24 de junho de 2013

Eita festa pra João que não acaba não

Pintura linda, linda, linda de Ronaldo Mendes
Tem cultura francesa nas festas juninas sabia? Pois é! A saudação junina Anavantu (anavantur ou alavantu...eita povo que gosta de variar no vocabulário a gente), que usei na postagem acima, significa em francês abrasileirado: Ir adiante. A expressão original é: En Avant, Tout. Como somos criativos né? E Anarriê, originou-se de: En Arrière e significa: Voltar.
Voltei para contar essa curiosidade porque em São João os vizinhos costumam passar bem cedo quando o sol raiá e depois passam mais tarde quando a lua está para chegar. A propósito, quando eu era mais nova por essas bandas fiz postagens juninas, que não tiveram leituras de cumadres e cumpadres que ainda andam por essas bandas e outros que tomaram rumos, mas tem muita vizinhança nova e passantes que convido a averiguar. Clica aqui, aqui e aqui. Bom arraiá e uma noite de capim na boca com muitas estrelas no céu para admirar e estrelas por dentro para o nosso entorno alumiá.

9 comentários:

  1. Linda noite de S.João! beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Oii Tina, lindaaaa a imagem e muito esclarecedoras as explicações, curiosidades que eu não sabia, vou conferir os outros links! Bjoosss

    ResponderExcluir
  3. Tina, linda mesmo! As cores, as formas! Adorei

    ResponderExcluir
  4. Irmã!
    Lindas as imagens, as palavras, Viva São João, Viva sua Inspiração!!!
    beijo de nós 5!
    Kátia

    ResponderExcluir
  5. A imagem é linda e a Tina realmente é apaixonada por São João! Li os outros textos e por sua causa vou olhar esta data com outros olhos.

    ResponderExcluir
  6. Nossa, Tina, quando eu era criança adorava participar das festas juninas! Era na escola, na vizinhança... eu AMO festa junina! Meus filhos já não gostam muito e ainda me falaram que ainda bem que na série deles já não precisam mais dançar e que só dançavam para me agradar. Tem noção?! Fiquei arrasada!

    Festa junina pra mim tem sabor de infância! Adorei seu post!

    ResponderExcluir
  7. Fui a uma festa de junina de família, no sábado, em Minas Gerais. Conversando com minha mãe, chegamos a conclusão de como o São João e as festas juninas estavam se perdendo na nossa cidade, Ribeirão. Antes, no bairro, havia festa junina em grande parte das ruas, além das igrejas e as particulares. Pouco disso restou. Talvez haja um pouco ainda nas escolas, o que ajuda no processo de preservação do costume...

    ResponderExcluir
  8. Sempre com coisas para ensinar! bjs, reli e goste novamente! chica

    ResponderExcluir
  9. Oi Tina.
    Vi este e os outros posts.
    Muitas informações sobre São João Batista.
    As festas de São João são sempre muito boas.
    Aqui em Minas, nessa época, cada fim de semana tem festa em um lugar. Na igreja, no clube, na casa de alguém. Com canjiquinha, vaca atolada, caldo verde, quentão, choconhaque, quadrinha, danças, camisa xadrez para os homens, vestidos estampado para as mulheres...
    Essas festas esquentam nosso frio.
    Rs.

    Abraço.

    Ana Virgínia.

    ResponderExcluir