15 de maio de 2013

Sonhos, circo, cinema e eu

Sonhos é o nome de um dos curtas da Plano 3 que meu irmão mandou para mim umas imagens e informações para eu divulgar aqui. Enquanto produzia e editava a postagem descobri um site muito legal, chamado: Filmes que voam. Clica no nome para ir lá conhecer esse espaço fantástico, com filmes na língua de sinais e com audiodescrição para usuários com deficiência visual.
Sonhos estará participando da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, no Teatro Governador Pedro Ivo Campos, de 28 de junho a 14 de julho. Clica aqui para entrar no mundo de sonhos, para ouvir e ver meu irmão e toda turma da Plano 3 falando do trabalho e para conhecer meu amiguinho artista palhaço Jonas. Sou fã! Aproveitando o merchan, clica aqui para saber da Plano 3 e dos nomes do Brasil, da Bahia e de toda essa trupe marcando presença em Barcelona e na Bolívia agora entre maio e junho.
Fiquei dando pause o tempo todo enquanto assitia a matéria e ampliando essa foto ai em cima, para ver se o rolo de massa, apetrechos, escovinha de tirar a farinha da mesa são de meu pai. Além de produzir, pegar coisas emprestadas é o que a direção de arte faz de melhor. Se o ator que fez o padeiro, nunca mexeu com nada disso deve ter incorporado só de tocar nas cosias cheias de verdade e prática de S. Guillermo, padeiro, confeiteiro e sonhador.
Viva o circo, viva os sonhos de sonhar e os de comer, comi muitos quando pequena, muitos mesmo, meu pai fazia com maestria, aquele cheiro, aquele gostinho, são atemporais. Eu levava para vender na escola e ganhar uns trocados para comprar adesivos, canetinhas e outras bobagens.
Hoje ainda como sonhos na Padaria Piedade, que tem a opção de doce de leite no recheio além de goiabada. A padaria resiste ao tempo e é comandada por meu padrinho, um dia foi pelo pai dele. Um lugar que faz parte da minha infância e do meu paladar com os pães doces e pão de açúcar, biscoitinhos jesuíta e paciência. Vale pontuar que não faz a pessoa ser paciente consumir biscoitos paciência, eu garanto, sempre comi e continuo comendo e paciência não é uma de minhas virtudes.
Tem também aqui em Salvador uns sonhos que são vendidos na cidade baixa, perto do Colégio militar, fritos na hora, em um espaço que cabe uma pessoa, o caldeirão e o balcão. O cheiro e o passar deles quentinhos no açúcar aliados ao preço de uma bala são um convite ao pecado calórico.
Do cinema a vida real, do trabalho de meu irmão e de todos que trabalham com ele e tudo que aprendemos com as produções, as pessoas, o produto final, registro minha admiração, orgulho e agradecimento. Que não são nenhuma novidade, mas vale sempre repetir.
Saramago disse que dentro ou fora dele, todos os dias acontecia algo que lhe surpreendia, desde a possibilidade do impossível a todos os sonhos e ilusões. E assim é com todos nós. Adocemos pois, o paladar, a vida e o sonhar, sejamos palhaços, equilibristas, malabares, mágicos, transformemos sonhos em realidades. "Todos os sonhos são sementes e todas as estrelas são guias" bem definiu Patricia Pinna . Plantemos para colher e que boas estrelas nos guiem.

20 comentários:

  1. Adorei,Tina! Fui lá e comentei! Belo post e tens mesmo que ser fã do mano e seu trabalho! beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Acho que no Brasil, precisamos ser mais o mágico, não é? Lindas fotos Srta, que brilham na distância do olhar! abraços

    ResponderExcluir
  3. Ai que coisa mais linda, que foto mais lindaaaa!!! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu cabelo estava gritando por uma hidratação mas td bem, quem mora em área litorânea tem essa desculpa, é o sol, muita praia, piscina...rsrs

      Excluir
  4. Agora eu entendi quando você disse que aquela imagem da bicicleta com um 'vende-se sonho' que eu te enviei (lembra?) tinha relação com o trabalho do seu irmão.
    Estou encantada com as imagens, a entrevista dada pelo Plano 3 (vi o sr. Marcos Bautista - irmão da minha amiga Tina♥) e com a história.
    Meus desejos de sucesso!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, e claro, não podia faltar o circo na história :)

      Excluir
    2. Lembro da imagem sim e mandei para ele.
      Eu tinha razão de lembrar dele né?

