27 de maio de 2013

"Ver é uma fábula"

"Viver é super difícil
O mais fundo está sempre na superfície"
Paulo Leminski
A frase do título do post é o nome da Mostra Cultural do artista Cao Guimarães e está no livro Catatau, do bigodudo escritor poeta Paulo Leminski que é também o autor da frase acima e tenho a impressão que ele quer que eu o leia. Sabe como é isso?
Meu irmão outro dia disse que estava querendo o livro "Toda poesia" dele e também vi seu nome em uma camisa da lojinha Poeme-se e juntando lé com cré, não gostei de não saber quem ele era.
Procurando me deu vontade de ler sues escritos. Ser Paulo já confere a ele grande vantagem de simpatia da minha parte. Ai vi o tal livro que meu irmão quer na Saraiva e o livro ficou me olhando, eu olhei para ele e nem peguei para dar uma espiada para não aumentar a atração, deixei ele lá.
Correlações a parte, a mostra de Cao Guimarães é uma seleção de fotografias, instalações e vídeos apresentada pela primeira vez no Brasil, com apoio de educadores, do programa Para Gostar de Ver, além de outros parceiros. A frase resume um pouco do que a obra do artista oferece, que é a possibilidade de construir narrativas a partir do olhar. Achei fantástico!
Sem muitas regras e cheia de intenções as instalações retiram o espectador da situação de passivos e propõe a visão de coisas e situações que normalmente não percebemos, como o desfile de uma bolha de sabão.
Para Cao, segundo palavras dele mesmo "uma folha ao vento é tão expressiva quanto uma cantora lírica." Eu também acho!
A mostra está no Itaú Cultural na Av. Paulista, em Sampa. De terça a domingo até o dia 01/06 e conta com workshop e ciclo de filmes. Fica a dica e minha torcida de que venha para Salvador.
Desejo para mim e para todos que por aqui passarem, olhares e visões atentas e o luxo de saber que acima do teto, acima de nós, acima de tudo há um céu cheio de estrelas, sol, nuvens, lua, sonhos e possibilidades.

18 comentários:

  1. Linda dica! Vim desejar uma ótima semana.A minha, ainda de curtir filhão1beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Amiga, volta lá e compra o livro. Ele estava te chamando... E é poesia de Leminski, vale a pena.

    Beijos e ótima semana!

    ResponderExcluir
  3. garota, acho que vou passar os meus próximos dias a ler porque hoje parece é o dia que todos estão indicando novas leituras. E se tem uma coisa que adoro fazer é comprar livros!!! E o que faço com trabalho, casa, deveres e afazeres???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. faz td, como uma boa kinder-mulher-equilibrista :)

      Excluir
  4. Também gostaria de ler...
    Beijos e uma boa semana.
    Lita

    ResponderExcluir
  5. Tina,
    Se eu te disser que acho que ele quer que eu o leia também vai acreditar? Visitando determinado blog, a pessoa indicou esse livro. Ai como você também fui em uma livraria que exatamente esse livro me despertou a atenção. E agora aqui! =D
    Acho que vou dá-lo uma chance! Quase não leio livros de poesias.
    Um beijo querida, uma semana cheia de borboletinhas na tua vida!

    ResponderExcluir
  6. Tina, quando vi a imagem já vim correndo ler, rs.
    Eu vi esse livro na livraria e senti uma certa 'química' entre nós dois, mas acabei resistindo, mais por falta de verbas do que de vontade, rs.
    Acho que vou ter que me render!
    Poesia sempre me encanta, ainda mais poesia criativa como a dele.

    Um beijo,
    Uma semana repleta de belezas!
    Jhosy

    http://meninamsicaeflor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Tina
    Parece que somos ratas de livrarias... isso é bom e que contagie assim teremos leitores fazendo leitores.
    Paulo Leminski está sempre entre os poetas que reproduzo poemas no blog _ gosto muito,
    beijinhos Tina estou voltando as blogagens e aos amigos,
    boa semana

    ResponderExcluir
  8. Que dica boa!
    Gostei do título e do bigodão.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oi Tina!Tem livros que nos chamam...rss...porisso gosto de ir a livrarias,sebos e ficar fuçando pra ver qual vai me chamar...rss...adorei seu texto e tb vim agradecer seu comentario em meu blog!bjs e boa semana,

    ResponderExcluir
  10. Vindo de você minha querida a dica está mais que anotada!!
    beijos e vamos procurar pelas estrelas?
    Keila Gon

    ResponderExcluir
  11. Querida amiga

    Também desejo...
    Também desejo...

