29 de junho de 2013

Salve Pedro e Paulo

Essa ilustração parece ser de Folia de Reis
Mas tem um que de juninices
Ai resolvi colar em meu álbum como sendo Toinho, João, Pedro e Paulo
Que não deixam de ser reis
Hoje tem mais festa junina aqui pelas bandas do nordeste, é dia de São Pedro que foi um dos doze apóstolos e reza a cultura popular e malinagem típica de saci que furtar o mastro do santinho e fazer pedidos marca o fim das festas juninas. Outras características próprias e nordestescas do festejo são a fogueira em formato triangular e o pau-de-sebo.
Na sua lista de missões, São Pedro é o guardião das portas do céu e responsável por fazer chover na Terra. Rezo pra muitos santos, aliás, dizem que na Bahia, quando se faz uma reza ocorre uma confusão no céu entre o mundaréu de santos e suas jurisdições.
Pedro liderou os discípulos de Jesus e fundou a Igreja Católica, sendo considerado o primeiro Papa.  O que muito poucos sabem é que também se homenageia no dia de São Pedro, São Paulo. Depois de Jesus, Paulo é o homem mais influente na história da fé cristã. Um missionário, líder, homem de fé.
Como fui agraciada com dois Paulos em meu livro de vida e escrituras, registro meu agradecimento, pedidos de bênçãos para os dois e para todos os Pedros e Paulos, tradições, cultura popular e fé, muita fé em nossos corações.

4 comentários:

  1. Salve, salve!!Boa festa por aí. Nem importa se a imagem era da folia de reis. Coube direitinho pro tema! VIVA! beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. É o santo que mais gosto por conta da chuva!
    Amo chuva!

    Adorei teu post!

    www.vidacomplicada.com

    ResponderExcluir
  3. Salve São João....beijo Lisette.

    ResponderExcluir
  4. Sabe que vou terminar este período sem ter ido sequer em 1 festa? Estas comemorações só vemos no interior. Aqui é só festinha em escola. Sniff... Chorei!

    ResponderExcluir