      Obrigada pelos desejos e pelo carinho de sempre Carolzita :)

      Excluir
  5. Respeitável público! O circo não morreu. Esta vivo mais do que nunca!!
    Que legal! Adorei conhecer seu mano e toda a galera do plano 3. Chuvinha de luz e vibrações de sucesso para eles!
    Tina adorei a sua foto com o ator Jonas... Lindos!
    Vi amei e compartilhei!

    Beijos florzinha linda!

    ResponderExcluir
  6. Tininha nunca comi esse biscoito paciência, será por isso que tenho pouca rs
    na minha cidade também tinha uma padaria que fazia uns sonhos de encher a boca,e a especialidade eram os sequilhos de dona Ana
    que delicia
    ou será que herdei de minha mãe, uma conhecia por seu "pavio curto"

    ResponderExcluir
  7. Tina, são atitudes assim, gente de calibre como essa equipe, que enfrentam tudo pelo sonho, seja ele de que espécie, é que merecem aplausos e muitos e estou deveras aplaudindo. Ante ao seu artigo do "nem precisa saber ecrever", publicado ontem, esse de hoje foi um alento e tirou de mim a tristeza causada pelo impacto, como professora alfabetizadora.Saber que têm pessoas engajadas a mostrar que tudo vale a pena é muito bom! Parabéns a equipe toda ao seu irmão e a vc, Tina que deu-nos a conhecer esse trabalho. Desejo muito sucesso mesmo! A citação de Saramago foi venturosa. Amo seus comentários e visita! Abração! Nota: removi o comentário por causa das muitas letras que troco ou acrescento, quando me empolgo, mas era o mesmo.

    ResponderExcluir
  8. Meu sonho de criança é que o meu pai fosse dono de uma mercearia. Aquele lugar onde se vende de tudo a granel, tem um cheiro maravilhoso, e doces e balas de montão. Não deu mas ficou a lembrança destes lugares. Agora vou lá ver o irmão da Tina, que eu já sei que é um gato.

    ResponderExcluir
  9. Amei TUDO amiga...nossa é vc é BRILHANTE,seu irmão é BRILHANTE...QUE DEUS ABENÇOE VOCÊS!!! TE AMO! Bjs Sua amiga Roseli

    ResponderExcluir
  10. Adoro curtas! Eles têm sempre uma mensagem a passar e precisam fazer isso naquele tempo curtinho. Por isso a beleza é toda concentrada naqueles minutinhos e o recado é sempre muito bem dado. Achei incrível!

    Bela foto, Tina (:

    ResponderExcluir
  11. Que bacana Tina, muito sucesso para o seu irmão e toda a equipe, vc está linda na foto, vou lá assistir! Bjooss

    ResponderExcluir
  12. Realmente,Tina.O filme deve ser encantador. Bjss

    ResponderExcluir
  13. Tina,que trabalho mais bonito do seu irmão!Parabéns!Desejo muito sucesso!Hoje vim tb deixar um selinho pra vc mas fique a vontade pra recusar,pois sei que nem todos gostam de selinhos.Segue o link:

    http://asasdosversosereversos.blogspot.com.br/2013/05/12-livros-em-12-meses.html

    bjs,

    ResponderExcluir
  14. É encantador você ao lado de ator palhaço mirim! Nunca soube de um menino palhaço. Quando comecei a assistir e vi uma história de sonhos misturados com farinha, lembrei de quando você falou de seu pai padeiro. E depois que li o seu texto, tudo se confirmou!
    Muito boa sorte ao sr Marcos Bautista, sonhos, risos, Barcelona, Bolívia e onde mais couber um sorriso!
    Beijo

    ResponderExcluir
  15. Amiga, sou assim, volto quando sobra um tempinho e leio o que não li. Se não fizesse isso teria perdido este post que é tão lindo. Vi o vídeo, quanto trabalho, quanto prazer no final! Bom saber que a equipe fez pesquisa, visitou 50 circos e constataram que a magia ainda vive. Que ninguém fique de fora para ouvir as gargalhadas... Vou assistir, com certeza! Beijos especiais, de pura alegria infantil! :)

    ResponderExcluir
  16. Nossa, Tina! Tanto já aconteceu por aqui, me senti como quem chega no final da festa. Gostei do que encontrei e escolhi este post pra deixar um sinal de que aqui estive porque achei ele encantador! Arte, circo, sonhos, filme, fotografia. (E me lembrei das caminhadas que eu fazia, quando criança, indo comprar pão - falando com um, falando com outro, passos leves... Tão bom!) Plantemos... e que boas estrelas nos guiem! Uma ótima semana pra você! Bjs.

    ResponderExcluir