22 de julho de 2013

Velázquez, as meninas e eu

A Família, mais conhecido como: As Meninas, é o nome de um famoso quadro pintado em 1656 por Velázquez. Recebi via meu irmão viajante, vindo da Espanha, enviada por minha madrinha que mora lá, uma boneca de biscuit muito graciosa de Maria Tereza a menina central dessa obra de arte famosa e instigante.
Resolvi pesquisar e trazer um pouco sobre a obra, que é uma das mais analisadas e comentadas no mundo da arte. O habilidoso Velázquez pintou em uma tela um desafio a observação e um show de composição de espaço, perspectiva, luz, cenários e múltiplos personagens (inclusive ele está na obra, pintando a tal pintura).
Maria Tereza, filha do rei e as suas damas de companhia são a primeira vista as personagens principais da tela. Num espelho, na parte do fundo da pintura, o reflexo do Rei Filipe IV da Espanha e a sua esposa são fonte de muitas interpretações. Segundo alguns historiadores eles apareceram enquanto Velázquez pintava a obra e deu-se o insight no pintor, segundo outros eles posaram para o artista. Dentre as interpretações mais conhecidas da obra, está a do espanhol Ramiro de Moya de que o espelho ao fundo refletia o próprio quadro, no qual os reis estavam sendo retratados e não o reflexo deles em pessoa.
Lucas Jordan levanta a dúvida de que o espelho é na verdade a tela e sendo assim, o que pintaria Velázquez? Um autorretrato? Ou As meninas é um quadro dentro de um quadro?
Há muitos outros detalhes na pintura e muitas análises artísticas, históricas, psicológicas e filosóficas. As inúmeras interpretações do quadro tornam atemporal e sempre sedutor e aberto a novos olhares seu estudo.
Diego Rodríguez de Silva y Velázquez nasceu em Sevilha e foi nomeado em outubro de 1623 "pintor do rei" e como encarregado dos retratos reais passou a residir em Madri com a família real. No quadro famoso de grandes proporções (3,18 x 2,76m), as figuras possuem tamanho quase natural e revelam muitos detalhes, dentre eles a Cruz de Santiago, no colete do pintor, que foi agregada três anos depois de terminada a pintura, quando nomeado cavaleiro dessa ordem.
Bale! (que é: vale, com a pronúncia espanhola do v como b). Análises, perguntas e muitas respostas para nossa semana e nossa vida!

11 comentários:

  1. Aí, a alma espanhola desta linda menina baiana viajou, pesquisou e trouxe informações preciosas para nós. Com meninas apassarinhadas sempre acontece assim: são viagens loucas sem passaporte e o dia que encontrar o objeto original vai dizer "eu já estive aqui".

    ResponderExcluir
  2. Vi esse quadro quando visitei o Museu do Prado. E comprei um livrinho com várias obras para as meninas (minhas filhas) colarem adesivos no lugar certo. Assim, brincando, elas vão aprendendo sobre os grandes artistas. Mas na Livraria Cultura vendem também obras de artes em livros para adesivar. Fica a dica para presentear os pequenos.
    Beijos, amiga, e ótima semana!

    ResponderExcluir
  3. Oi Tina,
    Assim não vale! Eu adoro este quadro e quero ver a sua boneca de biscuit! Cadê ela?
    Aproveite a semana!
    Bjs

    GOSTO DISTO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou fotografar ela e te mando por e-mail :)

      Excluir
  4. É tão interessante como um post desperta um certo interesse e tanta curiosidade e nos leva a pesquisa e a pesquisa aos devaneios... Ai viajei...
    Este quadro é mesmo incrível porque tem detalhes demais e cada pessoa se pega a um determinado ponto.
    A arte é assim, tão cheia de mistérios e belezas.
    Adorei!
    bjs
    Vania

    ResponderExcluir
  5. Tive que ir no google ver o quadro... gostei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ideia de não colocar aqui a imagem era essa, instigar. Fazer cada um fuçar e buscar talvez mais que a imagem que eu colocaria aqui e pronto.
      Que bom que gostou :)

      Excluir
  6. OI Tina
    'As meninas' um quadro famoso que marcou a vida do pintor.
    Seu post estimula mesmo o desejo de ver o quadro e saber mais de suas obras.
    Muito bom. E as meninas lembram aquelas de porcelana com vestidinhos rodados com enfeites de rendinhas rsrs penso que deve ser assim a sua biscuit .
    Um abraço Tina
    fique bem tá?

    ResponderExcluir
  7. Olá Tina!
    Que interessante este post. Gostei demais das informações. Confesso que fiquei curiosa para ver o quadro! rsrs!

    Um beijo pra ti!
    grata pela visita!

    ResponderExcluir
  8. Amiga+passarinha+flor...

    Passando só para te deixar aquele "upa"...bem apertado.
    E dizer que aqui tá tão frio...mas tão frio...que quero me mudar para Bahia!!!
    Meu colibrizinho tá tão enrolado em cobertores que estou até com pena!!! Só com os olhinhos de fora...hehe
    Beijão e um abraço cheio de paz dentro! :)

    ResponderExcluir
  9. Lembro de estudar o quadro na oitava série e depois em algum ano do ensino médio. Eu adorava quando a disciplina se voltava para a história da arte, pois nunca fui habilidoso com desenhos. Minha professora comentou muito sobre a riqueza desse quadro. Ela dizia que não era um quadro estático. Pontuava também para a imagem de Filipe e a esposa, além do autorretrato de Velásquez.

    ResponderExcluir