19 de setembro de 2013

A palavra é passiflora

A palavra do dia é: passiflora e veio nada menos, que do banho de meu sobrinho Zaion e seus muitos produtinhos de higiene pessoal: sabonete, shampoo e condicionador para um punhadico de cabelos sedosos por si só e perfume para finalizar.
Criança devidamente cheirosa, embora eu adore cheirinho de criança azedinha, o cheiro e o nome da fragrância que espiei na embalagem: passiflora, juntamente com ele de cabelos lambidos e roupinhas lavadas, para mim figuraram um passaverso palpável e post na certa.
E lá fui eu pesquisar e descobri que passiflora é um dos nomes da flor do maracujá, que tem, assim como a polpa do fruto, propriedades calmantes, relaxantes, analgésicas, sedativas. Essa imagem é de uma passiflora fechadinha e laranjinha, existem de várias cores e tipos.
O aroma da flor de maracá, como chamo intimamente o maracujá, é muito utilizado na aromaterapia e sua beleza e delicadeza são de acalmar os olhos. Enquanto florescia na escrita da postagem lembrei de um certo menino que tomava suco de maracujá na casa de sua vó e contou em seu blog que o suco derramado por ele mesmo em seus escritos sedaram qualquer tipo de leitura dos mesmos. Foi nesse dia que virei leitora de suas crônicas e amiga de sua vozinha, Dona Valdice. Vós são passifloras, sejam maleáveis, duronas, doces, azedinhas, bordadeiras, fazedoras de bolinhos de chuva ou tempestade em copo d´água, cozinhadeiras de frango grelhado ou arroz doce como ninguém, caseiras, empresárias ou rainhas da dança de salão, esquecidas, com memória boa, não importa as habilidades, o humor, elas são flores de nosso jardim, como nossos avôs, pais, mães, filhos(as), sobrinhos(as), irmãos.
Com poesia, carinho, aceitação e suco de maracujá quando a agitação de assalto nos tomar, tenhamos apreço e enchamos de adereços nossas relações familiares. Passifloras, paciência, parentices e pacimônia a todos!

16 comentários:

  1. Bom dia!!!
    Legal, não sabia disso "sobre a passiflora", taí, gostei!
    mas, o mais legal foi o jeito que mencionou as avós, eu sou assim, uma vó doidinha, que ama cozinhar, encher a casa de flores, pipocas a qualquer hora, bolinho de chuva e chá... bolo de chocolate e brigadeiros... AMEI!!!!
    bjs
    Ritinha

    ResponderExcluir
  2. Nossa, mas quem é esse menino desastrado que derruba suco de maracujá nos próprios escritos? rsrs
    A Vó Valdice vai adorar quando eu mostrar a ela! Será que, por alguma conexão, vem frango e suco de maracujá no cardápio?
    Passiflora, uma descoberta legal, uma palavra tão relaxante quanto o efeito do suco do fruto.
    Além de passiflora, passaversos, paciência, posso colocar também passarela? Para todos nós fazermos uma boa travessia na nossa quinta feira!

    Adorei ver Zaion e vovó por aqui!

    ResponderExcluir
  3. Passiflora. Urgente no dia de hoje, para nos acalmar e perfumar com a passagem fétida daquele monstro de nome embargos infringentes.
    Dai-me calma passaiflora.

    Foi mesmo com cheirinho de suco de maracujá derrubado que eu também conheci o menino desastrado que derrubou suco nos próprios escritos!

    Passarela, passaversos e cheirinho azedo de criança que também acalma! Bj

    ResponderExcluir
  4. Muito bom desde a linda imagem. Precisamos todos nós um pouco de doses de paciência, paciência e mais ainda. E haja passiflora! beijos,chica

    ResponderExcluir
  5. Que flor linda, de cor vibrante. Não conhecia a história do calmante que, quando tenho prova oral, tomo umas gotinhas para sobreviver... Beijinhos calmos, que a vida fica sempre mais bela. Beijos no menino perfumado também! Cheirinho de passiflora... Isso até me acalma! :)

    ResponderExcluir
  6. bom dia Tina

    Passiflora é ótima, já fiz uso dela.

    Adoro suquinho de maracujá rs...

    Que nosso dia seja assim calmo, mas regadinho de surpresas boas.

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  7. Quero ser uma pessoa passiflora. Preciso acrescentar passiflora à minha dieta. Será que consigo uma amiga passiflora que me ajude a controlar a ansiedade, a raiva e o estopim curto??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fui nomeada por meu avô, como Flor de laranjeira, mas posso fazer as vezes de passiflora, que além do suco e aroma de maracujá, te recomenda as filosofias:

      "Quem esquenta cabeça é palito de fósforo"

      "A vida é como jogar uma bola contra a parede, do mesmo jeito que vc arremessa, ela volta"

      Excluir
  8. Adoro suco de maracujá, cheiro de maracujá, mousse de maracujá... e sempre tive afinidade com a expressão "flor do maracujá", acho um charme! Adorei a "passiflora" também! =}

    ResponderExcluir
  9. Lendo seu post Tina, veio tantas histórias em minha memória!!
    Sou apaixonadamente apaixonada por maracujá e tudo o que é possível fazer com ele!!!

    Beijos

    Nanda Pezzi

    ResponderExcluir
  10. Tina,adorei vc falar que "avós são passifloras"...rss...como isso é verdade!Muito lindo seu texto!Bjs,

    ResponderExcluir
  11. Adorei seu texto Tina Flor!!! Comparar vovó com a passiflora foi perfeito, show!
    Beijos, nutellas de maracujá e muita paz!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  12. Boa noite Tina!!!
    E adorei saber sobre a passiflora. Nem sabia. rsrsrs
    E vovó é sempre tudo de bom...
    Já te mandei um pacotinho.
    Para duas meninas.
    O código é:
    PG253814002BR
    Espero que elas fiquem felizes...
    Tenha uma noite feliz e abençoada!!!
    Bjokas...da Bia!!!

    ResponderExcluir
  13. MEU DEUS!!!! HAHAHAHAHAHAAH
    Vc me fez lembrar de uma das passagens mais legais da minha faculdade! Isso merece um post!

    Nossa obrigada por isso! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei curiosa!
      Traz pra cá o link qd postar :)

      Excluir
  14. Bom dia, Tina,
    e diga-se de passagem a flor do maracujá é linda demais.
    E concordo também: vós são passifloras, lembro que quando minha mãe me dava bronca, corria pra casa da vovó e lá ficava um tempão.Lembranças boas e gostosas.
    E vivam as passifloras.
    bjão
    Mari

    ResponderExcluir