5 de julho de 2013

Negra é a raiz da liberdade

"Um ganhador é um sonhador que nunca se rende"
"Nosso grande medo não é o de que sejamos incapazes 
Nosso maior medo é que sejamos poderosos além da medida 
É nossa luz, não nossa escuridão, que mais nos amedronta"
Palavras do resistente e sábio Nelson Mandela, Madiba para os íntimos, adorei esse nominho. E nessas poucas palavras, bem como em suas histórias de vida ele nos chama a razão, a verdade de que bancar o pequeno não ajuda o mundo. Não há nada de brilhante em encolher-se para que as outras pessoas não se sintam inseguras em torno de você.
"Á medida que deixamos nossa própria luz brilhar, inconscientemente damos às outras pessoas permissão para fazer o mesmo". Separei um trechinho de um filme inspirado na vida de Madiba, com o grande Morgan Freeman no seu papel, no qual, em um diálogo, há muitas lições. Clica aqui para ver. Reflexões, frases, atitudes, exemplos de um homem que é exemplo de luta, de raça, de busca pelo bem comum, pelos direitos humanos, pela dignidade, pela sua liberdade e a de milhares de pessoas que construíram nações a custo de sangue e humilhações. 
Acompanhando as notícias sobre seu estado de saúde, seus feitos, lendo frases suas, li em algum lugar que ele disse: "Não há nada como regressar a um lugar que está igual Para descobrir o quanto a gente mudou." Ele regressará ao céu, de onde veio e vai descobrir além do que já sabe, o quanto ele mudou e o quanto mudou a vida de tanta gente.
Desejei em um comentário em um blog amigo que o homenageou que ele deixasse fiapinhos de sua coragem, doçura, equilibro, paz, sagacidade, garra, sabedoria no ar para cada um de nós absorver e como toda sexta aqui na Bahia é dia de orações e de boas energias, resolvi refazer o pedido, com as benção de todas os santos, orixás, todas as contas, todos os credos e cantos, porque toda sexta toda pele é negra e todo mundo é baiano junto, diz a canção. Que assim seja. Resistência, dignidade, respeito, paz e bem a todos os homens de bom coração! A Mandela minha admiração!

14 comentários:

  1. Linda homenagem à esse grande homem que agoniza. Bons desejos e propoósitos sempre aqui! beijos,lindo dia! chica

    ResponderExcluir
  2. Mandela marcou a sua vida com atitudes generosas, capaz de gestos que modificam uma nação e sempre será um exemplo para o mundo.

    ResponderExcluir
  3. Fiapinhos de tudo que Madiba deixou para sua África, para o mundo que sirva para casa um de nós, para nos fazermos melhores. Pela paz e pela igualdade!
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Olá Tina, lindo texto, adorei os filmes dele que assisti, e sem duvida ele é um exemplo e uma grande inspiração de superação e determinação, marcou história e deixará saudades! Bjooooooss

    ResponderExcluir
  5. Axé!
    Fico pensando cá com meus botões que grandes lideres do amor estão partindo pra outra dimensão, fleches de pensamentos como de insegurança e medo brotam no meu coração, mas na mesma hora eu percebo que “fiapinhos” de ensinamentos foram e são repassados a cada dia, basta a gente seguir os exemplos com atitudes. E desejo nesse momento que todos nós vibremos luz, amor e paz para esse grande missionário do amor para que ele possa partir levando com ele a nossa gratidão.

    Beijos minha florzinha!

    ResponderExcluir
  6. Adorei a homenagem!

    Beijinhos e um ótimo fim de semana para vc e sua família Tina linda!!

    Nanda

    ResponderExcluir
  7. Oi Tina, que homenagem maravilhosa!!pessoas como ele merecem ser lembrados e homenageados eternamente, por sua contribuição para o bem da humanidade!! Sejamos sempre gratos!!

    Beijos!!♥

    ResponderExcluir
  8. Mandela é um homem forte e lutador, um líder nato. Ano passado fiz um trabalho sobre ele na faculdade.
    Bjoks

    ResponderExcluir
  9. Primeiro, olá de novo, Tina! Tive duas semanas complicadíssimas no trabalho e me ausentei. Estava morrendo de saudades de passar pelos blogs. Comecei por essa postagem mais recente. Durante a semana, acompanhei algumas notícias sobre o estado de saúde de Mandela e lembrei-me de quando assisti Invictus. Eu fiquei impressionado. Já tinha escutado sobre o tal Mandela aqui e ali, mas depois daquele filme, eu realmente conheci o que estava por trás daquela pessoa.
    Foi no curso técnico, durante uma semana especial há uns três anos, que exibiram o filme com direito a pipoca. Não sabia que vinha por aí uma descoberta magnífica. Suas realizações me impressionaram e eu tomei aquele filme como uma recomendação imediata. Além de o longa ter sido a impulsão para procurar mais sobre a vida daquele homem.

    Achei a postagem ótima.

    ResponderExcluir
  10. Ana Cristina06/07/2013 16:17

    Lindo , amiga ! Vc como sempre com muito talento para se expressar ! Bjs

    ResponderExcluir
  11. Lindo, admirável...suas palavras me emocionaram!!
    Pra vc pessoa amada e de um coração magnífico,um iluminado fim de semana.
    Com muito carinho MELISSA E ALECRIM

    ResponderExcluir
  12. UMA HOMENAGEM BELÍSSIMA A UM HOMEM , QUE NO DECORRER DA VIDA FOI UM EXEMPLO.
    UM FELIZ FINAL DE SEMANA BEIJOS ,EVANIR.

    ResponderExcluir
  13. Tina,mais que merecida homenagem e tenho comigo que Mandela ainda não vai partir...apesar de todos esses preparativos que estão fazendo para o enterro dele.Bjs,

    ResponderExcluir
  14. Que maravilha, beijo Lisette.

    ResponderExcluir