28 de agosto de 2013

Tsurices




Hoje tem mais imagens que palavras. Tsuru é a ave símbolo da arte oriental de dobradura de papel, chamada: origami. O passarinho também conhecido como grou é considerado no Japão como um dos principais símbolos da imortalidade, longevidade e renascimento cíclico, juntamente com a ameixeira e a cerejeira. Essas mãos da última imagem são minhas e de meu sobrinho fofo Zaion.
Na cultura oriental ao se fazer um pedido, desejo ou oração é costume trabalhar enquanto deseja. Fazer tsuros é uma atividade tradicional por lá  e as dobraduras produzidas são dadas a quem se quer bem, como forma de agradecimento, a quem precisa de um alento, a quem se deseja cura, conquistas e boas energias e assim, como em uma via de mão dupla, nosso desejos acabam por se realizar e a oração cria força, pois além dos sentidos e dentro deles, tudo vibra, vai e volta.

17 comentários:

  1. Lindos e acabei de ver no Pedrinho! Um amor! bjs,chica e lindo dia!

    ResponderExcluir
  2. Olá! A poesia em suas diversas formas representando a imortalidade e a natureza divina! abraços

    ResponderExcluir
  3. Eu queria aprender a fazer pois é tão lindo e parece ser tão fácil
    bjo

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Tina!
    Que interessante sua postagem, adorei!

    Bjooooos

    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. ô meu Deus, que coisa mais linda! Eu adoro esses pássaros dobrados em papel. Nunca fiz, queria fazer e quando as meninas nasceram ganharam um móbile com pássaros de papel coloridos. Eu amava. Mas um dia, cheguei em casa e elas tinham embolado todos. Bom, faz parte da felicidade não? Tia mais querida esse pequeno tem! :)

    ResponderExcluir
  6. Bom dia,Tina
    adoro esses pássaros. Já tentei várias vezes fazê-los,mas me perco em algum ponto e não sai, mas uma hora consigo e dai minha casa vai virar uma gaiola gigante.
    Por hora estou te enviando um tsuru virtual desejando que nossa quarta seja maravilhosa.
    bjão
    Mari

    ResponderExcluir
  7. Bom dia, Tina, que linda postagem!!
    Desde pequena já fiz vários tsurus, mas nos últimos anos não me dediquei mais aos origamis. Mas sem dúvida é uma arte linda!!
    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Oi Tina,
    Por aqui se diz que se vc fizer 1000 tsurus terá um desejo realizado.
    Muita sorte para vc neste meio de semana!
    Bjs

    GOSTO DISTO!

    ResponderExcluir
  9. Hummm...

    Vivendo e aprendendo, neste caso coloraprendendo (aprendendo com as cores [riso...]

    Ótima quarta para você, Tina!

    ResponderExcluir
  10. Oi , amiga
    lindas estas dobraduras , gosto muito,
    E estas maozinhas , que vontade de dar uma mordidinha, lindo.

    bjs

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde Tina!
    Antes de tudo preciso falar que a foto de vocês ficou linda!
    Adoro origami, ainda não sei fazer, mas se um dia aprender, vou fazer meus passarinhos e pedidos ao mesmo tempo ;)

    Beijos e muita sorte neste restinho de semana!!

    Nanda Pezzi

    ResponderExcluir
  12. Certa feita, encontrei um grupo numa confeitaria que era tão encantador quanto o enorme pote lhes pertencia. Entre risos, mãos delicadas como as tua e de Zaion, e a pilha de papéis coloridos já recortados, eles dobravam, dobravam e eu não resisti e fui perguntar: era um encontro de dobradores, origamistas, ou sei lá como se chama, mas muito legal, divertido, colorido e cheio de paz e desejos do bem.
    Beijo

    ResponderExcluir
  13. Sensacional....beijo Lisette,

    ResponderExcluir
  14. Vou sair por aí e encontrar uns passarinhos para colocar no blog. Ando com saudades deles e há muito tempo eles não aparecem por lá.

    ResponderExcluir
  15. Nunca tive jeito para as dobras. Mas já recebi alguns. Bonito o significado dessa atitude.
    Lembra tempo de escola, que em artes, vez ou outra, fazíamos e trocávamos. Queríamos o bem do presenteado sem mesmo saber do significado... Bem legal!

    ResponderExcluir
  16. Tina,acho que estamos em sintonia! Adorei o post!
    Amei os presentinhos,quando semear as sementinhas vou mostrar para você.Agora esta no época de semear sempre-viva.
    Obrigado minha amiga, você é muito especial!
    Beijinhos
    Pedrinho

    ResponderExcluir
  17. Li algo parecido com isso há muito tempo e aprendi a fazer esses origamis...
    Hj os faço quando estou a toa e geralmente dou todos eles para as pessoas que estão em volta...

    Acho linda essa tradição oriental!

    Beijos!

    ResponderExcluir