    Ser feliz não é um direito,
    mas um dever...
    Seja feliz... Faça feliz...

    ResponderExcluir
  12. Oi Bia, linda postagem.

    Diante de sua recomendação também me despertou "Catatau" com o haicai

    Luxo saber
    Além destas telhas
    Um céu de estrelas

    Encantei-me.

    Mas, falando de "Toda Poesia", ganhei este livro de minha filha. Ainda não li no total e trasnscrevo como amostra alguns trechos

    Ginga que adoro:

    ACORDEI BEMOL
    TUDO ESTAVA SUSTENIDO

    SOL FAZIA
    SÓ NÃO FAZIA SENTIDO

    Samurai:

    NUVENS BRANCAS
    PASSAM

    EM BRANCAS NUVENS

    Malandro:

    NÃO DISCUTO
    COM O DESTINO
    O QUE PINTAR

    Samurai-malandro:

    A PALMEIRA ESTREMECE
    PALMAS PARA ELA
    QUE ELA MERECE



    UM POUCO DE MAO
    EM TODO POEMA QUE ENSINA

    QUANTO MENOR
    MAIS DO TAMANHO DA CHINA

    O bigodão é demais.
    Uma linda semana para você.
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. e então, vamos comprar? rsrsrs
    e de Mia Couto vc já ouviu falar?
    "[...]Devia era, logo de manhã, passar um sonho pelo rosto. É isso que impede o tempo e atrasa a ruga.[...]"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em vista de eu ter cogitado comprar um par de dockside samello laranja para vc esses dias, que custa o valor de uns 10 livros dele, vou comprar Toda poesia, sai mais barato e eu ganho mais :)
      Vi por sinal no site da Saraiva com desconto. Lá vou eu!

      Qto a Mia Couto, vejo o nome em frases por ai, mas nunca pesquisei ou li sobre a pessoa. Vc bem deve imaginar que isso é um risco, se eu for com a cara, bingo, se eu cismar com algo, azeda a relação...rsrs

      Falando em ir com a cara, ir de Paulo a Couto é golpe baixo, não acha?

      Vi por sincronicidade na barra lateral do blog hoje a notícia de que ele ganhou o Prêmio Camões desse ano: http://www.blogdacompanhia.com.br/2013/05/mia-couto-ganha-o-premio-camoes-2013/

      Bjos irmão, sempre bom te ter por aqui :)

      Excluir
  14. Agora fica muito longe de onde moramos. Antigamente era na rua de trás! Fomos a muitas exposições, teatro, dança neste espaço.
    Mia Couto, que eu jurava ser mulher, conheci numa entrevista no programa Roda Viva. fui com a cara e com as histórias de uma África de curandeiros, feiticeiros, leões rondando quintais... ainda não li nada dele. Está na lista de quarentena.
    Ah! Quando souber algo sobre a indicação do Manoel de Barros ao Nobel, instrua-nos!
    E só para me meter onde não fui chamada, laranja para um par de sapatos é tudo de maravilhoso! cogita e compra,seu irmão merece!

    ResponderExcluir
  15. Tina, que dica boa! Quem sabe eu consigo ver no feriado? Depois te conto!!

    bjs

    ResponderExcluir
  16. Oi Tina,estou lendo esse livro de Paulo Leminski, Toda Poesia. O livro é da minha filha, tem algumas poesia que me dá nó na cabeça, mas estou adorando!
    Essa é linda!
    Dança da Chuva

    "senhorita chuva
    me concede a honra
    desta contradança
    e vamos sair
    por esses campos
    ao som desta chuva
    que cai sobre o teclado"
    É lindo!
    Desculpe a ausência e demora, mas meu pc está muito lento e apaga toda hora!Fica muito difícil!!
    Beijos
    Amara

    ResponderExcluir