1 de junho de 2013

Plantar para colher

Tem um poema de Vicente de Carvalho que sei de cor e salteado, que diz que a felicidade é uma árvore milagrosa, areada de verdes pomos e muitos não a alcançamos, pois ela está sempre onde a colocamos e muitas vezes não a colocamos onde estamos. E não a colocamos talvez porque a temos com um prédio, um carro do ano, uma viagem, um grande objetivo qualquer e ela é tipo mato, dá fácil, floresce, vira árvore se a percebemos, alimentamos e buscamos nas coisas simples.
Que tal deixar o carro, e ir até a padaria a pé hoje ? Ou deixar a moto em casa e ir de bicicleta? Andar de bicicleta dá uma felicidade que a ciência já deve ter estudado, não sei explicar, mas sinto e recomendo.
Que tal um diazinho, só por distração ou gosto lavar o próprio carro? Ou o de seu marido, esposa, pai, mãe. Admirar vitrines sem entrar para comprar, virar o pescoço para olhar uma planta, uma criança, um gato, uma pipa presa em um fio.
Sabe aquele café da esquina ou do shopping, que nunca você tem tempo de ir, vá. Pare o mundo, desça e tome o café, o suco, o chá que tanto você deseja. Reduza a agitação e a tagarela na hora do almoço e sinta o gosto da comida que você está comendo e da bebida que está bebendo.
Abra, mostre a alguém, viaje sozinha(o) nos seus álbuns de fotos de infância, da juventude, de seus filhos, de viagens que você já fez um dia e ao fitar seu sorriso ou o de alguém que você quer bem em uma foto, como sugere o autor do livro "Happier", se pergunte e tente lembrar o motivo daquele sorriso, para reproduzir o que o provocou.
Não dá para relaxar, curtir, degustar, sorrir de novo com um sorriso que já demos ou que deram para gente se pularmos da cama com o despertador toda manhã, nos entregarmos ao corre-corre do dia-a-dia e acharmos que estamos na busca da árvore milagrosa que somos nós mesmos os responsáveis por plantar ao nosso lado.
Todo mundo quer ser feliz e desconfio que são os pensamentos, comportamentos e valores do dia-a-dia que levam e conduzem a essa tal felicidade, toda areada e encantada que não aceita ser subjulgada.
Um feliz final de semana, feliz junho, feliz plantar e colher!

12 comentários:

  1. Tina, que imagens diferentes e lindas! Quanta joia de seu blog que tenho perdido! Já fiz isso: tirar o dia para ficar apreciando blogs, mas acumulei tanto serviço! Vira e mexe faço coisas que me dão imenso prazer, por vezes coisinhas bobas! Você escreve divinamente!. Feliz fim de semana! Forte abraço!

    ResponderExcluir
  2. Então vamos colocar a árvore milagrosa da felicidade bem pertinho de nós!
    Adorei teu poema de cor e salteado.
    beijo

    ResponderExcluir
  3. Muita gente tem buscado a felicidade em coisas muito concretas, cheias de valores. Mas na verdade ela está no simples, ali onde menos passamos os olhos e onde mais facilmente seriamos recebidos.

    Bom junho, Tina (:

    ResponderExcluir
  4. Oi Tina,
    Passando pra matar as saudades dos posts leves e saborosos e das imagens encantadoras.
    Seu blog planta muito bem!
    Colhemos!
    Beijin,

    ResponderExcluir
  5. Muito legal te ler! Beijos, de volta, o filhão se foi...chica

    ResponderExcluir
  6. voce desconfia muito bem, pois eu também acredito que são as pequenas coisas do dia a dia que nos trazem felicidade.
    é isso, tão simples que até assusta.
    lembra daquela frase, não sei de quem que diz : "felicidade não existe, existem sim momentos felizes"?
    então, se pudermos ter muitos momentos felizes no decorrer do dia, da semana, do mes, é claro que teremos quase a felicidade completa.
    seria insano dizer que dá para ser feliz assim, em conta gotas?
    se pensarmos que poucas pessoas conseguem, chegaremos à conclusão que insano é quem não tenta, prefere o vazio, a amargura, a solidão.
    sei também que muitas pessoas não sabem procurar, esperam uma GRANDE felicidade em suas vidas.
    essas precisam ler aquela outra frase que eu não sei de quem é (rsrsrs) :" a felicidade não é a chegada, mas sim o caminho..."
    adorei ficar aqui proseando com voce "cumadi".
    voce é aquele pedacinho de meu dia que sorri, que emociona e que me faz feliz.
    obrigada, um beijo!

    ResponderExcluir
  7. Olá!! Acabo de conhecer seu blog, que delícia de ler! Concerteza estarei sempre espiando seus post! á estou te seguindo! Visite meu blog, ficarei feliz com sua visita! E saiba que virei sempre aqui, buscar inspiração!!!
    Bjcas e bom domingo! Grazi

    ResponderExcluir
  8. Olá Tina Flor!!! Adorei vc dizer, "pare o mundo e desça", realmente o mundo, o sistema que nos leva, leva para a correria e a agitação!
    Obrigada por este texto que inspira a ser melhor!
    Beijos com aroma de manhã de domingo!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  9. Oi Tina, obrigado pela visita!!
    Uma ótima semana pra ti!!
    Bjs do Neno

    P.S. Adoro seus comentários!!

    ResponderExcluir
  10. Tina, querida que texto lindo e verdadeiro!Belos momentos que se deixa viver, sentir e saborear!
    Beijos
    Amara

    ResponderExcluir
  11. Oi Tina.Um ótimo texto para começar a semana corrida que nós temos.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  12. Sempre fico feliz quando aqui venho porque levo palavras mágicas, receitas de felicidade, propostas de vida.

    ResponderExcluir