo, leve ao forno e espere esfriar depois de assadinhos para não queimar nem os dedos nem a língua :)

      Excluir
  22. Tareco tem gosto da minha infância,comprava na padaria do seu João Ribeiro. Em Abreu e Lima,Pe

    ResponderExcluir