13 de agosto de 2013

Palavrices

Você sabe o que são sinais diacríticos? Não! Não são prenúncios de dias críticos. São os sinais gráficos que alteram o som das letras, como a cedilha e o trema, excluído pobrezinho, com a nova ortografia. O motivo da postagem foi eu achar que muitos não saberiam o que seriam esses sinais de denominação estranha e uso cotidiano. Acho interessante fazer uso do espaço que tenho aqui para ensinamentos, aprendizados, descobertas de palavrices nossas de cada dia.
Falando em descobertas, vou contar uma bem pitoresca. No dicionário Houssain o último verbete é: zzz. Significado: som de mosquito ou de ronco. Que tal? Falando em verbetes, o dicionário registra os vários sentidos que uma palavra pode ter e a esse conjunto de sentidos dá-se o nome de verbete. Você sabia definir verbete?
Para fechar, como último ponto da estação Língua portuguesa, li em algum lugar e lembrei de um amigo chamado Bernardo, que adora trilhos e trens, que a palavra piauiense é quase um assobio. Sendo assim o apito do trem que vai para as bandas do nordeste sem mar, bem deveria assim soar: Piauiii!

8 comentários:

  1. Que legal ,Tina e sempre boa professora por aqui. lembrando e ensinando. Adoro trilhos, trens e claro, adorei o Piauiiiiiii!


    beijos,lindo dia! chica

    ResponderExcluir
  2. Tina, minha linda. O texto é curto mas vou ter que fazer um índice remissivo porque as informações são muitas!!! O trem aqui em Minas vai cantando: café com pão, manteiga não... café com pão, manteiga não...

    ResponderExcluir
  3. hahaha, Piauí foi a melhor! Adorei saber sobre o zzz também ;-)

    bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Tina!

    Que delicia de texto. Aprender com seu jeito de escrever é sempre um prazer!

    Beijos!

    Selma

    ResponderExcluir
  5. Oiii Tina, ta ai gostei dos ensinamentos se um dia eu estudei a respeito já não me lembrava, gostei do piauiense, acho que nunca tinha pronunciado esta palavra, ou assoviado esse assovio rsrs Bjinhosss

    ResponderExcluir
  6. Ecoou por aqui esse Piauiii!
    Muitíssmo bem usado o espaço: eu já não me lembrava do tal diacrítico!
    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Tina, muito bom o texto! Gostei do Piaiii!!
    Por aqui vou vivendo e aprendendo.
    Beijos
    Amara

    ResponderExcluir
  8. Muito válido! Já disse que há muita cultura por aqui, né? Que saudades dos trens. Andei quando menino. Hoje, por aqui, já não fazem mais viagens de passageiros. Mas quem sabe um dia?

    :)

    ResponderExcluir